TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO LÍDER NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E O IMPACTO DA MUDANÇA

Trabalho Escolar: O PAPEL DO LÍDER NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E O IMPACTO DA MUDANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  7.981 Palavras (32 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 32

O PAPEL DO LÍDER NO PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E O IMPACTO DA MUDANÇA

Raquel, Rangel Peixoto

Giovana, Macedo dos Santos

RESUMO

O papel do líder no processo de mudança é de fundamental importância. À medida que ocorre uma transformação dentro da organização, os envolvidos sentem-se dependentes da orientação da liderança. Para que uma mudança aconteça em qualquer departamento de uma instituição, é necessário que o líder esteja pronto para os desafios que vão surgir, bem como o colaborador deve se sentir incluído neste processo. Porém, ambos devem estar abertos para uma nova visão de crescimento e desenvolvimento. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é definir qual é o papel do líder na mudança em uma instituição religiosa e averiguar quais competências que devem ser desenvolvidas pela liderança e qual o impacto da mudança na organização. Para isso, utilizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, através de uma entrevista usando um questionário semiestruturado, com oito funcionários do conselho administrativo da Igreja Evangélica Cristo é a Única Esperança da cidade de Guaíba-RS. Conclui-se que a importância do papel do líder no processo de mudança em uma instituição religiosa, pode levar a organização a se desenvolver e desenvolver ainda mais seus departamentos.

Palavras-chave: Competências. Liderança. Mudança organizacional. Instituição religiosa.

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos, o papel do líder passou por alterações em suas características dentro das organizações. Neste sentido, as igrejas se sentem inseridas nas mudanças e estão em busca de uma liderança eficaz e atualizada. Nessa transformação, passou-se a exigir-se não só um perfil de gerenciador de processos, mas somado a essa capacidade a figura de alguém capaz de apresentar habilidades indispensáveis para administrar pessoas e resultado e ao mesmo tempo, usá-las, “[...] a fim de levar os seus liderados a refletirem sobre seu papel dentro da organização.” (DRUCKER 1996; DUTRA 2012).

Destaca-se que a intervenção da liderança no processo de mudança dentro de qualquer organização é importante, como o é também em uma instituição evangélica, pois, através do líder é que serão criados métodos visando a transformação e, por fim, o alcance dos objetivos propostos.

Sendo assim, a questão a ser respondida nesta pesquisa é: Qual é o papel do líder no processo de mudança em uma instituição religiosa?

Para que a indagação desta pesquisa seja respondida, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: definir a importância do papel do líder na mudança nos processos internos de uma instituição religiosa.

Quanto aos objetivos específicos, se propõe analisar o conceito de liderança, no que se refere às competências a serem desenvolvidas, para que a mudança aconteça e verificar como o líder administra o impacto da mudança organizacional neste tipo de instituição.

Esta é uma pesquisa que se caracteriza por ser exploratória e qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista e questionário com oito funcionários do conselho administrativo da instituição religiosa.

Desta forma, os assuntos a serem abordados neste estudo são os seguintes: o conceito de competência, de liderança, de líder, as mudanças organizacionais, gestão de pessoas, impacto da mudança, metodologia, dados da instituição e, por fim, o resultado da pesquisa e sua análise e a conclusão.

2 Competência

Competência é uma palavra utilizada, para designar uma pessoa qualificada, visando à realização de algo. No Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, o termo “competência” é definido como “capacidade para resolver qualquer assunto, aptidão, idoneidade”; e ainda introduz outra definição: “capacidade legal de julgar certos pleitos ou questões” (AURÉLIO 2004, p.249).

Desta forma, a competência está ligada à construção de um processo de desenvolvimento da organização e é vista como “[...] o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes correlacionadas que em ação agregam valor ao indivíduo e a organização, que denominamos entrega” (SANTIAGO 2008). No mesmo sentido, Fleury e Fleury (2001, p.185) complementam, dizendo que competência é “[...] o conjunto de capacidades humanas que justificam um alto desempenho, ou seja, a competência é o estoque de recursos que a pessoa detém”.

A noção de competências surgiu nas Ciências Organizacionais, na Europa, por volta 1980 (DELUIZ, 2001). Nesta mesma perspectiva, Zarifian (2001) assevera que é, na década de 1980, que a interseção de conhecimentos e habilidades profissionais e sociais estimulou o desenvolvimento de competências essenciais no indivíduo. O autor afirma também que o indivíduo deve dispor de seu potencial de conhecimento em prol dos objetivos e estratégias da organização. Consequentemente, os potenciais de conhecimentos e habilidades individuais são capturados e se transformam em competências a serem compartilhadas, com empenho, como a responsabilidade e o comprometimento.

Competência, então, surge como uma resultante da união do conhecimento (ter o saber), habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer). A integração dessas três características forma uma ferramenta utilizada pelas organizações, para identificar competências determinantes do profissional bem como suas qualificações perante tarefas especificas (MILANEZE; WEIGEL; SILVA, 2002,).

Fleury e Fleury (2001) destacam também que “[...] competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Na Figura 1, os autores apresentam a competência como fonte de valor tanto para o indivíduo quanto para a organização.

Figura 1: Competência como fonte de valor para o indivíduo e a organização

Fonte: Fleury e Fleury (2001, p.188)

Os significados dos verbos, expressos no conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com