TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protestantismo e Educação

Por:   •  3/1/2018  •  Monografia  •  20.045 Palavras (81 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 81

 

 

 

RENATO NOGUEIRA LEITE

PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO:

CONEXÕES POSSÍVEIS ENTRE O LEGADO DA REFORMA

PROTESTANTE DO SÉCULO XVI E AS ESTRATÉGIAS [pic 1][pic 2]

EDUCACIONAIS DO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO

Trabalho de Conclusão de Curso        apresentado ao Colegiado de Curso, com vistas à obtenção de grau – 4º. Ano, Matutino, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Universidade Metodista de São Paulo. Sob a orientação do Prof. Dr. Lauri Emilio Wirth.  

[pic 3]

São Bernardo do Campo — Outubro de 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOLHA DE APROVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

A Banca Examinadora considera o trabalho: __________________________________

                                     

                                      E atribui o conceito: __________________________________

 

 

 

                                                  Orientador: ____________________________________

 

                                                                                               Profº Drº Lauri Emilio Wirth

 

 

                                                         Leitor: ____________________________________

 

                                                                                                Profº Drº Douglas Nassif Cardoso

 

 

                                                Professor de TCC: ____________________________________

                                             

                                                                                           Profº Drº João Batista Ribeiro Santos Observa o teu culto à família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens. 

                                                                                                                              Pitágoras 

 

 

 

                                                                    Ensinamos melhor aquilo que precisamos aprender

                                                                                                                            Martinho Lutero

 

 

 

 

 

 

 

 

AGRADECIMENTOS

 

 

 

 

 

 

Agradeço primeiramente ao Deus Trino, pelo seu imensurável amor, suas infinitas misericórdias e suas eternas consolações.

A minha amada esposa e companheira Berenice, que foi o esteio que esteve sempre ao meu lado nesses quatro anos. Foi à força e incentivo por trás das minhas fraquezas, este trabalho dedico a ela, Te amo muito, Deus te abençoe. Ao meu filho Guilherme e meu enteado Douglas, que de alguma forma contribuíram nesta caminhada.  

Ao meu pai Djalma que mesmo distante tenho certeza que torceu muito por mim, a minha querida mãe Jandira (in memoriam), que sempre fez de tudo para que seus filhos tivessem uma boa educação, e não mediu esforços para isso.

A todos os meus irmãos/as e amigos que acreditaram que eu pudesse concluir este curso. Muito obrigado a todos pela compreensão nas ausências e nos silêncios.

Agradeço à minha Igreja, a Assembleia de Deus – Ministério do Belém em Passagem Funda pelo apoio e incessantes orações a meu favor, se não fossem essas orações não teria conseguido.  

Ao meu Pastor Antônio Mitônio, pelo apoio no meu ministério e a oportunidade que tem me concedido de poder compartilhar com outros, o que tenho aprendido.

Aos meus alunos dos núcleos do curso básico em teologia, pelo apoio e dedicação com que têm se empenhado nesta grande obra, vocês são uma prova concreta de que esta pesquisa não é em vão. Aos meus novos irmãos em Cristo que ganhei na Fateo nesses quatro anos de convivência, que Deus abençoe a todos/as em seus ministérios. Agradeço a todos os mestres que tornaram possível a realização deste sonho, em especial ao meu orientador, Profº Drº Lauri Emilio Wirth pela paciência e dedicação. Toda Honra e Toda Glória ao Nosso Deus.

 

LEITE, Renato Nogueira. Protestantismo e Educação: Conexões Possíveis entre o Legado da Reforma Protestante do Século XVI e as Estratégias Educacionais do Pentecostalismo Assembleiano. São Bernardo do Campo, 2015.58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teologia). Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

 

 

 

 

Resumo: Ao longo de minha caminhada cristã e meu envolvimento  ministerial na área da educação cristã, percebi que  há uma deficiência e, em alguns  casos, até mesmo uma negligência com relação à preparação dos líderes, líderes esses que têm a incumbência de transmitir o ensino das Escrituras. A grande procura pelos seminários de teologia é uma prova da carência de  uma liderança que  já não consegue mais responder  às demandas da igreja e da  sociedade na qual  a igreja está  inserida. Por isso essa  pesquisa procura resgatar e trazer à memória o que  a Reforma  Protestante deixou  de legado na área  educacional. Mais  es- pecificamente  pergunta-se pelas  iniciativas  da Reforma que  transformaram a educação na Alemanha e  como os movimentos de  Reforma,  através  dos lute- ranos,  calvinistas, anglicanos e  metodistas vão  dar  continuidade  a  essas mu- danças. A  partir da  historicidade desses movimentos, como  o pentecostalismo brasileiro  representado  pela  igreja  Assembleia de  Deus  vai  se  posicionar a a respeito da educação cristã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (122.5 Kb)   pdf (659.8 Kb)   docx (831.2 Kb)  
Continuar por mais 80 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com