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O PAPEL DAS RELIGIÕES NA CONSTRUÇÃO DAS UTOPIAS E DE UMA ÉTICA MUNDIAL

Dissertações: O PAPEL DAS RELIGIÕES NA CONSTRUÇÃO DAS UTOPIAS E DE UMA ÉTICA MUNDIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  728 Visualizações

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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS

BACHARELADO EM DIREITO – TURMA A10

GIOVANNA GABRIELA FREIRE SEABRA

QUAL O PAPEL DAS RELIGIÕES NA CONSTRUÇÃO DDAS UTOPIAS E DE UMA ÉTICA MUNDIAL?

O mundo está experimentando uma crise fundamental: a crise na economia global, na ecologia global e na política global. A falta de grandes visões, o emaranhado dos problemas não resolvidos, a paralisação política, lideranças políticas medíocres com pouca visão interior e exterior e, em geral, muito pouco senso de bem comum são vistos por toda parte.

Há muitas respostas antigas para novos desafios. Centenas de milhões de seres humanos em nosso planeta sofrem cada vez mais com o desemprego, pobreza, fome e a destruição de suas famílias. A esperança de uma paz duradoura entre as nações afasta-se de nós. Há tensões entre os sexos e as gerações. Crianças morrem, matam e são mortas. Cada vez mais países são abalados pela corrupção na política e nos negócios. É cada vez mais difícil viver pacificamente em nossas cidades, devido aos conflitos sociais, raciais e éticos, o abuso de drogas, o crime organizado e até a anarquia. Mesmo vizinhos frequentemente vivem com medo uns dos outros. Nosso planeta continua a ser impiedosamente pilhado. Um colapso dos ecossistemas nos ameaça. Repetidamente, vemos líderes e membros de religiões incitarem a agressão, o fanatismo, o ódio e a xenofobia – e até inspirar e legitimar conflitos violentos e sangrentos. A religião é muitas vezes usada apenas para fins de poder político, incluindo a guerra.

No entanto, com a instauração de um projeto de ética mundial, buscar-se-á usar da religião como fonte de espiritualidade que leva, querendo ou não, o homem a refletir, a ter esperança e a não acomodar-se com o caos do mundo e como fonte de princípios e ensinamentos norteadores desse projeto de ética.

Religiosos (praticantes), de qualquer que for a concepção religiosa, tem em si uma carga social maior, além do sentimento de sempre buscar à equidade em suas atitudes, assim sendo, se integrarem-se todas as religiões num projeto de busca para melhorar o mundo, as chances de conseguir algum êxito são maiores que se esse projeto fosse realizado alheio a junção das religiões.

Não quero dizer que quem tem religião é melhor que quem não tem, na verdade, busco explicitar que a junção de religiosos e não religiosos é que faria com que o mundo alcançasse a paz. Contudo, já existe, nos ensinamentos religiosos do mundo (todas as religiões e também concepções religiosas sem instituições), uma ética que pode conter a dor global.

É evidente que essa ética não oferece solução direta para todos os imensos problemas mundiais. Mas proporciona fundamentos morais para uma melhor ordem individual e global, uma visão que pode afastar mulheres e homens do desespero, e a sociedade, do caos. Ter pessoas comprometidas com os preceitos e práticas das religiões do mundo lutando também pela união e paz entre todos é de grande importância. Assim o consenso entre elas é que pode ser a base para uma ética global , um consenso fundamental mínimo

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