TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Social Evangélica das Assembleias de Deus

Por:   •  5/6/2019  •  Ensaio  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

Organização Social Evangélica das Assembleias de Deus

Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina: Prática de Ensino I: Educação Infantil

Professor Ms. Cláudio Dias Barbosa Gonçalves

                                        Projeto de Intervenção

                Josefa Benedito dos Santos Araújo

São José de Piranhas - PB

2014

Josefa Benedito dos Santos  Araújo

Projeto de intervenção apresentado ao curso de pedagogia da Organização Social Evangélica das Assembleias de Deus, sob a orientação do professor Ms. Cláudio Dias Barbosa Gonçalves

São José de Piranhas - PB

2014

Sumário

1 – Apresentação......................................................................................................01

2 – Problematização.................................................................................................02

3 – Justificativa.........................................................................................................03

4 – Objetivos: Geral e Específicos..........................................................................04

5 – Fundamentação Teórica....................................................................................05

6 – Metodologia .......................................................................................................06

7 – Referências.........................................................................................................07

1 - Apresentação

        O presente projeto se propõe a trabalhar atividades que facilitem o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita tendo para tanto, como público alvo os alunos do pré II da E.M.E.I.F. Professora Áurea Dias de Almeida visto que, tais competências devem ser garantidas aos educandos no processo inicial de alfabetização.

         

2 - Problematização

        Viver num ambiente letrado, onde são cultivadas e exercidas práticas sociais relativas à leitura e à escrita, permite à criança desenvolver conceitos e competências funcionais relacionados à escrita e que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever na Educação Infantil.

        Desta forma, que atividades poderão ser desenvolvidas em sala para despertar o gosto pela leitura e escrita na Educação Infantil?

3 - Objetivo geral

        Contribuir no processo de alfabetização dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita.

        Objetivos específicos

  • Desenvolver o hábito da leitura e da escrita;
  • Conhecer alguns suportes de texto;

4 - Fundamentação Teórica

        A escola não tem formado leitores que levem a diante pela vida esse interesse quando muito forma aqueles que buscam em leituras exploratórias apenas informações necessárias a finalidades imediatas. O desinteresse pela leitura tem origem na pré-escola e deve-se, em grande parte, ao tipo de literatura que é oferecido às crianças, não considerando o interesse e a faixa-etária, tornando assim o primeiro contato com o livro desprazeroso.

        É comum uma criança ler um texto podendo-se dizer que até de maneira correta (pronúncia, pontuação...), mas, se for solicitada para contar ou falar sobre o texto, não sabe. Na verdade, essa criança não leu, pois ler não é decifrar, como um jogo de adivinhações, o sentido de um texto. A falta de interesse pela leitura, prova que a leitura significativa não foi ativada na infância. No momento da aprendizagem o aluno não considerou que fosse valer para sua vida futura.

        A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. Às vezes, ler é um processo de descoberta, como a busca do saber científico. Outras vezes requer um trabalho paciente, perseverante, desafiador, semelhante à pesquisa laboratorial. A leitura pode também ser superficial, sem grandes pretensões, uma atividade lúdica. É uma atividade profundamente individual.

        Ao contrário da escrita, que é uma atividade de exteriorizar o pensamento, a leitura é uma atividade de assimilação de conhecimento, de interiorização, de reflexão. Por isso, a escola que não ler muito para os seus alunos e não lhes dá a oportunidade de ler muito está fadada ao insucesso e não sabe aproveitar o melhor que tem para oferecer aos seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com