TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA E TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  30/11/2018  •  Dissertação  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Resumo do Livro: Metodologia de Trabalho Acadêmico

Capítulo 1 – A metodologia da Pesquisa

Ciência significa conhecimento, saber. Conhecimento é baseado em um método científico, organizado e metódico de pesquisa e se podem comprovar como verdades. É a condição de compreender, entendimento, domínio, competência, sabedoria. Os níveis do conhecimento são:

  • Conhecimento Popular: é o que chamamos também de conhecimento empírico. É baseado nas opiniões das pessoas, o que acham, o que pensam, suas experiências e vivências. Normalmente não podem ser comprovados. Não há a preocupação de relações significativas entre os fatos, e nem interpretação dos mesmos.
  • Conhecimento Científico: ele resulta de uma investigação metódica e sistemática dos fatos, uma análise apurada demostrando clareza e precisão nas questões. Baseia-se em métodos e faz da ciência um processo de construção.
  • Conhecimento Filosófico: está baseado no idealismo e materialismo. É o processo dedutivo que precede a experiência – não se requer comprovação experimental, mas coerência lógica. A filosofia busca sentido, justificação, interpretação. Filosofar é interrogar.
  • Conhecimento Religioso: é conhecido como conhecimento teológico, partindo do princípio de que as verdades compreendidas são infalíveis, pois se tratam de revelações divinas. Envolve mistério, uma atitude de fé. É um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a revelação divina.
  • Conhecimento Artístico: enfatiza a intuição que produz emoções.
  • Conhecimento Técnico: Provém da razão, é a base da profissionalização.

Se o pesquisador é sério e ético, produzirá uma pesquisa de igual característica. É necessário ter foco, saber aonde quer chegar, estabelecer metas possíveis de serem alcançadas. Um bom pesquisador: conhece o assunto, é curioso e criativo, é íntegro intelectualmente, é sensível socialmente, é humilde e tem atitude auto-corretiva, é perseverante, paciente e confiante na experiência.

Consciência Crítica é distinguir e separa o que é essencial do que é acidental.  Criticar é julgar, analisar, avaliar. Consciência Objetiva é saber que o eu vale não é o que o pesquisador pensa ou imagina, mas aquilo que realmente é, tem ação racional, possui imparcialidade, cultiva a honestidade, evita o plágio.

Ética são padrões de comportamento guiam as escolhas morais relativos ao nosso comportamento e nossa relação com o próximo.

A metodologia é um conjunto de métodos e regras que o pesquisador deve utilizar para executar e relatar uma pesquisa. O Método desenha o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do pesquisador.  Todos os dias raciocinamos com significados que são transmitidos através dos seguintes tipos de discurso:

  • Exposição - consiste em descrever, sem tentar explicar
  • Argumento – nos permite explicar, interpretar, defender.

Os métodos científicos são:

  • Indutivo: do mínimo para o todo
  • Dedutivo: parte de enunciados gerais
  • Hipotético: formula hipóteses
  • Dialético: é a interpretação dinâmica da sociedade
  • Fenomenológico: nem induz, nem deduz, ele considera que a realidade não é única.

Capítulo 2 – A Pesquisa

A pesquisa básica tem como meta principal ó saber. A pesquisa aplicada tem como meta principal o avanço da ciência. A pesquisa pode se classificar das seguintes formas:

  • Quanto à abordagem: se refere ao aprofundamento que será dado ao tema.  Ex.: Quantitativa ou Qualitativa.
  • Quanto ao Objetivo: explorar, descrever ou explicar.
  • Quanto aos Procedimentos Técnicos: refere-se à forma de coletar os dados. Ex.: Documentação direta (no local da ocorrência dos fatos – observação, entrevista, questionário) ou Documentação Indireta (por meio de fontes de dados coletados por outras pessoas – pesquisa documental e bibliográfica).

A Pesquisa Bibliográfica é feita em materiais já publicados, a pesquisa Documental é feita a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, a pesquisa Experimental é feita em laboratório ou campo, levantamento é a pesquisa que envolve a interrogação direta das pessoas e a pesquisa participante é feita a partir do envolvimento entre pesquisador e pesquisado.

Planejamento da Pesquisa

Pré-projeto: escolha do tema, revisão de literatura, problematização, seleção/delimitação, geração de hipóteses

Projeto: tema específico, objetivo geral, objetivos específicos, procedimentos, recursos, justificativa, fontes, cronograma.

As Etapas da pesquisa são: Determinação do assunto da Pesquisa, Determinação dos objetivos da Pesquisa, Formulação do problema da pesquisa, Justificativa da Pesquisa, Revisão da literatura, Metodologia, Coleta de Dados, Análise dos resultados e conclusão, Redação e Finalização do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (342.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com