TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Chamado de Deus a Jeremias e à nós

Por:   •  16/4/2017  •  Abstract  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

Boa noite, é muito bom ver quem pôde e veio a casa de Deus nesta noite para que antes de todas as atividades rotineiras, querem começar a semana com Deus em primeiro lugar. E é uma grande oportunidade pra eu estar aqui falar vocês. E para dizer a verdade, eu estou um pouco nervoso.

Todos tem medo de algo, quando estão prestes a usar suas habilidades para muitas pessoas. Um dos medos mais comuns é o de público, então, o que ameniza as coisas é quando você está bem com Deus e consigo mesmo. Eu estava resfriado nesse final de Sábado com a rinite alérgica e estava receoso de vim estudar a Bíblia com vocês, mas assim que tomei um remédio e um pouco de própolis, tudo melhorou. Amém?

Israel toma o remédio

Introdução=> Remédio        Quem gosta de tomar remédio/injeção?

        Maioria- gosto ruim/ arde, mas o faz melhorar.

        Remédios criança- Mertiolate/ benzetacil/ cebola/ alho/ limão/ gengibre

        Remédios com os anticorpos = Raiva/ Tétano/ Catapora/ Sarampo

        Há até mesmo remédios que podem ser feitos do próprio agente da doença como Tifo/ Hepatite A/ Meningite/ Rubéola/ Caxumba/ Febre Amarela. Para a fabricação do anti-ofídico, é usado o próprio veneno da cobra.

        Muitas vezes, como ontem à noite, precisamos do remédio, para melhorar. Eu precisava do remédio físico, mas muitas vezes esse não é o único que precisamos.

  • Linha Cronológica

>Israel pede rei

>Reis influenciam o povo = bom/ mal

>Culturas e religiões se misturam

>Quebra aliança

>Babilônia ataca terra (Canaã lhes pertencia/ terra era deles)

>Se: Submissão + arrependimento vs mas: orgulho

>Falsos profetas + falsas promessas = Não suportavam disciplina

  • Sábado=>

Assim como o remédio, a disciplina é difícil de ser engolida, mas é necessária para a cura.

  • Domingo=> Profeta Jeremias

>Deus chama o profeta (É nas dificuldades que Deus coloca homens e mulheres dispostos a falar e testemunhar diante do povo).

>Chamado – Jr 1:4-6 - desculpas só um menino/ não sabe falar // Moisés (fujão e gago).

> Jr 1:7 Nunca fale para si mesmo que você não consegue fazer. Algumas vezes pensamos que nossos problemas são por causa dos outros ou tem uma montanha cheia de preocupações e desafios impossíveis, mas a única pessoa que pode te impedir de fazer algo é você mesmo. Deus é o Deus do impossível e Ele pode tudo e te fazer vencedor da sua vida e dos seus medos. Nunca fale pra Deus que você tem problemas, fale pra eles que você tem um grande Deus.

> Jr 1:8-10,17-18

>Jr 1:19 – Não é agora que tu é meu servo/ profeta/ (cristão) que os problemas vão acabar, ao contrário, aumentarão, muitos pelejarão contra ti, mas Eu, o Senhor, vou te guardar e proteger. Se tornando cristão é isso, não que seus problemas e tentações acabarão, mas você terá alguém para lutar contigo.

> Jeremias falou e demonstrou muitas profecias para o rei e o povo e como nos dias de hoje, ele teve muitas dificuldades. O povo não o ouvia e ainda zombava dele. Se eles tivessem dado ouvidos a eles, nada disso teria acontecido.

>Uma das coisas que Deus pediu para dizer está registrada em Jeremias 19:3-13 em que o Senhor manda ele comprar uma botija de barro e quebra-lo durante seu discurso.

> Jr 19:4-5 = Idolatria e sacrifícios humanos de crianças (Acabe).

>Calamidades aconteceriam por causa da quebra da aliança.

        Deus não estava sendo ruim com o povo, não como um Deus mau, mas como um Deus que cumpre suas promessas. Desde o começo, com Abraão, Deus faz uma aliança com Seu povo dizendo que eles eram os Seus filhos e que cuidaria deles de acordo com o que cumpriam. E não era um simples acordo. Naquele tempo, uma aliança entre dois povos ou entre vassalo e suserano era feito da seguinte maneira. Eles entravam num acordo da aliança e tinham um ritual em que cortavam animais e faziam uma fileira paralela a outra e os dois passavam no meio dela dizendo assim que aquele que quebrasse o acordo seria acometido pelo mesmo que aconteceu com aqueles animais.

        Num pacto normalmente, os dois passavam pelo meio, mas dessa vez, Deus, naquela noite com Abraão (Gn 15:9-17) passa sozinho no meio dos animais dizendo que ele nunca ia quebrar a sua promessa e que não ia matar os israelitas por causa da sua quebra, mas é em Deuteronômio 29 que Deus estabelece as condições da aliança. Se seus filhos seguissem aquelas condições, nada nunca ia acontecer com eles, mas se quebrassem, haveriam consequências. E nós vemos pela Bíblia que eles não seguiam exatamente com a aliança.

> Jeremias quebra botija= simbolizando que assim como ele quebrou a botija, o povo tinha quebrado a aliança trazendo falsa adoração/ falsos profetas/ profanação para a casa e o povo de Deus queimando até seus próprios filhos em adoração a eles (Baal – Elias). E as consequências viriam. “Faz o que quer e recebe o que não quer”.

> Jr 19:15 -  “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas vilas, todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.”

Então eles agora, estavam experimentando do seu próprio remédio.

  • Teça = Hananías

> Os ataques a Jerusalém, não foram um só, mas três. No primeiro, Nabopolassar manda seu filho, Nabucodonosor, para conquistar as terras e chega em Jerusalém, leva algumas pessoas capazes de servir na Babilônia (como Daniel), leva utensílios do templo e impõe algumas taxas e normas que Jerusalém deveria seguir como pagar impostos e quebrar a aliança com o Egito e eles deixariam a cidade em paz. No segundo ele vem e cerca a cidade prometendo atacar, se eles continuassem a desobedecer aos estatutos daquela aliança, mas ele sai, precisando atacar o exército egípcio que estava subindo.

>Nessa época era a época em que Jeremias estava vivendo e ninguém dava ouvidos à sua palavra. Ele anunciava para o povo se voltar aos caminhos de Deus e cumprir as exigências de Nabucodonosor. Ao mesmo tempo surgiram muitos falsos profetas que falavam o que o povo e o rei queriam ouvir. Que o Egito viria em sua ajuda e que as coisas do templo seriam devolvidas. Um deles em que a Bíblia menciona é Hananias.

> Ele dizia que em dois anos, Deus quebraria o jugo e que devolveria os cativos e os utensílios do templo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com