TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Judaísmo, uma das mais antigas religiões existentes

Por:   •  16/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Judaísmo

O Judaísmo, uma das mais antigas religiões existentes, originou- se das crenças do povo de Canaã no sul do Oriente Médio no século XVIII a.C., há mais de 3.500 anos.

A Bíblia Hebraica conta a aliança ou pacto de Deus com Abraão, seguindo todos os mandamentos de Deus, Abraão e sua Esposa Sara foram agraciados com um filho, Isaac, que também teve um filho, Jacó.

Abrão, Isaac e Jacó são conhecidos como os patriarcas- ancestrais físicos e espirituais do Judaísmo.

DAVI

Deus aponta Davi como rei, originando a crença de que seu descendente viria para instaurar um a nova era para o povo judeu, e assim aconteceu, Salomão, filho de Davi, construiu um templo em Jerusalém como símbolo da soberania do povo judeu na terra de Israel, mas os judeus foram obrigados a abandonar a “terra prometida”, e o templo foi destruído duas vezes: a primeira, pelos babilônios no século VIa.C. e a segunda, depois que eles voltaram, sendo subjugados pelo Império Romano, no século I d.C.

Estrela de Davi

Conhecida também como Escudo de Davi ou Selo de Salomão. A estrela de Davi têm grande valor para os judeus e israelitas e faz parte da bandeira de Israel, embora muitos israelitas não concordem, pois nem todos seguem o judaísmo.

Os Judeus

O judaísmo tradicional acredita que você é judeu se sua mãe é judia. Um judeu que não segue seus preceitos esta violando a aliança, mas não deixa de ser judeu.

Há também o modo da conversão, se você aceitar as crenças, seguir os rituais apropriados, realizar o banho de imersão e no caso dos homens, fazer a circuncisão, você pode se tornar um judeu e seguir o modo de vida judaico.

Os filhos de pais judeus, com mães não judias são considerados judeus se eles se identificarem como tal, sem necessidade de conversão.

Momentos importantes na vida de um judeu

Circuncisão e Nome

O menino é circuncisado aos oito dias de vida para mostrar sua entrada no pacto de Abraão, após a cerimônia ele recebe um nome judaico.

Bar Mitzvah

Cerimônia onde o menino de 13 anos adquire as obrigações legais e religiosas dos adultos.

 BatMitzvah

Cerimônia celebrada quando a menina completa 12 anos, a partir daí ela se torna filha da obrigação

Casamento

Mais do que qualquer outra cerimônia, os casamentos judaicos variam em cada pais.Todos os casamentos têm a a Chupá ou, Pálio Nupcial, símbolo da nova casa do casal.

Morte

Os judeus ortodoxos são enterrados, mas alguns progressistas permitem a cremação.

Muitos judeus passaram a acreditar que o destino de uma pessoa depende de sua conduta em vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com