TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACONSELHAMENTO CRISTÃO

Por:   •  17/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS [pic 1]

ENSINO A DISTÂNCIA

ATIVIDADE E PRAZO DE ENVIO

CURSO: TEOLOGIA A DISTANCIA

DISCIPLINA: ACONSELHAMENTO CRISTÃO

PROFESSOR: PR. MSC. EUGENIO JESUS LUQUE QUISPE

ATIVIDADE#01,02,03,04,06,07 (envio atrasado)

ATIVIDADE DA AULA #01 

Responda as seguintes perguntas:

1. O que é Aconselhamento Cristão? Defina conforme a tua concepção diante da aula que você acabou de estudar. (Com base na aula estudada) Responda entre 15 a 20 linhas (Leia o texto em anexo sobre este assunto)

Existem definições variadas sobre o aconselhamento, essa variação depende tanto da fonte consultada, quanto do ponto de vista exposto.

Quanto ao aconselhamento cristão, atualmente utilizado com mais frequência pelas igrejas protestantes no Brasil, teve sua origem nos Estados Unidos a partir do século XX, surgiu com a premissa das pessoas que tinham problemas e dificuldades que lhes causava aflição.

Utilizaremos então a definição de Albert Friesen, sobre o que vem a ser o aconselhamento, na visão desse autor, aconselhar pode ser definido como “proclamação do perdão dos pecados”, enquanto aconselhamento como a “comunicação da Palavra de Deus”. Ou seja, o aconselhamento cristão, pode ser entendido como um diálogo que busca levar “ao rompimento com a vida nas trevas”, para tanto, se utiliza os princípios bíblicos para a orientação da conduta e das decisões. Sendo assim, o aconselhamento pastoral é aquele que é realizado em nome de Jesus Cristo.

Portanto o aconselhamento cristão, em primazia, possui uma função reparadora, e imprescindível quando o crescimento das pessoas é seriamente comprometido ou bloqueado pelas crises que ela atravessa.

2. Qual a diferença entre Aconselhamento Cristão e Poimênica? (A resposta deve ser pessoal, mas com base na aula estudada) Responda entre 15 a 20 linhas.

A Poimênica pode ser entendida como o ministério de ajuda da comunidade cristã para os seus membros e para outras pessoas que a procuram na área da saúde através da convivência diária no contexto da Igreja,  enquanto o aconselhamento pastoral pode ser entendido como uma dimensão da poimênica que procura ajudar através da conversação e outras formas de comunicação metodologicamente refletidas.

Assim, a poimênica, deve ser vista como a matéria/disciplina dentro da qual está compreendido o aconselhamento pastoral como uma dimensão da relação poimênica no contexto da comunidade cristã.

Sendo assim, as pessoas precisam de poimênica durante a vida toda, elas podem precisar de aconselhamento pastoral, geralmente de curto prazo, em tempos de crise que passam na vida. A poimênica e o aconselhamento pastoral são uma expressão da vida da comunidade e não uma tarefa reservada para os pastores e outros especialistas da igreja.

ATIVIDADE#02

ATIVIDADE DA AULA #02:

Responda as seguintes perguntas:

1. Descreva a diferença entre Aconselhamento Pastoral e Aconselhamento Geral. (A resposta deve ser pessoal, mas com base na aula estudada) Discorra entre 15 a 20 linhas 

O aconselhamento geral é amplo e pode ser utilizado para fornecer informações, dar conselhos, criticar, elogiar, encorajar, apresentar sugestões e interpretar ao cliente o significado do seu comportamento.

Aconselhamento, inicialmente foi utilizado para designar atividades que variavam de punição e coerção a relação permissiva que proporciona a liberação emocional do indivíduo e facilita o seu desenvolvimento.

Enquanto isso, o aconselhamento pastoral investiga junto as pessoas, em diferentes situações da sua vida e, especialmente em conflitos e crises, com o objetivo de ajuda-las para que possam viver a relação com Deus, consigo mesmas e com o próximo de uma maneira consciente e adulta.

2. Falamos que o ministério pastoral é o ministério de um individuo ajudando a outro individuo. Qual a importância do Aconselhamento pastoral no ministério Cristão? Discorra entre 15 a 20 linhas

O aconselhamento pastoral é muito importante, pois é o ministério de um indivíduo ajudando a outro indivíduo em busca de três objetivos: Reconhecer seus problemas; Entender seus problemas e Resolver seus problemas.

Nesse sentido o pastor (conselheiro) que se dedica ao aconselhamento pastoral trabalha com as pessoas em torno da Dimensão Horizontal, se refere aos relacionamentos interpessoais do aconselhando consigo mesmo e com outras pessoas; e da dimensão vertical, se refere ao relacionamento do aconselhando com Deus.

Não se trata  de psicoterapia, nem psicanálise, nem tampouco a tentativa de resolver problemas apenas através de conselhos, mas sim de  um relacionamento pessoal e interpessoal entre o pastor e o aconselhando em que, empregando as técnicas psicológicas, e baseando-se nos princípios bíblicos, com a ajuda do Espírito Santo, o pastor auxilia o aconselhando a melhorar sua qualidade de vida; quer dizer, ajustar-se holisticamente (corpo, alma, espírito),melhor consigo mesmo, com outros, com seu ambiente e com Deus.

ATIVIDADE DA AULA #03:

Responda as seguintes perguntas:

1. Estudamos que o alvo do Conselheiro não é: (1) forçar sua opinião em cima dos outros; (2) tornar as pessoas dependentes dele e (3) resolver apenas os problemas superficialmente. Então qual é o alvo do Conselheiro no Aconselhamento Cristão? (Com base na aula estudada) Discorra entre 15 a 20 linhas

O Alvo do Conselheiro deve estar na promoção da maturidade espiritual e emocional, por meio de aconselhamento que promovam o crescimento e a maturidade espiritual do aconselhando, pois deve haver o incentivo ao aconselhando a buscar um relacionamento com Deus, e assim ser capaz de, consequentemente, ter e perceber o seu crescimento e maturidade espiritual. Pois o alvo do aconselhamento bíblico é promover a maturidade cristã, ajudar as pessoas a entrar numa experiência mais rica de adoração e numa vida mais efetiva de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com