TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 03 Estágios Da Oração No Getsêmani

Trabalho Universitário: Os 03 Estágios Da Oração No Getsêmani. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 8

OS 03 Estágios da Oração no Getsêmany.

Texto Base: Marcos C. 14 V. 32 -42.

01 Estagio: O Poder da Oração feita por um Grupo ou uma Multidão.

02 Estagio: O Poder da Oração feita por 03 amigos.

03 Estagio: O Poder da Oração Feita Sozinho.

Introdução:

O cenário que encontramos antes de Jesus chegar ao Jardim do Getsêmany é a instituição da Santa Ceia que vemos no C.14 e V. 12-26. Esta Santa Ceia acontecera na Pascoa Judaica, que acontecia por volta do dia 14 de NISÃ, ou cerca de 14 de Abril em nosso calendário. A Festa da Pascoa era uma das 03 festas obrigatórias do povo judeu, junto a elas tínhamos a festa do Pentecostes e a festa do Tabernáculo. A lei judaica determinava em sua Talmude que todo varão que estivesse a cerco de 25 Km, de Jerusalém estava obrigado a assistir estas festas. Esta festa da Pascoa tinha dois significados:

1- Significado Histórico com base em Êxodo C.12

2- Significado Argila com Base em Levítico C.23 v.10-11.

Após Jesus e seus discípulos se prepararem para celebrar a festa, seguindo todo o ritual que determinara a tradição, eles pegaram os utensílios da ceia da pascoa:

1- O cordeiro, que devia lhes recordar como seus lares foram protegidos pelo sinal do sangue quando o Anjo da Morte passou pelo Egito.

2- O pão sem levedura que devia lhes recordar o pão que tinham comido depressa quando escaparam da escravidão.

3- Um tigela de água salgada, para lhes recordar as lágrimas que tinham derramado no Egito e das águas do Mar Vermelho através das quais tinham passado milagrosamente e em segurança.

4- Uma coleção de ervas amargas– rabanetes, chicória, escarola, alface, serpentária – para recordá-los a amargura da escravidão do Egito.

5- Uma massa chamada charosheth, que era uma mescla de maçãs, tâmaras, amadurecidas e nozes, e que devia lhes recordar o barro com que tinham fabricado tijolos no Egito. Pedacinhos de canela na massa recordavam a palha que se usava nos tijolos.

6- Quatro taças de vinho. Estas continham pouco mais do meio litro de vinho, mas três partes de vinho se mesclavam com duas de água. As quatro taças, que se bebiam em diferentes momentos da refeição, eram para lembrar-se das quatro promessas de Êxodo 6:6-7:

Após isto se dava inicio a celebração da pascoa, se tomava da taça Kidudch, que significa santificação ou separação. Logo após tinha o primeiro lavamento de mãos de uma serie de três vezes que o anfitrião ou chefe, ou ancião da família realizava. Após isto molhava-se uma folha de alface na segunda taça de agua salgada, e comia, lembrando do das lagrimas derramadas na travessia do mar vermelho, e do hissopo usado para aspergir o zumbras das portas com o sangue do cordeiro. Depois se partia o pão, havia 03 círculos de pães na mesa, todo sem levedura pegava-se o do meio e partiu em um pequeno pedaço, para relembrar a aflição do povo no deserto comendo pouco e rápido, e lembrando que escravos no exilio não comiam pão inteiro e sim, pedaços de pães da mesa dos senhores. Depois se contava a historia da libertação do povo do Egito, ´para que os mais jovens da família aprendessem mais sobre a cultura o povo ai se cantava os salmos 133 e 114. Depois se bebia da taça do HAGGADAH, que significa taça da expiação ou proclamação e assim todos lavam as mãos para preparasse para a refeição, se ora em ação de graças, se toma um pouco de ervas amargas e coloca no meio de um pedaço de pão, e molha no charosset, um tipo de sopa. E assim comia o cordeiro, lavam as mãos de novo e depois se come o resto do pão sem levedura, se faz uma oração pedindo o profeta Elias como percussor do Messias, canta-se os hinos do Salmo 115-118, bebe-se a quarta taça, e se canta o Salmo 136, e termina com uma oração.

Desenvolvimento.

Após isto Jesus institui, a sua Santa Ceia com os discípulos, avisa que dentre eles tem um traidor, (v.18), da graças pelo pão e o dá como símbolo do seu corpo. (v.22) e deu graça pelo cálice como símbolo do seu sangue e os deu (v.23) e tendo cantado o hino 122 do Salmo, foram para o monte das oliveiras, e dali foram ao Jardim Getsêmany. (v.32).

Getsêmany significa prensa de azeite ou de óleo, ficava ao leste da cidade de Jerusalém, e tinha um grande oliveiral. Ali quando Jesus chega com os 11, pois Judas já tinha ido vender a Jesus, ele institui o primeiro estagio da oração, onde 08 homens um pequeno grupo de homens que acabarão de receber uma noticia que os deixarão atônitos são convidados a orar.

01 Estagio: O Poder da Oração feita por um Grupo ou uma Multidão.

O grupo que entra no 1º. Estagio da oração no jardim do Getsêmany é um grupo seleto, que havia sentindo e vestido Jesus fazer milagres, curar enfermos, ressuscitar mortos, mais agora eles são surpreendidos com uma informação, que o seu mestre seria traído, preso, e morto em breve. Além disso Jesus estava com o semblante triste, em silencio, amargurado, então ele os escala para ficar um determinado ponto daquele jardim, enquanto Ele Jesus iria orar, esse primeiro estagio da oração significa a união dos irmãos, para orarem em um lugar de dificuldade. Getsêmany, era prensa de azeite, todos estava na prensa de azeite porem em estágios de oração diferentes, quando o povo se põe a orar e buscar o Senhor quando se encontra em momentos de dificuldade, imprensados, por muitos, o segredo é orar um união, os 08 homens que estavam ali: André, Filipe, Bartolomeu, André, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Simão o Zelote e Judas filho de Tiago, era esse grupo. Vejamos que em II Crônicas C. 20 V. 4,5,6. Josafá põe todo o povo, mulheres, crianças e idosos, para orar no momento de dificuldade onde eles eram imprensados pelo poder de três povos: Amonitas, Moabitas e os do Monte Seir. Porém o Senhor ao ouvir a oração em união do povo por um único proposito Deus se levanta e ate mesmo antes Josafá chegar no local do combate, só com o louvor Deus se manifestou e destruiu os inimigos de Josafá. Vejamos ainda que quando Hamã quis matar o povo judeu, que estava em Susã, em Ester C. 3. Mardoqueu vai ate a Ester e lhe conta o fato então Ester pede ao povo que ore e jejue por ela, pois ela entraria no salão do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com