TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dez Mandamentos Hoje

Por:   •  19/4/2015  •  Artigo  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3
OS DEZ MANDAMENTOS PARA OS DIAS DE HOJE

ÊXODO 20

1 E Deus falou todas estas palavras: 2 "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. 3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, 6 mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. 8 "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. 11 Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. 12 "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá. 13 "Não matarás. 14 "Não adulterarás. 15 "Não furtarás. 16 "Não darás falso testemunho contra o teu próximo. 17 "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".

(Versão: NVI – Sociedade Bíblica do Brasil)

Porque Deus Instituiu os Dez Mandamentos?

  1. Deus enviou os Dez Mandamentos porque o povo estava muito aflito e desorientado precisando de limites e direcionamento. Estes foram enviados como mandamentos para a liberdade e, principalmente, para coroar a saída do Egito como uma aliança, uma parceria entre Deus e o homem, e nortear as relações do ser humano com Deus e com o próximo. Estão perpetuados até hoje nas Escrituras Sagradas e apontam princípios básicos para relações interpessoais e o bom convívio com o próximo e o respeito às individualidades.
  2. Algumas igrejas ordenam a sua completa observância, outros enfatizam a importância de seguir seus princípios, pois creem que Cristo resumiu todos os mandamentos no amor a Deus e ao próximo. (Mateus 22:37).

Peculiaridades nos Dez Mandamentos

  • Os Dez Mandamentos foram por Deus escritos em pedras, pois o papel naquela época era muito raro, difícil de ser encontrado!
  • A maior prova da libertação culmina com o descanso no sábado, no Egito o povo escravizado não tinha descanso, não lhe era permitido um dia para a comunhão com Deus, com o próximo e com a família.
  • Desde o cristianismo primitivo a tradição apostólica fixou o domingo como dia a ser observado como o de descanso e adorar.
  • No tempo de Jesus os Dez mandamentos eram utilizados como instrumento de escravidão dos pobres, que não tinham direitos e por muitas vezes eram proibidos de participar da Assembleia, do Templo, por questões pequenas diante de tantas falcatruas e fraudes praticadas pelos poderosos que se faziam perdoar por oferecerem sacrifícios ao Senhor no Templo, por doações vultosas.
  • Os Dez Mandamentos são um bem especialmente sagrado para nós, pois Deus os escreveu com seu próprio dedo sobre duas tábuas de pedra. Lemos na Escritura Sagrada: “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” (Exodo 31.18). Esse é o único escrito que Deus mesmo fez.

(Fontes de consulta do trabalho: Gertrud Wasserzug)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (394.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com