TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO

Por:   •  26/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2

RESPOSTAS

  1. R: Por mais que o objetivo dos dois tipos de pesquisa seja o avanço da ciência, a Pesquisa Básica tem como meta principal a captação de novos conhecimentos sobre a pesquisa, já a Pesquisa Aplicada tem como meta principal fazer experimentos com a pesquisa.

  1. R: As pesquisas podem ter o objetivo de explorar, descrever ou explicar, podendo ser  denominada respectivamente assim : EXPLORATÓRIA: onde a característica dessa pesquisa tem como objetivo captar mais informações, descobrir, desbravar. DESCRITIVA: a característica dessa pesquisa tem como premissa classificar, argumentar, qualificar observando todos os fatos. EXPLICATIVA: a característica tem como objetivo identificar a razão de certos fenômenos ou fatos.
  1. R: A forma de coletar dados para a pesquisa provém basicamente de dois tipos de processos: Documentação Direta ou Documentação Indireta , DOCUMENTAÇÃO DIRETA: os dados são coletados no local dos fatos, podendo ser conseguido tanto em pesquisa de campo como em laboratório. DOCUMENTAÇÃO INDIRETA: Os dados levantados são extraídos por meio de fontes coletados por outras pessoas, e é dividido em pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.
  1. R: Todo trabalho a ser desenvolvido deve ser planejado a fim de que sejam atingidos os objetivos propostos de maneira eficaz, segundo Cooper e Schindler (2003) “Um planejamento de pesquisa é a estratégia para um estudo e o plano através do qual a estratégia deve ser desenvolvida” concluindo assim que podem existir várias maneiras de se Realizar o planejamento de uma pesquisa desde que a mesma respeite as determinações mínima exigida, ou seja, os três critérios da tipologia metodológica das pesquisas: a abordagem, os objetivos e os procedimentos técnicos de coleta.
  1. R: Tema: Ansiedade, Problematização: O que é ansiedade?, Quais as causas da ansiedade?, Qual a idade mais proeminente de se ter ansiedade?, Qual o tratamento para a ansiedade?, Como prevenir a ansiedade?, Como lidar com quem tem ansiedade?, O que a bíblia diz sobre a ansiedade?, Qual o índice de ansiedade na sociedade?, Qual o índice de ansiedade na igreja Cristã?, Ansiedade é espiritual ou fisiológico?. Delimitação: A ansiedade é espiritual ou fisiológico?. Hipótese: Há evidências que a ansiedade seja uma disfunção onde os sintomas se manifestam no físico porém com origem na alma.
  1. R: As anotações são o recolhimento dos elementos constantes em um texto ou em uma situação, feitas através da escrita, podendo ser com o objetivo de armazenar informações, acontecimentos e ideias. Para que as notações do pesquisador possam ser utilizadas na redação do trabalho acadêmico elas devem ser orientadas pelos objetivos da investigação. Santos (1999) sugere alguns cuidados básicos quando se fizer anotações como: A página de anotações do pesquisador deve sempre conter objetivo específico em questão; os dados referenciais da fonte (autor, título, ano de publicação, editora, páginas) devem estar devidamente identificados para que o pesquisador volte ao texto original sempre que necessário; as páginas do texto do qual foram extraídas as anotações devem sempre ser identificadas; as anotações do pesquisador devem ser feitas em forma de resumo de paráfrase ou como cópia literal de partes do texto. Essas formas de anotações são conhecidas como citações quando estão presentes na redação final do texto científico; os textos copiados literalmente devem ser marcados com aspas para futura referência ação e utilização na redação do relatório de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com