TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É AVIVAMENTO? FUNDAMENTOS

Por:   •  19/1/2022  •  Seminário  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

O QUE É AVIVAMENTO?

FUNDAMENTOS

Base:

Salmos 78:4-6

“Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez...e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos.

2 Timóteo 2:2

“E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”

1 João 1:3

“Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.”

Joel 2:28

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.”

Habacuque 3:2

“Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.”

Salmos 126


Comentário:

O texto de Joel 2:28 é a promessa do derramamento do Espírito de Deus sobre o seu povo. Essa promessa se cumpriu em Atos 2:2 e é citada por Pedro em sua pregação que sucedeu a vinda do Espírito Santo (Atos 2:16-21). Embora a promessa de Joel 2:28 tenha se cumprido em Atos, houve ao longo da história da Igreja novas visitações do Espírito, à semelhança de Pentecostes. Isso pode ser explicado analisando outros padrões de cumprimento de promessas na Bíblia, como por exemplo a promessa de Deus a Davi, que da sua descendência nasceria um rei, que faria um novo templo, em 1 Crônicas 17:11 e 12. Nesse caso, a profecia teve um cumprimento parcial, na pessoa de Salomão, e um cumprimento definitivo na pessoa de Jesus Cristo. Sendo assim, a promessa de Joel  também aponta para um avivamento que ainda aguardamos, que precederá o grande dia da vinda do Senhor.

O resultado do Pentecostes foi o surgimento de uma Igreja viva, conduzida pelo ministério do Espírito Santo, poderosa em obras e Palavra e manifestando os sinais do Reino, com curas e maravilhas. Um grupo de pessoas que exaltava a Jesus Cristo com todo o seu ser, cujas vidas estavam completamente entregues ao seu senhorio. Uma Igreja que experimentava de santidade e unidade entre irmãos, no partir do pão e nas orações e que que via a cada mais pessoas sendo salvas (ver Atos 2:42-47; Atos 4:27-35). A Igreja primitiva experimentou a vida de Cristo comunicada pelo ministério do Espírito.

Se olharmos para nós hoje, provavelmente veremos uma grande distância do que viveu a Igreja primitiva. Porém, a Igreja que Cristo prometeu vir buscar tem vestes puras, brancas e resplandecentes, adornada com os atos de justiça dos santos. Cristo está preparando pra si uma Noiva. Uma Noiva linda para o seu casamento. E é aí que entram os avivamentos.

Avivamento significa trazer vida ao que estava morto. Biblicamente, a palavra avivamento vem do hebraico “haya” e do grego “anazao”. Ambas significam literalmente “vindo os mortos de volta à vida” (Armstrong, s/d, p. 11). Joseph W. Kempe diz que avivamento é sinônimo de: “reanimar aquilo que já tinha vida, mas que caiu no estado de declínio” (Kempe apud Ibid, p. 18). É um momento de grande renovação, mediante a um poderoso derramar do Espírito Santo, em que ele governa a Sua Igreja, trazendo vida a práticas mortas e fogo à adoração morna. Tudo isso, num processo que, ao longo do tempo, preparará uma Noiva adornada para o Cordeiro.

Vejo o avivamento como uma restauração do ministério e do governo do Espírito Santo sobre a vida da Igreja. E o ministério do Espírito é bem descrito entre os capítulos 14 e 16 de João. O Espírito Santo convence do pecado, do juízo e da justiça. Ele gera santificação naqueles em quem habita. O Espírito Santo glorifica a Jesus e testemunha a Seu respeito. Ele guia a verdade e faz Jesus conhecido. Ele é poderoso e manifesta a vida de Cristo com milagres. E é exatamente todas essas coisas que se veem num avivamento: grande contrição e convicção de pecados, uma adoração genuína e profunda, uma intimidade com Cristo inigualável, santidade que ilumina a sociedade e milhares de salvações. Nas palavras de Duncan Campbell: “Avivamento é uma comunidade saturada com Deus.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com