TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva ética - pre conceito

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE FILME SOB A PERSPECTIVA ÉTICA

SHREK

1 – OGRONCEITO

2 –

Título do Filme - Shrek

Sinopse - Shrek vive um pântano distante da cidade do filme, sendo um ogro solitário que vê sua vida pacata e normal ser atrapalhada por vários personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um lobo e três porquinhos, que foram expulsos da cidade de Lorde Farquaad e entram em sua vida. Determinado a recuperar a sua mesma tranquilidade, Shrek resolve encontrar o Lorde e com ele faz um acordo que seria positivo para ambas as partes: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa, eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.

Dados técnicos – Ano: 2001

Diretor: Andrew Adamson e Vicky Jenson

Estúdio: Paramount Pictures

3 –

Justificativa para escolha do filme: Escolhemos o filme Shrek pois além de ser um filme infantil e que consegue atrair vários públicos alvos, ele aborda conceitos éticos sobre o preconceito de raças e a ética dos protagonistas, que embora tenham interesses particulares-individuais, cumprem com os deveres éticos que lhe foram dados.

4 -

Análise geral: No começo do filme, já começamos a enxergar o preconceito ultra generalizador quando um grupo de homens está em busca de um ogro para mata-lo. Um ato ultra generalizador evidente está na fala de um homem que se refere ao personagem principal Shrek como um animal que mói os ossos de humanos para colocar no pão, uma coisa que não acontece, porém esse preconceito se espalha e é notável no pensamentos de todos os humanos.

Outro episódio marcante é quando o burro foge, um soldado do Lorde ofende Shrek por ele ser um ogro e se apavora com sua aparência, um preconceito comum na vida de Shrek, porém não possuía conhecimento disso. Esse preconceito levou a outro de que o personagem principal possui má conduta.

Outro preconceito evidente, é o que acaba gerando medo à população de Duloc, cidade do filme e do Lorde, na qual fogem de Shrek, e acabam não aceitando a identidade do ogro em sua sociedade, o que se apresenta como preconceito de uma classe dominante, na qual não possuem qualquer experiência e acabam acreditando nos comentários de pessoas de sua mesma classe.

Mesmo após ser salva, a princesa tem um preconceito e diz que não vai embora, e que queria seu príncipe e não um grupo, ficando o preconceito evidente quando ela diz que os ogros fazem coisas horríveis.

5 –

Conclusão sobre o filme: O interessante do filme de animação Shrek, é que ao contrário da maioria dos contos de fada, ele desvia dos padrões originais de beleza neles presentes. A mudança é no sentido de consagração de uma existência diferente e aparentemente monstruosa.

Durante o filme, dá para perceber que nenhum personagem ganha a identidade de um outro dos desejos baseados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com