TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica Livro de TITO

Por:   •  11/7/2016  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  4.778 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

ÉRICK TIMOTEO DOS SANTOS

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO: RESENHA CRÍTICA DO LIVRO DE TITO

BELO HORIZONTE

2016


O apóstolo Paulo, antes chamado de Saulo por ter mudado de nome após sua conversão ao Cristianismo, também conhecido como Paulo de Tarso por ser natural da cidade de Tarso na Cilícia. Nasceu entre 5 d.C. e 10 d.C. filho de judeus da tribo de Benjamin e circuncidado conforme o costume daquele povo. Embora não existam relatos de que Paulo tenha exercido sua profissão ele era artesão, fabricante de tendas. Ele é o autor de quatorze epístolas às congregações que visitou ou à seus líderes, e o maior escritor do novo testamento.

O livro objeto desta resenha é uma das cartas do Apóstolo Paulo à um de seus discípulos, Tito. Sendo esta a 12ª epístola paulina e o 17º livro do novo testamento da Bíblia Sagrada. A carta se divide em três capítulos, que somados têm 46 versículos. O capítulo 1 é dividido em duas partes: Saudação, Responsabilidades dos dirigentes da Igreja. O capítulo 2 é composto por um parágrafo único intitulado: A doutrina verdadeira. O terceiro e ultimo capitulo possuí três parágrafos: A maneira de agir dos cristãos; Ultimas considerações; Benção.

A carta foi escrita com o intuito de instruir Tito à cerca das doutrinas à serem seguidas por ele e pelas congregações que estavam sua responsabilidade, conforme a carta relata no capítulo 1 versículo 5, onde o apóstolo diz à Tito que o deixou na ilha de Creta afim de que ele nomeasse presbíteros às congregações, e observasse às ordens por ele deixadas para como o fazê-lo. Paulo deixa claro qual era o seu propósito quando deixou Tito na ilha de Creta e o motivo o qual lhe enviou aquela carta.

No primeiro capítulo o apóstolo instrui Tito à cerca das responsabilidades dos presbíteros das Igrejas, os quais seriam nomeados por Tito. Paulo diz que, deve ser um homem que não possa ser culpado de nada. Não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, não deve ser chegado ao vinho, nem violento, nem ganancioso.

Nos dois capítulos seguintes, o autor traz diversas observações à respeito das doutrinas e costumes para todos os membros da igreja, sendo: jovens, adultos, senhoras, viúvas, homens e escravos. Admoestando-os à serem moderados, prudentes, perseverantes, moderados,  firmes na fé, obedientes aos que governam e  às autoridades e sempre prontos a fazer tudo que é bom. Paulo finaliza a carta fazendo suas considerações finais, pedindo que Tito vá se encontrar com ele na cidade de Nicópolis no inverno, e no último verso manda saudações à todos irmãos que estão juntos à Tito.

As observações feitas pelo autor à cerca das doutrinas e costumes cristãos são muito relevantes e podendo ser contextualizadas na atual Igreja Cristã, e ser objeto de estudo e discussão em grupos de estudo.

Acredito que o apóstolo Paulo expressou de forma clara seus objetivos ao escrever esta epístola, que por seu conteúdo é vista como uma das Epístolas Pastorais. Por trazer instruções à aqueles que desejam se tornar ministros na Igreja de Cristo, esta se torna uma obra digna de ser observada em Escolas Bíblicas, Cursos de Obreiro e Institutos Teológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com