TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber, Em Sua Obra "A ética Protestante E O Espírito Do Capitalismo", Relaciona O Papel Do Protestantismo Com A Formação Do Comportamento típico Do Capitalismo Ocidental Moderno, Entre Suas Conclusões é Incorreto Afirmar:

Pesquisas Acadêmicas: Max Weber, Em Sua Obra "A ética Protestante E O Espírito Do Capitalismo", Relaciona O Papel Do Protestantismo Com A Formação Do Comportamento típico Do Capitalismo Ocidental Moderno, Entre Suas Conclusões é Incorreto Afirmar:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  5.059 Palavras (21 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 21

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

Conceitos de Informática: Hardware e Software (aulas 01 a 04)

1.0 Conceitos de Informática: Nesta primeira parte vamos abordar de uma forma os principais conceitos usados na informática.

1.1 O que é Informática?

Literalmente informática significa INFORmação autoMÁTICA. No Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

1.2 Dados, Informação e Processamento

• Dados: Algum tipo desorganizado de informação que não significa nada isoladamente

• Informação: É o resultado da transformação dos dados em algo útil e organizado para o usuário.

Exemplo: Em uma empresa informações como funcionários, fornecedores e clientes são compostas por um conjuto organizado de dados (CPF,CNPJ, RG, nome, endereço, telefone...etc).

Como os dados são processados?

Processar dados significa transformar informações iniciais (chamadas de dados iniciais ou de entrada) em resultados (chamadas de dados finais ou de saída), através de procedimentos pré-definidos. Processar dados significa muito mais do que apenas calcular. Pode ser considerado um cálculo, uma ordenação de informações, uma classificação de forma conveniente, uma comparação, uma listagem (relatório), etc...

O computador realiza quatro operações básicas com dados:

• Entrada (input);

• Processamento (processing);

• Saída (output);

• Armazenamento (storage).

1.3 O computador - Que bicho é esse ?

O computador é um dispositivo capaz de realizar o processamento das informações com rapidez e eficiência.

O computador é capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.

Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador".

Existem diversos tipos de computador, que são classificados de acordo com suas capacidades de processamento e aplicações, assim temos:

• Desktop/Computador pessoal (ou de mesa): Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops).

• Laptop (também é chamado de notebook): É um computador portátil, leve, projetado para ser transportado, operado por bateria e utilizado em diferentes lugares com facilidade. Geralmente um laptop contém tela de LCD (cristal líquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido, portas para conectividade via rede local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD.

• Palmtop - mais conhecido como Assistentes Pessoais Digitais (PDAs - Personal Digital Assistents), os palmtops são computadores integrados e compactos que freqüentemente usam memória flash em vez de unidade rígida de armazenamento. Esses computadores geralmente não possuem teclados, mas sim uma tela sensível ao toque, tecnologia usada para a entrada de dados. Palmtops são geralmente menores do que um livro de bolso, e muito leves, com uma bateria de duração razoável. Uma versão ligeiramente maior e mais pesada do palmtop é o computador de mão (handheld).

• Tablets: Um tablete, também conhecido como tablet PC, é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela touchscreen (tela sensível ao toque) que é o dispositivo de entrada principal.

• Mainframe: Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede.

• Supercomputador: é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória.Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina. Supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares e investigação sobre a fusão nuclear.

OBS: Quanto às suas funções os computadores podem ser classificados em:

• Servidor (server) - Um computador que serve uma rede de computadores. São de diversos tipos. Tanto microcomputadores quanto mainframes são usados como servidores.

• Estação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com