TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVENA DE SÃO GERALDO

Por:   •  3/8/2017  •  Bibliografia  •  8.505 Palavras (35 Páginas)  •  2.154 Visualizações

Página 1 de 35

Aos piedosos Leitores

"A memória dos justos permanece eternamente."

Estas palavras do Senhor podem com razão aplicar-se ao Santo em cuja honra oferecemos às almas devotas esta pequena novena. E na verdade, a memória de São Geraldo Majella, Irmão coadjuntor da Congregação do Ssmo. Redentor, embora tenham já decorrido 200 anos desde o dia da sua santa morte, não somente não se extinguiu, mas torna-se cada vez mais gloriosa pelos inúmeros milagres e prodígios que ainda em nossos dias continua a operar.

A fama desses prodígios, devido à intercessão do santo Redentorista, tem por tal forma excitado a confiança dos povos, que essa confiança passa muito além de tudo quanto nos é possível dizer e imaginar. Em toda parte, tanto no velho como no novo mundo, invocam o Santo, pedem a sua santa imagem e elogiam os admiráveis rasgos de sua poderosa proteção.

Na Itália, sua pátria, Geraldo é objeto de um culto fervoroso; a sua imagem acha-se exposta em um grande número de igrejas, e os habitantes de Muro, sua cidade natal, chegaram até lhe erigir uma estátua de prata.

Também em outros países da velha Europa, como nós no Novo Mundo, tanto nos da América do Norte, como nos da América do Sul, e especialmente, em nossa Pátria, o culto deste amável e caridoso consolador dos desventurados propagou-se rapidamente, mostrando São Geraldo por sinais evidentes e milagres estupendos que neste século XX ainda merece o título de Taumaturgo que já lhe haviam dado mesmo antes de terminar a sua carreira mortal.

Julgamos, portanto, oportuno, oferecer ao nosso povo esta novena, composta em honra de São Geraldo Majella, para o bem espiritual e, quiçá, material de inúmeros fiéis. Queremos observar que os fatos relatados nesta novena, deram-se quase todos em nossa terra.

Possa o Santo lançar sobre o autor dessas poucas linhas a sua benção nesta vida e alcançar-lhe a felicidade eterna na outra. Alcance também para todos aqueles que lerem e praticarem esta novena todas as graças e favores que pedirem por sua poderosa intercessão. Para isso juntemos à novena uma boa Confissão e Comunhão.[pic 1]

Conselhos úteis para quem fizer esta novena

  1. Quando possível, deve-se fazer em família ou em comum.
  2. Devem-se fazer as orações diante da Imagem de S. Geraldo.
  3. Deve se comungar, ao menos uma vez, durante a Novena.
  4. Sendo possível, dá-se a um pobre um pãozinho branco, mesmo que seja dos mais baratos, sendo em memória dos pequenos pães brancos, que Geraldo, menino ainda, recebeu do Menino Jesus, na Capela do Capodigiano e dos pães brancos milagrosos, chamados Pequenos pães do paraíso, que, mais tarde, ele próprio distribuiu aos pobres em tempo de fome.
  5. Pode-se também fazer a novena, assistindo 9 dias seguidos ao santo Sacrifício da Missa.
  6. Recomenda-se a celebração anual das 9 segundas-feiras, que precedem à festa do Santo, fixada a 16 de outubro, dia da sua preciosa morte. A primeira destas segundas-feiras cai, conforme o ano, entre 14 e 20 de agosto.
  7. Convém celebrar-se santamente a festa do Taumaturgo, abeirando-se, nesse dia, da Santa Mesa.

Invocação ao Espírito Santo

V. Deus, vinde em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.

V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos, dos séculos. Assim seja.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.

V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.

R. E renovareis a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que iluminastes aos corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito, apreciemos o que é bom e gozemos sempre de sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso.

R. Assim seja.

PRIMEIRO DIA

(Invocação ao Espírito Santo)

V.  Deus, vinde em meu auxílio

R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.

Gloria ao pai, etc.

S. GERALDO E A NATUREZA

SUCEDE às vezes, que Deus comunica parcialmente aos seus servos, o domínio que o primeiro homem, quando em estado de inocência, possui sobre a natureza.

Os prodígios que os Santos, investidos deste dom, operam, têm por fim, socorrer ao próximo, reprimir o mal, ou fazer resplandecer a sua própria santida.

Ora, dir-se-ia, que o criador havia posto toda a criação ao serviço de Geraldo e sirva o seguinte fato para mostrar como as leis da gravidade se suspendiam perante a vontade deste grande amigo de Deus.

Passando por Severchia, o santo Irmão encontrou os habitantes muito desconsolados por não poderem trazer da montanha vizinha uns enormes castanheiros, destinados por não poderem trazer da montanha vizinha uns enormes castanheiros, destinados para a construção da sua Igreja Matriz. Geraldo, sabendo disto e sempre compassivo, sobe ao monte. As árvores eram, com efeito, de uma grossura extraordinária; o Santo porém, amarrando com uma corda, das mais grossas, cujo peso havia resistido aos esforços do bois, exclamou: Criatura de Deus, em nome da Santíssima Trindade, ordeno-te que me sinta! E eis que logo, com grande admiração dos espectadores, arrastou-a sozinho e sem esforço até à Igreja. A vista deste prodígio, todo o povo encheu-se de ânimo para o trabalho e todas as árvores foram imediatamente trazidas da montanhas.

É fora de dúvida, que o Santo, agora que está no céu, não tem menos poder com Deus, do que tinha quando estava neste mundo. Esse pensamento nos anima e nos servirá de incentivo, para que durante esta novena recorramos com ilimitada confiança à proteção do Santo, convencidos de que ele nos poderá alcançar tudo quanto lhe pedimos a bem dos nossos interesses espirituais e temporais.

Oração

Ó S. Geraldo, tão admirável pelos benefícios com que enriqueceis os vossos zelosos servos, vamos começar esta Novena com a maior confiança, dando mil graças ao nosso bom Pai do céu, por tão maravilhosos privilégios, com que vos favoreceu sobre esta terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)   pdf (344.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com