TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Maçonaria

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

Curso de Licenciatura em História

Discente: Manoel Jeronimo Ferreira da Silva

História do Brasil

Resumo – Maçonaria no Brasil

Com sua origem estimada por volta do sec. XV durante Idade Média, a maçonaria é uma sociedade semi-secreta que adere a princípios focados em liberdade, democracia fraternidade e igualdade entre seus membros, sendo sua essência direcionada para a filantropia, filosofia e liberalismo, onde a iniciação do membro é realizada através de uma série de rituais e juramentos, dos quais um dos únicos impedimentos seja o ateísmo, pois mesmo não sendo uma seita religiosa todos os membros devem crer em um ser supremo, independente de qual seja a sua religião. A maçonaria exerceu uma grande influência no decorrer da história, tendo a capacidade de mudar o rumo de diversos acontecimentos históricos especialmente na Europa, assim como nos EUA e no Brasil.

Muitos historiadores afirmam que a origem da maçonaria se deu durante o período de decadência da Idade Média, onde as guildas, associações de profissionais do mesmo ramo, exerciam uma influência nos centros comerciais, sendo o grupo dos pedreiros (Mason, em inglês) o mais poderoso, pois exerciam um trabalho de grande importância e status nas construções medievais, e podiam andar livremente entre os reinos para trabalhar nas mais diversas obras. Os profissionais da construção, assim como os arquitetos, se reunião secretamente para discutir os segredos de suas profissões onde utilizavam de códigos e gestos conhecidos somente entre eles para evitar vazamento de informações confidenciais. Com o passar do tempo as reuniões dos profissionais ganharam cada vez mais força e conhecimento, iniciando assim o ingresso de intelectuais e nobres, que inseriram nas conversas questões filosóficas e religiosas, começava então o amadurecimento e o avanço da maçonaria em direção a filantropia.

O crescimento da maçonaria foi acompanhada pelo aumento do medo e mistério em relação ao grupo, o motivo era obvio, um grupo secreto com homens ricos que debatiam assuntos ocultados da sociedade e usavam simbologia pouco conhecida, criou uma imagem temerosa da maçonaria que rapidamente se espalhou pela sociedade formando diversas lendas que mistificou ainda mais os maçons, direcionando cada vez mais a atenção do igreja, que diante de tantos boato sobre a origem da maçonaria, iniciou perseguições contra maçons que eram realizadas pela inquisição. Além do misticismo, a maçonaria criou para si uma imagem de conspiração e revolução, pois devido aos pensamentos críticos filosóficos geralmente relacionados a democracia e liberdade, era possível pensar a frente do seu tempo, e devido a essas características a sociedade secreta atraia muitos conspiradores, entretanto, nem todos poderiam fazer parte da sociedade maçônica, a entrada de mulheres era proibida assim como homens que não pudesse se sustentar financeiramente, levantando uma certa dúvida sobre toda a igualdade e democracia por eles pregada.

Assim como na Europa a Maçonaria exerceu uma forte influência no Brasil inicialmente durante o período colonial difundindo ideais direcionados a realização da independência do pais do domínio de Portugal, tendo José Bonifácio um dos principais maçons envolvido no processo de independência do pais. O próprio Dom Pedro I entrou na maçonaria e em um curto período de tempo subiu de cargo dentro da sociedade secreta, entretanto, após subir ao poder abandou a maçonaria e a proibiu no pais, ressurgindo mais tarde devido a renúncia ida por D. Pedro I, perdendo grande parte de sua influência graças ao surgimento de outra vertente maçônica que disputava a representação nacional, criando-se então um embate entre a Grande Oriente do Brasil e Grande Oriente do Passeio.  Mas a Maçonaria não estava somente ligada ao movimento de independência, com o decorrer do tempo os maçons apoiaram a causa do movimento pela libertação dos escravos no Nordeste, onde vários maçons investiram na compra de escravos com o objetivos de liberta-los do seu opressor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com