TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ITQ homilética

Por:   •  11/12/2017  •  Artigo  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

ITQ – Homilética
Everton Silva Pereira

2 Timóteo 1:7
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. ”

Eram tempos difíceis para o Apostolo Paulo no momento em que ele escreve essa segunda carta a Timóteo, um filho na fé o qual ele deixou responsável para melhor organizar, se podemos assim dizer a igreja em Éfeso que passava por problemas com falsos profetas, ensinamentos de falsas doutrinas, desavenças entre irmãos, entre outros.


Porque eram tempos difíceis para Paulo? Porque ele estava preso, pela segunda vez em Roma.


Paulo era do tipo que não temia falar do evangelho, pregava em todo o lugar e sabia que os mandamentos de Jesus (Marcos 19:14 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura; ”) são de tamanha importância para sua salvação ele mesmo chegou a dizer em uma de suas cartas para a igreja de corinto (1 coríntios 9:16 “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! “).

/* Dados Históricos, não necessariamente informado. */


Paulo se encontrava preso por causa de uma perseguição que foi imposta por Nero atual governador de Roma naquela época, que acusava os cristãos de atear fogo algum tempo atrás em algumas cidades romanas, porem ele acusou os cristãos para fugir das próprias perseguições pois ele mesmo era acusado de ter mandado colocar fogo nestas cidades, Nero era impiedoso, dados históricos contam que ele chegou ao trono de imperador de Roma, quando o filho do antigo imperador faleceu 1 dia antes de ser reconhecido como adulto e seria o atual sucessor do trono de Roma, relatos dizem que ele foi envenado por Nero que assumiu o trono logo depois.


/* Dados Históricos, não necessariamente informado. */

Paulo agora preso pela segunda vez e sem esperança de ser libertado desta vez como podemos ver em uma escrita dele na mesma carta (II Timóteo 4:6-7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”), escreve para Timóteo uma carta para encorajar seu filho na fé a continuar o trabalho dele em Éfeso, pois ele foi preso por ser um cristão e pregar o evangelho que libertava os escravos, que salvava pessoas, que trazia o valor as mulheres, que dava um tipo de poder ao povo, o poder de pensar, e que mesmo preso continuava a incentivar a pregação do evangelho, que mesmo preso valeria a pena morrer por Cristo como ele diz em sua carta aos habitantes de Filipenses (Filipenses 1:21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”).

Era agora trabalho de Timóteo continuar o que o Apostolo Paulo tinha começado, falar de Jesus, contar os seus milagres, falar da salvação, pregar o amor, organizar a igreja, e para que ele não ficasse com medo do que poderia acontecer deixou esses ensinamentos, nós podemos trazer essa palavra que temos com ponto chave da palavra de hoje em nossos corações, (2 Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. ”).

O Apostolo Paulo diz que nos foi dado um espírito de fortaleza, para que em momentos de enfermidade, de medo, de sofrimento, de qualquer mal que possa nos atingir possamos suportar tudo isso e lembrar que temos o espirito santo de Deus ao nosso lado, o mesmo espirito que estava em Jesus que disse, (João 6:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. ”). Tende bom ânimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com