TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  3.766 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO: BIBLIOLOGIA

AUTOR: ANDRÉ DOS SANTOS SILVA

CURSO: INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ

RESUMO

O livro texto de Bibliologia foi elaborado através de uma abordagem histórica, bíblica e teológica, numa linguagem dialógica clara, para que o estudo seja introduzido com segurança e facilidade. Através da observação do desenvolvimento serão respondidas questões como: A bíblia realmente é a Palavra de Deus? Como se originou a Bíblia? Como ela chegou até nós?

PALAVRAS - CHAVES: BIBLIOLOGIA, SAGRADAS ESCRITURAS, REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO, CÂNON.

1- INTRODUÇÃO

Bibliologia é o termo teológico que indica o estudo das Sagradas Escrituras. Esse estudo se refere à doutrina das Escrituras e ao estudo da História da Bíblia como livro, desde a sua origem, composição, estrutura, processo de escrita, até chegar os dias atuais. A bíblia é a mensagem de Deus aos homens, Deus se revela como pessoa, nos dá a conhecer o seu caráter e a sua personalidade.

A NECESSIDADE DAS ESCRITURAS

Antes da queda do homem, as condições de comunicação e de relacionamento com Deus eram diferentes das condições atuais. A Escritura Sagrada foi enviada por Deus para a comunhão e para restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda. A razão de Deus ter-nos dado a Escritura é que, sendo os seres humanos finitos e Deus infinito, não poderíamos conhecê-lo, nem ter comunhão com ele, a menos que ele se revelasse a nós.

REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS

A definição teológica de revelação está baseada nos vocábulos (palavras e termos) originais da Sagrada Escritura. A palavra hebraica para “revelar” é gãlãh. A palavra grega usual para “revelar” é apokalyptõ. Estas duas palavras expressam a ideia de desvelar o que está encoberto. De acordo com o significado destas palavras originais, Revelação é a automanifestação de Deus, é a comunicação que ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com o propósito de entrar em relacionamento redentor com elas.

E os meios, modos ou modalidades concretas pelos quais Deus se revela são:

• Os eventos históricos – desde a origem da raça humana até a história de Israel;

• O próprio discurso Divino através dos registros enunciados onde Ele mesmo fala;

• A encarnação de seu Filho Jesus – Nele, Deus vivia entre os homens e manifestava as suas qualidades, atributos e emoções.

A bíblia é o resultado da revelação, ou seja, o revelado, por isto ela pode ser chamada de revelação.

Nenhum homem é despido de religiosidade, ele responde de alguma forma à Revelação Geral ao seu redor, o apóstolo Paulo fala que uma pessoa pode não ter acesso à Revelação Especial, mas, com certeza, responde à Revelação Geral através das coisas criadas e que trazem a Lei de Deus gravada em seus corações, o que é demonstrado através da consciência.

A CAUSA DA REVELAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO DA ESCRITURA

A Bíblia declara que Deus é amor, e o amor se comunicas. Apesar de sua natureza espiritual e transcendente, Deus nunca se afastou das suas criaturas, antes, sempre proveu um meio para comunicar-se com elas e também resolver o problema do pecado e os conflitos decorrentes. Deus não quis simplesmente apresentar a sua Lei, mas, acima de tudo, quis apresentar os princípios que conduzem a vida, a própria vida que ele planejou na criação de todas as coisas.

E a revelação tem necessidade da Inspiração, e este processo contém quatro elementos específicos, sem os quais não teríamos a Sagrada Escritura:

• Deus como causa;

• A ação do Espírito Santo;

• O homem como instrumento;

• A autoridade escrita.

Portanto a diferença entre revelação e inspiração é que a revelação é o ato de Deus comunicar e inspiração é a maneira como a revelação foi registrada.

O DEPOIMENTO DA INFALIBILIDADE

O fundamento da doutrina da infalibilidade vem da própria Escritura, Ela afirma ser inspirada por Deus. Muito da incerteza e incredulidade a respeito da Bíblia partiu dos chamados cientistas. A Bíblia não é um manual cientifico, mas jamais foi provado que contenha qualquer fato cientifico falso. O termo ciência significa apenas conhecimento.

Ao enfrentar tais opiniões erradas e defeituosas, a igreja se viu obrigada a estabelecer credos do cristianismo para proteger a verdadeira doutrina. O credo é uma declaração doutrinária importante e necessária para a vida da igreja e para impedir a introdução de heresias. Portanto é necessário afirmar que:

1. A inspiração das Escrituras é Divina e não apenas humana;

2. A inspiração das Escrituras é única e não comum;

3. A inspiração das Escrituras é viva e não mecânica;

4. A inspiração das Escrituras é completa e não somente parcial;

5. A inspiração das Escrituras é verbal e não apenas de conceitos.

A SACRALIDADE DA ESCRITURA – O CÂNON

“Cânon” pode ser definido como: Os livros das Sagradas Escrituras aceitos pela Igreja Cristã que contém a regra autoritária da fé e da prática. A canonicidade de qualquer livro na bíblia é o direito que aquele livro tem a um lugar no Cânon Sagrado, porque o conteúdo do livro alcançou o padrão canônico.

OS LIVROS APÓCRIFOS

A palavra apócrifo é um termo usado com três sentidos: “ocultos”, “escondido”; Livros sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com