TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mas de que te serve saber botânica? Um resumo crítico

Por:   •  22/9/2019  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 2

BIOLOGIA - LICENCIATURA

Disciplina: Fundamentos e Métodos do Ensino da Biodiversidade

Tutor:

Aluno:

RA:

Referência: SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica? ” Estudos Avançados. v.30, n.87, p.177-196, 2016.

RESUMO CRÍTICO

Durante um longo período de tempo, a Botânica foi uma área de grande interesse para diversos cientistas e amadores, que acreditavam que conhecer e compreender a Biologia Vegetal era algo elegante. Entretanto, atualmente encontra-se uma grande resistência ao estudo das plantas, pois a Botânica é considerada por muitos uma ciência entediante e desinteressante.

Tal situação conduz à uma série de considerações preocupantes, já que a falta de interesse em Botânica leva a consequências que atingem várias esferas sociais, tais como o desconhecimento da importância ambiental, econômica e histórica das árvores por uma significativa parcela da população. Esse cenário pode, por exemplo, afetar negativamente a tomada de decisões políticas.

Alguns estudiosos atribuem esse desinteresse à neurofisiologia, justificando a negligência ou cegueira botânica a partir de um ponto de vista fisiológico, no qual o cérebro humano processa apenas uma pequena fração dos dados produzidos nos olhos, dando prioridade a aspectos como movimentos, colorações que se destacam e ameaças. Assim, as plantas tenderiam a ser ignoradas durante o processamento cerebral. Além disso, a mídia carece de programas que tratem da Biologia Vegetal e, consequentemente, a população não é estimulada a conhecer a importância dos vegetais. Outro motivo pelo atual desentusiasmo com a Botânica parece ser a formação insuficiente e o despreparo dos professores de Biologia e Ciências.

Uma das soluções propostas é o estímulo dos educandos, principalmente durante a educação infantil e o ensino fundamental, a entrarem em contato com os vegetais, cultivando-os em hortas, ou fazendo visitas a campos ou hortos florestais. Ainda, pode-se estimulá-los a conhecer a importância histórica dos vegetais e sua contribuição no desenvolvimento das civilizações. Também é relevante que exista uma maior evidência da importância dos vegetais na mídia, em diversos meios de comunicação.

Embora o texto utilize argumentos sobre a importância das algas, que não são vegetais, para defender sua tese do valor da compreensão da Botânica, ele leva a uma reflexão sobre a responsabilidade dos educadores em estimular o interesse em Botânica, incentivando seus alunos a terem um conhecimento mais amplo, não só da Biologia Vegetal, como também na forma interdisciplinar de ver o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com