TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Acampamento

Por:   •  22/3/2023  •  Abstract  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA –[pic 1]

UESB UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB / CAPES/ MEC

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD

PROFESSORA: LÚCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE

DISCENTE: DOUGLAS ANDRADE SILVA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA IV

Lista de desafios

Faça uma lista de desafios da prática docente e poste aqui. Estes desafios podem ser oriundos das vivências como professor e/ou como aluno, e também das leituras de textos e do cotidiano da profissão docente. Estes desafios devem ser listados e serem claros em sua composição.

Estou na Educação desde o ano de 2000 quando me ingressei em uma escola Municipal no cargo de secretário e no ano seguinte fui para sala de aula também e nesse meio tempo estive na vice direção e na direção também, o que fez ver de dentro de toda essa esfera vários desafios como a desvalorização da profissão, falta de atratividade, defasagem na formação inicial, descontinuação dos estudos e capacitações, ausência de avaliações eficientes, baixa remuneração e falta de atenção para os profissionais já inseridos no mercado, sem mencionar que a sociedade, família e escola em conflitos e com problemas impedem o crescimento do aluno e o desenvolvimento do professor.

Apesar de tudo quanto relatei acima faço questão de destacar os desafios cruciais da prática docente:

  1. Falta de interesse dos estudantes. É o que mais se tem, principalmente com este mundo globalizado e informatizado, é necessário ser muito dinâmico para se ter aulas que consiga atrair o interesse dos mesmos.
  2. Dificuldade de comunicação com pais, responsáveis e alunos. A família é muito importante para o desenvolvimento estudantil.
  3. Redução do tempo para planejamento das atividades. Tempo é sempre crucial.
  4. Existência de indisciplina. Infelizmente.
  5. Complexidade dos serviços de gestão escolar. Aqui faço a ressalva que quando o gestor não tem medo de trabalhar em prol da Educação e se dedica arduamente no intento de fazer a diferença tudo quanto os professores tentam fazer flui muito melhor e tem uma resposta mais rápida das turmas. Alguns professores quando estão na gestão as vezes se esquecem dos desafios de estar em sal de aula, é necessário estar com os pés no chão e ter o firme propósito de ali ele é mais uma engrenagem para funcionar e não um status.
  6. Ausência de espaços. Isso a depender de cada Escola, muitas das vezes o que falta em uma sobra na outra.
  7. Ineficiência das avaliações. Esta é uma pergunta que não quer calar, qual a melhor forma de avaliar!

Até o momento sigo na expectativa e esperança de estar incorporando mais conhecimento e ferramentas para um melhor atendimento que supra um pouco todas as lacunas deste sacerdócio que é ser professor.

Olá professoras, olá colegas!

As tendências do ensino estão extremamente relacionadas com a educação, especialmente as tendências recentes da educação, porque ajudam a tornar o trabalho docente mais consciente com base nas necessidades atuais dos clientes relevantes. A compreensão dos professores dessas tendências e perspectivas de ensino é essencial para a realização de práticas de ensino verdadeiramente importantes, que têm certo significado para os alunos, porque essas tendências são projetadas para orientar o trabalho do educador e ajudá-lo a responder quais perguntas devem ser estruturadas ao longo do processo de ensino, exemplo: o que ensinar? Para quem? gostar? Para que? Porque? Acredito que toda ação educativa precisa ter um alicerce alicerçado nos conceitos teóricos que a norteiam; portanto, qualquer prática docente do professor deve estar aliada à pedagogia, e seu objetivo final é cultivar uma consciência crítica e autônoma do comportamento das pessoas. Portanto, a compreensão dos professores sobre essas tendências de ensino, especialmente as tendências recentes de ensino, tornou-se extremamente importante porque permitem que os educadores tenham uma compreensão mais profunda dos pressupostos e variáveis ​​do processo de ensino e abrem uma série de possibilidades para orientar o ensino. Seu trabalho é baseado em suas crenças pessoais, profissionais, políticas e sociais e ajuda a fornecer aos alunos práticas de ensino estruturadas, significativas, inspiradoras e, o mais importante, interessantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (316.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com