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Ninguém Vai Ao Pai, Senão Por Mim

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Por:   •  30/9/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

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Remontando às origens da Igreja, aparece clara a afirmação de que Cristo é o único salvador de todos, o único capaz de revelar e de conduzir a Deus. Às autoridades religiosas judaicas, que interrogam os Apóstolos sobre a cura do aleijado, realizada por Pedro, responde este: “Em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós (...) E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar” (At 4, 10-12). Esta afirmação, dirigida ao Sinédrio, tem valor universal, já que, para todos – judeus e gentios – a salvação só pode vir de Jesus Cristo.

A universalidade da salvação em Cristo é afirmada em todo o Novo Testamento. S. Paulo reconhece, em Cristo ressuscitado, o Senhor: “Porque, ainda que haja alguns que são chamados deuses, quer no céu quer na terra, existindo assim muitos deuses e muitos senhores, para nós há apenas um único Deus, o Pai de Quem tudo procede e para Quem nós existimos; e um único Senhor, Jesus Cristo, por meio do Qual todas as coisas existem, e igualmente nós existimos também” ( 1Cor 8, 5-6).

O único Deus e o único Senhor são afirmados em contraste com a multidão de “deuses” e de “senhores” que o povo admitia. Paulo reage contra o politeísmo do ambiente religioso do seu tempo, pondo em relevo a característica da fé cristã: crença num só Deus e num só Senhor, por Ele enviado.

No Evangelho de S. João, a universalidade salvífica de Cristo compreende os aspectos da Sua missão de graça, de verdade e de revelação: “o Verbo é a Luz verdadeira que a todo o homem ilumina” (Jo 1,9). E ainda: “ninguém jamais viu Deus: o Filho único, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer” (Jo 1,18; cf. Mt 11,27).

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