TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO VIVÊNCIA CRISTÃ

Por:   •  22/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  10.724 Palavras (43 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 43

Capítulo 01 -  Vivência Cristã.

  O que é? É a arte coletiva de vivenciar o caráter de Cristo.

       Personalidade: do latim PERSONA(máscara), é o que o indivíduo expõe para o mundo externo, sendo sua interface de comunicação com o ambiente. Sua formação é gradual, complexa e única para cada ser, sofrendo influências sociais e/ou genéticas.

     Caráter: do grego chrasso (marca/imagem/arranhão, ou escrita em pedra/madeira), é nossa marca registrada, sendo construída através de nossas atitudes e decisões.

          É o que realmente somos, mascarável pela personalidade. Deus está interessado no nosso caráter, no nosso interior, por isso nossa mudança deve ocorrer de dentro para fora. Autenticidade é submeter a personalidade ao caráter, mas precisa estar fundamentado nos moldes bíblicos, senão estamos apenas negando a nós mesmos. O caráter pode ser modificado? Sim,dois elementos atuam na transformação do cristão: a Palavra de Deus e o Espirito Santo. Esta transformação perdura por toda vida cristã.

A palavra de Deus precisa estar presente na vida daqueles que querem ter uma vida cristã. Sem ela é impossível que isso aconteça. Uma espiritualidade de qualidade e raízes profundas no evangelho dependem das Escrituras. A repressão, correção e instrução proporcionadas pela Palavra nos ensinam a viver à luz da vontade de Deus. Nosso processo de conversão tem participação do Espirito Santo. Ele age em nossas vidas: revelando a verdade; nos instruindo no querer de Deus; nos dando poder para cumprirmos nosso ministério e nos dando ciência da vontade de Deus, para que a façamos.

Em Números um episódio de rebeldia contra Moisés retrata a existência de níveis de intimidade com Deus. Quanto mais o conhecemos, maior nosso relacionamento com ele. É necessário se ter um íntimo com Deus, com profundo conhecimento Dele e não apenas deter informações a respeito Dele. Essa relação nasce na nossa conversa e deve crescer a vida inteira e perdurar na eternidade. Somos transformados vida e no caráter quando andamos com o Senhor, nos tornando parecidos com ele. Adquirimos sabedoria, graça e recebemos do céu poder para realizar maravilhas. É um tesouro inestimável, conhecê-lo nos protege das ciladas satânicas e das situações adversas, nos dando confiança Nele nas horas difíceis. Nos permite conhecer Seu coração. O fato de ermos semelhança de Deus nos permite utilizar dos mesmos artifícios de relacionamentos

(sentimento, comunicação) para com Ele.

O relacionamento com Deus, assim como com outros seres, requer tempo (de qualidade) e dedicação; é o Senhor almeja esse relacionamento a todo instante conosco, precisamos nos abrir para Deus e ter crescimento no relacionamento com ele.

Mas… Por quê devemos conhecê-lo? Pelo fato de termos acesso através do sacrifício de Jesus, nos convidando a reestabelecer a comunhão por que ele se renderá a nós seus planos e segredos; por que desta forma garantimos a vida eterna. O elemento básico de um relacionamento é o dialogo – alternância de emissão e recepção de mensagens. Logo para conhecermos a Deus precisamos aprender a falar na linguagem de deus e ouvi-los. A Palavra fala conosco. Na oração nós tanto falamos quanto ouvimos o Senhor. Requer aprimoramento e dedicação, mas com o tempo passamos a discernir a voz de Deus.

A Palavra transforma vidas, mas precisa ser lida diariamente. O povo brasileiro não têm o hábito de leitura e a igreja sofre com essa influência cultural, mas cada cristão precisa lutar contra esse mau hábito. Uma das melhores maneiras de estudar a Bíblia é de forma metódica e continuada? Para isso,o ideal é: reservar tempo (diário ou semanal); escolher um local adequado; ter materiais de apoio(computador, dicionário, livros, etc).

Meditar na Palavra aprofunda o relacionamento com Deus. Mas, para isso precisamos de disciplina, fugindo da rotina e acrescentando este estilo em nossas vidas. A meditação nos leva a um relacionamento mais profundo com Deus. A memorização, pouco praticada hoje em dia, nos leva a sermos cristãos acima da média. Porém, cada um precisa respeitar o seu ritmo de velocidade.

O segundo elemento essencial para o conhecimento de Deus é a unção do Senhor flui em nossas vidas. Não é fácil adquirir o hábito da oração vide a frequência das reuniões de oração nas igrejas, mas o cristão não pode depender da igreja para orar, pois não é uma prática de momentos, mas um estilo de vida. Esta prática carece de momentos específicos, onde paramos nossa rotina para estarmos aos pés do Pai. Oração é uma prática comum em diversas religiões e é geralmente significada como uma relação, conversa ou ato de louvar a uma divindade. No nosso caso, a divindade é o próprio Deus. Embora a oração seja um momento ímpar na vida cristã, tem perdido sentido nos últimos dias. Ela requer perseverança na prática, se tornou algo tão necessário quanto água e alimento , e isso é uma guerra espiritual. Nesta guerra precisamos estar vigilantes em oração e súplicas, para revidar os ataques do inimigo. Ao orarmos, declaramos dependência, rendição e submissão ao Pai.

Quando nossa oração vai além dos pedidos, começamos a adorá-lo (individual ou em grupo). A oração tem o poder de criar/modificar elementos e circunstâncias. A oração está presente desde os primórdios do Velho Testamento-a exemplo do diálogo entre Deus e adão /Eva seja individual ou coletiva. O Senhor nos deixou, inclusive modelos de oração, além de respondê-las. Jesus nos ensina a respeito de oração: a bondade e generosidade do Pai; que temos grande valor perante o Senhor; que nossa oração deve ser espontânea e não formal; que tem grande poder; deve ser feita com fé; deve ser perseverante; deve conter generosidade e perdão; envolve coisas práticas e terrenas, mas visa também realidades espirituais; pode ser usada para fortalecimento espiritual; visa o avanço do reino de Deus; Ele mesmo foi um exemplo de oração. O apóstolo Paulo também nos orienta sobre oração: deve ser prática; é uma adoração individual e/ou coletiva; o Filho e o Espirito Santo intercede por nós; requer perseverança; é uma forma de ação de graças; a profunda nossa comunhão com o Pai; viva o crescimento espiritual dos irmãos; almeja a salvação dos perdidos, deve ser feita no Espirito; em alguns momentos é dom do Espirito. Há cinco tipos de oração: adoração onde nós rendemos adoração e admiramos o caráter de Deus; ações de graças onde agradecemos pelos feitos de Deus; petição onde clamamos por nossas necessidades; confissão onde pedimos perdão pelos nossos pecados; intercessão onde clamamos pelos outros. a oração nos proporciona intimidade com Deus, um conhecimento pessoal Dele, mas requer perseverança. Mas como orar? Para Jesus, é quando interagimos com o Pai de forma totalmente ligada a ele, nos desligamos do mundo. Jesus  ensina da seguinte forma: reserve um local separado para orar; concentre-se na oração, feche a porta do quarto; fale com o Pai é nesse momento que você pode reconhecer (analisando o Pai Nosso): a santidade, o reinado; a vontade; a provisão; o perdão; e o livramento e proteção do Pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com