TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Teológicos

Por:   •  10/4/2021  •  Artigo  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO MODULAR DISSERTATIVA 2

POLO: BELO HORIZONTE /MG DATA: 31/10/2020

EDUCAÇÃO CRISTÃ E HOMILÉTICA.

ALUNO: EDSON SILVA FILHO MATRICULA: 32695

        A educação e a religião caminham lado a lado, pois o evangelho educa e ensina uma vida convergente a Deus, uma educação libertadora, participativa, onde os exemplos daquele que ensina são de suma importância na transmissão de valores, na troca de experiências de vida, na formação do caráter e no cuidado das pessoas.
   

    A religião faz parte da educação da sociedade, a educação está em todas as partes da religião. A igreja que nasce no novo testamento tem uma configuração ensinadora, a bíblia é educação sem necessariamente falar de educação. A igreja é uma comunidade pastoral onde educar e cuidar são  dois lados da mesma moeda.

                                                             

     O sermão difere da pregação, sendo a pregação toda forma de proclamação do evangelho em suas diferentes formas. Na homilética vemos a técnica e a arte de se comunicar através do sermão cristão, sendo uma forma de pregação em uma reunião cúltica, um discurso religioso dirigida àquelas pessoas que participam do culto, devidamente preparado.

                                                                 

     A práxis homilética apresenta diversos elementos que caracterizam o modo pelo qual a palavra de Deus pode ser exposta. Jesus o nosso maior exemplo sempre expunha a palavra com exemplos simples do dia a dia, da natureza, em qualquer lugar, aproveitando as oportunidades que surgiam no seu caminhar. Os apóstolos discipulados por cristo partiam da mesma premissa sendo pastores e pregadores eruditos ou iletrados. A homilética é diversa, dinâmica e contemporânea.

 

        Durantes as aulas de Educação cristã e homilética, ficou claro que a religião não se desvincula da educação, tendo uma participação fundamental no ensino da sociedade, sendo a bíblia um instrumento de educação dos povos, um manual para a vida, a verdade de Deus para a humanidade. A educação é libertadora e potencializada pela palavra de Deus tem o poder de transformar o homem em um ser melhor, alinhado com o criador.

      A homilética é fundamental na pregação do evangélico, nos dando a técnica necessária para a comunicação com nossos interlocutores, na pregação do evangelho e na preparação do sermão cúltico, sendo uma arte da exposição da palavra de Deus. Na prática a homilética podemos experimentar a ação da pregação em qualquer lugar, seja no púlpito, em uma praça, no trabalho, onde a oportunidade surgir. A Práxis homilética precisa ser dinâmica e contemporânea, mas fiel às suas tradições e simplicidade que nos foi outorgada por nosso maior mestre, Cristo Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com