TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado dos simbolos do evangelho quadrangular

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  12.522 Visualizações

Página 1 de 3

O SIGNIFICADO DOS SÍMOLOS DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Emerson Osnei Camargo

RESUMO: O objetivo deste artigo foi analisar o significado dos quatro rostos usados como símbolos da Igreja do Evangelho Quadrangular.

O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa, buscando apresentar o que cada um representa por meio de textos bíblicos.

Outra questão que merece destaque é que cada rosto simbolizado se enquadra em uma das cores da bandeira quadrangular e estas são ainda representadas por novos símbolos.

Portanto, com o desenvolvimento da pesquisa observou-se que os símbolos são utilizados como representação desde a fundação da igreja em 1923.

PALAVRAS-CHAVE: Rostos. Igreja. Símbolos.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende demonstrar a utilização da simbologia da Igreja do Evangelho Quadrangular.

A igreja foi fundada por Aimee Semple Mcpherson que deu início a sua evangelização em 1917, mas foi só em 1922 que recebeu uma visão a respeito do Evangelho Quadrangular que refere-se a inspiração pelo avivamento em uma de suas campanhas. A Igreja do Evangelho Quadrangular foi realmente fundada somente no ano de 1923 em Los Angeles, Califórnia.

Atualmente está localizada em 107 países pelo mundo, mas a sua sede é onde foi fundada. Trata-se de uma igreja pentecostal, que significa um movimento cristão protestante que dá grande importância ao dia de pentecostes, sendo um dos elementos mais importantes o batismo no Espírito Santo.

2 DESENVOLVIMENTO

Os símbolos da igreja são baseados na Bíblia Sagrada. Podemos observar no livro de Ezequiel 1:1-28: acima, rosto de homem; à direita, rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; abaixo, rosto de águia; ao centro, a bíblia aberta e o número 4 sobre ela, simbolizando os quatro evangelhos.

Cada símbolo por sua vez tem uma representação, sendo elas:

- O rosto do Homem que significa Jesus Cristo, filho do homem como o salvador que foi sacrificado por toda a humanidade. Este se combina com a cor vermelha e a cruz que tipifica o sangue de Cristo que foi derramado na cruz, a fim de nos dar salvação. “Porque o Filho do homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido”(Lucas 19:10).

- O rosto do Leão que representa Jesus Cristo como o Batizador com o Espírito Santo. A figura é de força e poder, usado também com a cor ouro (amarela) e a pomba que tipifica o batismo com o Espírito Santo. “Vi o Espírito descer do céu como pomba e repousar sobre ele” (João 1:32).

- O rosto do Boi representa Jesus Cristo como aquele que suporta as cargas e fardos, e que veio à Terra para levar sobre si toda a carga de pecados, vergonhas e doenças humanas. Este por sua vez vêm juntamente com o azul claro do céu, de onde vem a cura divina simbolizado também pelo cálice. “ Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate de muitos (Marcos 10:45).

- E por fim o rosto da Águia que representa Jesus Cristo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com