TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação da Criança Resumo

Por:   •  6/10/2022  •  Resenha  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 7

O trabalho dos pais raramente é feito como deveria ser. Ensine os novos tentáculos a se apegarem a Deus em busca de apoio. Se você não educá-los, haverá um que o fará. Satanás está esperando por sua oportunidade de semear a semente do joio no coração.

Deveis buscar constantemente a mais elevada cultura da mente e da alma, para que possais transmitir à educação e à educação de vossos filhos um espírito calmo, um coração bondoso. As teorias devem ser testadas. Pouco benefício será dado ao estudo de livros, a menos que as idéias obtidas possam ser levadas a efeito na vida prática.

O Senhor havia indicado que desde tenra idade as crianças deveriam ser ensinadas sobre Sua bondade e grandeza. Por meio de cânticos, orações e lições extraídas das Escrituras, pais e mães tiveram de ensinar aos filhos que a lei de Deus é uma expressão de Seu caráter. Tanto na escola quanto em casa, grande parte do ensino era oral, mas os jovens também eram ensinados a ler os escritos hebraicos.

Pais e mães devem ensinar seus filhos com bondade e afeição. Eles devem mostrar que, como pais, são eles que devem segurar as rédeas, governar, e não serem governados pelos filhos. O espírito inquieto naturalmente tende ao mal. A mente ativa, se não estiver ocupada com coisas melhores, atenderá ao que Satanás possa sugerir.

Toda mãe deve reservar um tempo para raciocinar com seus filhos, corrigir seus erros e ensiná-los pacientemente o caminho certo. O maior cuidado deve ser tomado na educação dos jovens, para variar a instrução de tal maneira que desperte as nobres e elevadas faculdades da mente.

A partir deste livro, os pais devem dar instruções sábias. A Palavra de Deus deve ser a regra de vida. Ensine-lhes que a aprovação e o sorriso de Jesus valem mais do que o elogio e a bajulação. Guie-os dia a dia a Jesus Cristo, com amor, ternura, ardor.

A Bíblia deve ser o primeiro manual da criança. A Palavra de Deus deve ser a regra de vida. Por meio dela, aprendam os filhos que Deus é o Pai, e de suas belas lições da Palavra devem adquirir conhecimento de seu caráter. Incutindo neles seus princípios, eles devem aprender a fazer justiça e julgamento.

A Bíblia deve ser o primeiro manual de uma criança. A Palavra de Deus deve ser a regra de vida. Por ela aprendam as crianças que Deus é o Pai, e pelas belas lições de Sua Palavra devem adquirir conhecimento de Seu caráter. Ensine-lhes que a aprovação e o sorriso de Jesus valem mais do que o elogio e a bajulação.

Uma mãe deve manter sua mente fresca e cheia das promessas e bênçãos da Palavra de Deus, e também das coisas proibidas. Quando as crianças erram, podem trazer as palavras de Deus como reprovação, e mostrar-lhes como estão entristecendo o Espírito de Deus. Guie-os dia a dia a Jesus Cristo, com amor, ternura, ardor.

Uma masculinidade nobre e completa não vem por acaso. É o resultado do processo de moldagem da construção do caráter nos primeiros anos da juventude. Em cada família os filhos devem ser educados na doutrina e admoestação do Senhor. As crianças devem ser ensinadas com bondade e paciência.

Depois da Bíblia, a natureza deve ser nosso grande guia. Para a criança, ainda incapaz de aprender com a página impressa, ou de participar dos trabalhos de uma sala de aula, a natureza apresenta uma fonte inesgotável de instrução e prazer. Para Adão e Eva, em seu lar edênico, a natureza estava cheia do conhecimento de Deus, cheia de instrução divina.

Em cada folha da floresta, ou pedra das montanhas, em cada estrela brilhante, na terra, no mar e no céu, estava escrito o nome de Deus. Tanto com a criação animada quanto com a inanimada, isto é, com a folha, a flor e a árvore, ou com todos os seres vivos desde o leviatã das águas até o menor animal em um raio de luz, os habitantes do Éden conversavam. —Educação, 21.

Muitas ilustrações da natureza são empregadas pelos escritores da Bíblia. Observando as coisas do mundo natural, somos capacitados, sob a orientação do Espírito Santo, a compreender mais plenamente as lições da Bíblia. Pela natureza, que agora revelava o conhecimento do bem e do mal, o homem devia ser continuamente advertido dos resultados do pecado.

A Bíblia Interpreta os Mistérios da Natureza. Somente na luz que brilha do Calvário pode o ensino da natureza ser apreendido corretamente. Através da história de Belém e da cruz, mostre como é bom vencer o mal. Cada bênção que vem a nós é um presente de redenção.

Em mil coisas na natureza, do carvalho na floresta à violeta que floresce na raiz, você vê o amor que restaura. Na sarça e no espinheiro, nos cardos e nas ervas daninhas, está representado o mal que contamina e mancha. Assim como os habitantes do Éden aprenderam nas páginas da natureza, assim as crianças de hoje podem aprender sobre Ele.

O Sol, nascendo nos céus, é uma representação dAquele que é a vida e a luz de tudo o que Ele fez. A grama viva, que cobre o solo escuro, fala do cuidado de Deus por Suas criaturas mais humildes. As cavernas do mar e as profundezas da terra revelam Seus tesouros. Aquele que colocou as pérolas no oceano e a ametista e o crisólito entre as rochas é um amante do belo.

Tudo o que é belo em nossa casa terrena nos lembra o rio cristalino e os campos verdes, as árvores balançando e as fontes vivas. As árvores altas, os pássaros adoráveis, cantando suas alegres canções de louvor ao Criador, falam aos seus sentidos da bondade, misericórdia e benevolência de Deus. As mães não devem estar tão preocupadas com o artificial e sobrecarregadas com cuidados que não possam ter tempo para educar seus filhos no grande livro da natureza de Deus.

Cada folha e flor com seus variados matizes, perfumando o ar, ensina-lhes que Deus é amor. Tudo o que é bom, amável e belo neste mundo lhes fala do amor de nosso Pai celestial. Em Suas obras criadas, eles podem discernir o caráter de Deus. Assim como as coisas da natureza mostram sua apreciação pelo Artífice Mestre fazendo o máximo para embelezar a terra e representar a perfeição de Deus, os seres humanos devem se esforçar em sua esfera.

O mesmo poder que mantém a natureza opera também no homem. As mesmas grandes leis que orientam tanto a estrela quanto o átomo dirigem a vida humana. As leis que regem a ação do coração, regulando o fluxo da corrente vital do corpo, são as leis da Inteligência todo-poderosa, que regem as funções da alma.

"Dele procede toda a vida. Somente em harmonia com Ele pode ser encontrada a verdadeira esfera dessas funções" "Ninguém pode ter sucesso na agricultura ou jardinagem sem a devida atenção às leis envolvidas nesses trabalhos" "A unidade do homem com a natureza e com Deus, o domínio universal da lei não pode deixar de impressionar a mente e moldar o caráter"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com