TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do Livro de João

Por:   •  10/8/2019  •  Resenha  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  2.790 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto de Vencedores

Aluno: Bruno Braz

Equipe: Gladiadores

Líder: Pr. Luciano

Resumo do evangelho de João cap. 1,2,3 e 4

No evangelho de João cap. 1 - narra que no início de tudo a palavra já existia e a palavra estava com Deus e era Deus e que por meio da palavra Deus fez todas as coisas, a palavra era fonte de vida e essa vida trouxe luz para todas as pessoas. A “palavra” ao qual se refere este trecho é Jesus, pois por meio dele, Deus criou o mundo e tudo que há nele.

João foi enviado por Deus para falar a respeito da luz, ou seja, falar a respeito daquele que havia de vir, e que todas as pessoas pudessem ouvir a palavra e crer nela. A “palavra” veio ao mundo como homem, morou entre nós e revelou o seu amor e sua natureza divina.

Sabendo que João Batista batizava o povo, lideres judeus do grupo dos fariseus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas a fim de perguntar quem era João Batista, que logo respondeu com clareza: Eu não sou o messias. Então os sacerdotes tornaram a perguntar, então quem é você? É Elias? Então João responde: Não, eu não sou! Os sacerdotes então disseram se não és o Messias nem Elias porque batiza? Então João Batista respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem e que veio depois de mim, mas eu não mereço a honra de desatar as sandálias dos seus pés.

No dia seguinte João viu Jesus Cristo vindo em sua direção e disse: Aí está o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

João Batista já vinha falando a respeito de Jesus mesmo não sabendo quem ele era e batizava o povo para que o povo de Israel soubesse que era Jesus. João Batista recebeu ordens de Deus para que batizasse Jesus Cristo e lhe daria uma prova de quem realmente ele era. Uma pomba desceu dos céus e parou sobre a cabeça de Jesus simbolizando o espirito santo e João Batista pode declarar com certeza de que se tratava de Jesus Cristo o filho do Deus vivo de Israel.

A partir daí Jesus começa a chamar seus discípulos e assim foi com André, Simão que foi renomeado por Jesus e seu nome agora seria Cefas que é o mesmo que Pedro e quer dizer pedra, Felipe e Natanael.

 

No evangelho de João cap. 2 – Jesus e seus discípulos foram convidados a participar de um casamento no povoado de Caná da Galileia, e havendo acabado o vinho a mãe de Jesus disse-lhe: Acabou o vinho, e Jesus respondeu: Não é preciso que senhora diga o devo fazer, então Maria, mãe de Jesus disse aos empregados, façam tudo que ele mandar. Jesus pediu para que lhe trouxesse seis potes de pedras que estavam ali perto e cada um cabia entre oitenta e cento de vinte litros de água, então Jesus pediu para que fossem cheios de água e que tirassem um pouco daquela água e levassem aos dirigentes da festa, os mesmos provou da água e a água havia se tornado em vinho e não sabendo de onde tinha vindo aquele vinho chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam servir primeiro o vinho bom e depois dos convidados terem bebido bastante servem o vinho comum, porém você deixou o melhor vinho para o final. Vendo que a água havia se tornado em vinho, os discípulos creram em Jesus Cristo e assim foi o primeiro milagre de Jesus e como ele revelou sua natureza divina.

Alguns dias antes da pascoa Jesus foi até a cidade de Jerusalém e encontrou no pátio da do templo pessoas vendendo animais e trocando dinheiro para o povo, Jesus então fez um chicote de cordas e expulsou todos dali, virou a mesa dos que trocavam dinheiro e as moedas se espalharam no chão e disse aos que vendiam animais ali: Tirem tudo isso daqui! Parem de fazer da casa de meu pai um mercado!

No evangelho de João cap. 3 – Jesus Cristo explica para Nicodemos como proceder para que se tenha a vida eterna e a salvação. Depois Jesus e seus discípulos foram para a região da Judeia e alia começaram a batizar o povo nas águas e João também estava batizando na região de Enom e seus discípulos tiveram uma discussão com um Judeu sobre a cerimonia da purificação e foram até João Batista e disseram: Mestre, aquele homem que esteve com o senhor do outro lado do rio Jordão esta batizando e todos estão indo até ele. Então João Batista explicou a seus discípulos que tudo que estava acontecendo era plano de Deus, que Jesus tinha que ficar cada vez mais conhecido.

No evangelho de João cap. 4 – Os fariseus ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizando mais pessoas do que João. Jesus sabendo disso saiu de onde estava e foi com seus discípulos em direção a cidade da Galileia, no caminho pararam em uma cidade chamada Samaria. Estando Jesus ao lado de um poço, veio uma mulher samaritana tirar água e Jesus pediu a ela um pouco de água. A mulher samaritana, porém, respondeu: Como o senhor me pede água sendo eu uma samaritana e o senhor um Judeu? Ela disse isso pois o povo Judeu e o povo Samaritano não se davam bem. Jesus então diz a ela que se bebesse da água que ele á daria jamais ela sentiria sede, porém ele estava falando a água da vida eterna que é a palavra de Deus, e tendo Cristo revelado algo pessoal a ela, a mesma creu que Jesus Cristo era o messias e voltou correndo a cidade para falar que havia conhecido um homem que a revelou algo sobre ela e que se tratava do Cristo o messias das escrituras. Então começou a juntar muitas pessoas e Jesus ficou ali por dois dias e muitas pessoas creram em sua palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com