TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Assembleia de deus em foco

Por:   •  2/3/2016  •  Resenha  •  6.351 Palavras (26 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUÇÃO

Em “Assembleia de Deus – Crescimento em foco” é um livro que tem como objetivo contar um pouco da história da igreja em uma linguagem simples sob um viés mais histórico do que crítico e/ou apologético[1]. Nessa direção, o primeiro capítulo pretende mostrar onde surgiu a Igreja até a chegada dos seus fundadores estrangeiros que por aqui introduziram a nova religião, e como ela foi se espalhando pelo país de forma despretensiosa.

Para melhor entendimento do leitor, o segundo capítulo dará maior ênfase para o crescimento do número de fiéis da Assembleia de Deus que é o objeto de estudo deste livro, e também sua prosperidade durante o momento econômico difícil que o País enfrentava na época do nascimento da Igreja. Já, o terceiro capítulo mostra como a Assembleia de Deus está hoje, a partir de gráficos mais atualizados sobre seu crescimento. Em seguida, a publicação apresenta no quarto e último capítulo a história de uma personagem genuína que cresceu junto com a Igreja, e que há quase oito décadas ainda continua sólida ao lado da instituição.

No plano religioso, ela conta como era o regime da Igreja, o contratempo para realizar os cultos, e como hoje ela sente a Assembleia de Deus que se dissolve a cada dia em ministérios. Para esclarecer as questões acima este trabalho foi realizado de modo a reunir uma miscelânea de entrevistados como sociólogos, pastores, e integrantes da Assembleia de Deus, que colaboraram com a compilação de informações.  Através desse livro se pretende responder a tônica que foi o propósito maior no momento de desenvolver este trabalho: Por que a Assembleia de Deus é a igreja evangélica que mais cresce no Brasil?


SUMÁRIO

Capítulo I - O longo caminho da Assembleia de Deus.............10

Capítulo II - O crescimento da Assembleia de Deus................20

Capítulo III - Assembleia de Deus, a casa de todos..................33

Capítulo IV - Crescendo com a Assembleia de Deus.................41

Conclusão..............................................................................................54

Anexos...................................................................................................56


AGRADECIMENTO

Eu, Magno Dias, quero agradecer primeiramente a Deus por me municiar forças para conclusão deste trabalho. Em segundo, agradeço aos entrevistados em especial ao pesquisador da PUC-SP Gedeon Freire Alencar, que fez uma contribuição louvável para desenvolvimento da pesquisa. Agradeço a minha noiva Carolina Lacerda pela compreensão durante a elaboração deste trabalho. Também expresso minha gratidão à Maria José, integrante da Assembleia de Deus há 77 anos que cedeu valiosas informações. Agradeço ao Alexsandro Júnior pelo esforço e dedicação na elaboração do livro. Sou grato a Nanci Pereira por ter me ajudado nas aquisições de livros sobre o tema. E por último, agradeço a Tatiane de Jesus Carvalho, minha supervisora, que colaborou quando precisei sair horas mais cedo do trabalho para fazer entrevistas.



[pic 1]


PERFIS DOS FUNDADORES

Gunnar Vingren (1879-1933)

Vingren nasceu na Suécia no dia 8 de agosto de 1879. Na época de 1903, com 24 anos de idade foi para os Estados Unidos, onde se formou em teologia e, iniciou sua carreira pastoral na Primeira Igreja Batista de Chicago. Permaneceu no Brasil de 1910 até 1932, lugar que pastoreou na Igreja mãe em Belém do Pará e também na Igreja do Rio de Janeiro. Ele terminou sua vida no seu país de origem atacado por uma doença que certamente surgiu por conta do clima encontrado aqui no Brasil que era diferente da Suécia.[pic 2]


Daniel Berg (1884-1963)

Como Vingren, ele também é de origem sueca. Daniel Berg nasceu no dia 19 de abril de 1884 numa família Batista, mas só foi batizado quando tinha 15 anos de idade por conta do domínio da Igreja Luterana que na época controlava escolas e igrejas na Europa. Em 1898, Berg foi para a Inglaterra, seguindo depois para os Estados Unidos. Em 1910 chega ao Brasil, onde o operário de fundição foi alfabetizado e, viveu por 52 anos, mas voltou para a Suécia onde viveu seu último dia.[pic 3]


[pic 4]

Gunnar, a

esposa nfermeira Frida trandberg e filhos.

[pic 5]

[pic 6]

Daniel Berg, a esposa Sara e filhos


[pic 7]

CAPÍTULO I

O LONGO CAMINHO DA ASSEMBLEIA DE DEUS


Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com o Espírito Santo. Após uma ampla troca de informações, experiências e ideias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estava guiando numa mesma direção, isto é: o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho a terras distantes, mas nenhum dos dois sabia exatamente para onde seriam enviados. Algum tempo depois, Daniel Berg foi visitar o pastor Vingren em South Bend. Durante aquela visita, quando participavam de uma reunião de oração, o Senhor lhes falou, através de uma mensagem profética, que eles deveriam partir para pregar o Evangelho e as bênçãos do Avivamento Pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil.(CONDE, 1986, p, 16 e 17).


Uma receita americanista que fermenta diariamente

Para entendermos como surgiu e se formou a Assembleia de Deus por aqui é preciso saber antes de qualquer coisa de onde ela veio. A fórmula da instituição vem da América do Norte, onde nasceu como consequência de um movimento religioso chamado pentecostal[2]. Ao mesmo tempo, crescia uma notável apreciação pelo sobrenatural, que foi uma das grandes características dessa religião. Ocorre com isso, à reunião de várias pessoas de diversas entidades de denominações diferentes que pediam a presença de um ser imaginário, (O Espírito Santo), como é descrito no livro de Atos[3]. A animação desse grupo fez surgir o reconhecimento e fortalecimento dessa doutrina em diversas partes dos Estados Unidos e também da Europa. Consequentemente, a igreja que teve origem no final do século 19 bem distante da América do Sul se propagou pouco depois pelo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com