TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro de Tito

Por:   •  23/10/2015  •  Dissertação  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

TITO

EAD Monitorado – Instituto Teológico Quadrangular

Teologia – Metodologia do Trabalho Acadêmico

22/05/2013

INTRODUÇÃO

Tito era companheiro de viagem de Paulo, e muitas vezes foi enviado para ministrar em seu lugar. Nesta carta, vemos que Tito fora deixado na ilha de Creta para “colocar em ordem o que ainda faltava” e constituir “presbíteros em cada cidade” (1:5). Esta carta instrui Tito na escolha de líderes e no trato com a falsa doutrina. Ele também lhe oferece conselhos sobre como ajudar os cristãos a viverem diferentemente da cultura em que se inseriam.

REDAÇÃO

             No primeiro capítulo, Paulo saúda a Tito na graça e paz da parte de Deus e de Cristo Jesus. Deixa claro o motivo de tê-lo deixado em Creta, para colocar em ordem o que faltava e constituir presbíteros, e dá ordens de que esse presbítero deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher, tenha filhos crentes e de boa fama, não seja orgulhoso, nem briguento, não apegado ao vinho, não violento, não seja ganancioso. Mas sim, hospitaleiro, que ame o bem, sensato, justo, consagrado e disciplinado para que encoraje outros a sã doutrina. Pois muitos eram enganadores, e estavam arruinando famílias. Paulo diz a Tito que os reprendesse severamente para que fossem sadios na fé e não acreditassem nesses falsos ensinamentos. Pois vinham de pessoas impuras, com a mente e consciência corrompidas, que afirmavam conhecer a Deus, mas o negavam com as atitudes.

            No segundo capítulo diz a Tito que ensine os homens, as mulheres e os jovens a procederem segundo a sã doutrina. Que os homens sejam dignos e sensatos, as mulheres reverentes e exemplos para as mais novas, e aos jovens a serem prudentes e que ele mesmo seja exemplo fazendo boas obras. Também que ensine os escravos a serem submissos e de confiança. Um ensino que tornasse atraente o ensino de Deus, que manifestou a Sua graça para que ela ensinasse a rejeitar as paixões do mundo e a viver de maneira correta e dedicada a Deus. Pois ele se entregou para remir um povo escolhido e dedicado a prática de boas obras.

             E por fim, no terceiro capítulo, diz a Tito que os lembre sobre a conduta cristã. Que se sujeitem às autoridades, sejam obedientes e bondosos, não caluniadores, mas pacificadores, amáveis e mostrem a verdadeira mansidão para com todos os  homens. Lembra de como eles mesmos eram insensatos e desobedientes mas a misericórdia de Deus os salvou e regenerou por meio de Jesus Cristo a fim de que herdassem a vida eterna, e por essa palavra ser fiel fosse afirmada para que praticassem boas obras os que criam nela. Exorta para que ele evite discussões e contendas à respeito da Lei, que repreenda quem causasse divisões e, se não aceitasse por duas vezes, na terceira fosse rejeitado. Despede-se dando instruções de como proceder com os que iam chegar e de como ir ao seu encontro em Nicópolis. Dizendo que todos que andam com eles que pratiquem boas obras a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

CONCLUSÃO

             A carta de Paulo a Tito nos ensina muito sobre a conduta cristã, sobre como nossas ações devem servir de testemunho para que a doutrina deixada por Jesus Cristo seja afirmada como verdadeira através de nossas vidas. Independente da nossa cultura ou idade, a bíblia nos ensina a viver de acordo com a vontade de Deus, a ter um caráter segundo o dEle, a saber que tudo o que fazemos aqui não é em vão, mas que essa maneira de viver, transformados e obedientes, justificados pela graça, nos torne herdeiros esperançosos pela promessa da vida eterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com