TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SACRAMENTOS II: CURA E SERVIÇO

Por:   •  9/2/2022  •  Exam  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

SACRAMENTOS II: CURA E SERVIÇO

ATIVIDADE 2.1

Johny Walidam Mendes Sousa

        A Igreja em atenção à Palavra do Senhor, movida pelo Espírito Santo é continuadora da missão de Jesus Cristo no seio da humanidade, indo ao encontro de todos os homens em todas as épocas e eras, afim de os congregar no Senhor. E, em cumprimento do ‘Ide’ de Jesus, a Igreja, desde os tempos primitivos, em sua dimensão apostólica, manifesta o poder e o amor do Pai através do perdão, da reconciliação, de curas e milagres. Ela acompanha a vida humana em suas vicissitudes, e movida pelo chamado do Senhor, comunica, oferta e oferece para todos os homens os sacramentos que são fontes visíveis da ação salvífica e misericordiosa de Deus, em Jesus, no Espírito Santo pela Igreja. assim, portadoras deste tesouro, desta graça santificante, busca reconciliar os homens com Deus, dando-lhes os sacramentos de cura, a saber Confissão e Unção dos enfermos. Estes sacramentos, estritamente ligados entre si, ainda que distintos em sua eficácia, mas unidos, na ação de curar o homem ferido, se relacionam por serem como bálsamo no corpo e na alma do penitente, do enfermo, e permitem aos homens, serem curados, reconciliados, perdoados, sentir-se amados e queridos pelo Pai, e ainda, serem sinal da Glória de Deus Pai.

        O homem muitas vezes ferido pelo pecado, é desfigurado, se sente envergonhado e se afasta da presença e da comunhão com o Senhor. Mas o Senhor, instituiu sinais visíveis de sua presença e ação misericórdia para atrair aquele que estava perdido, ferido e machucado pelo pecado e fora da comunhão. Por todos os homens, Cristo envia sua Igreja com dignidade e autoridade para em seu nome ir atrás das ovelhas perdida, e quando estas, pela escuta, pela atenção, pelo oferecimento da graça, repletas de arrependimento, retornem à sua morada, lugar de onde nunca deveriam ter saído. É na Igreja e pela Igreja que os pecadores possuem a graça de alcançar o perdão dos pecados, pois, a Igreja é elo de amor, elo de ligação, cumpridora do mandato do Senhor, com autoridade de escutar o pecador, perdoar os pecados e religar este penitente à sua comunhão, ao amor. A Igreja é sinal visível do amor do Senhor pelos seus.

        Com efeito, ainda que o cristão esteja em comunhão com Cristo em sua Igreja, a humanidade é acompanhada por todas as adversidades e complicações próprias do homem, a saber: as enfermidades. De certo, a vida humana está sujeita ao sofrimento à doença e à morte. E tais realidades costumam ser experiências marcantes, e muitas vezes desesperadoras para muitos homens e mulheres. Para os cristãos, as experiências da enfermidade é uma profunda provação para os fiéis. Donde, muitas vezes acometida por estes males, são convidados a renovar sua fé e esperança. Deste modo, o sacramento da Unção dos enfermos, neste processo de renovar a fé e a esperança do moribundo, lhes oferecem consolo no Senhor. Estes ressignificam suas dores e enfermidades, reconhecendo sua condição, e a necessidade de ir além da dor, mergulhando no mistério da Paixão do Senhor. Assim, o efeito deste sacramento, está no fato de reparar profundamente a união do enfermo com a pessoa de Cristo Jesus, e recebendo o dom do conforto, da paz e coragem para enfrentar sua realidade, e muitas vezes, o recebimento da fortaleza e salvação de Deus na hora de seu retorno para o Pai pela porta da morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com