TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Males Da Religião

Pesquisas Acadêmicas: Os Males Da Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Historicamente, as igrejas e seu maior produto de venda, a religião, sempre serviram ao obscurantismo e às práticas contrárias a ciência. Desde seus mitos fundadores, como a criação do mundo em sete dias e o surgimento do homem feito de barro por atos de vontade de um Deus onipotente, as diversas seitas religiosas sempre se colocaram do lado oposto à verdade científica e se valeram das fraquezas e da ignorância dos homens para se tornarem poderosas armas que ajudam a manter a alienação das classes sociais com menos acesso à cultura e com isso preservar a injusta divisão social que acompanha a humanidade desde que a antiga sociedade comunitária se perdeu com o avanço dos primeiros negócios.

Quando imaginávamos que a condenação à fogueira daqueles que ousavam dizer que a Terra não era o centro do universo, havia ficado no passado da Idade Média e que a lembrança dos anjos, dos santos e seus milagres e das fantásticas histórias de deuses que ressuscitam dos mortos, seria apenas mais algumas histórias provindas do universo infantil ao lado de fadas e duendes, somos brindados com notícias que mostram que os mal feitos da religião continuam nos dias de hoje.

Enquanto a Igreja Católica se vê a braços com seus padres pedófilos no mundo inteiro, outras seitas mostram mazelas ainda mais dramáticas. Esta semana o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Igreja Universal a indenizar em 10 mil reais Alcione Saturnino dos Santos por atos de agressão praticados por seus pastores. Em 2001, Alcione, que é epilético, se sentiu mal durante um culto da igreja em Sumaré, a 100 quilômetros da Capital e foi para o fundo da igreja para se medicar. Os pastores não acreditaram que seu mal fosse físico e “diagnosticaram” que ele estava possuído por um espírito do mal. O tratamento foi socos e pontapés para afastar o demônio.

No Paquistão, a polícia prendeu Rimsha Masih, de 11 anos, analfabeta e com síndrome de Down. A acusação: alimentou uma fogueira com páginas do Al Corão. Em países islâmicos blasfemar contra o fundador da religião e seu livro sagrado é passível de condenação à morte.

A tendência é pensarmos que estes casos são exceções e que em sociedades mais democráticas como a nossa, existe uma separação entre o estado laico e as organizações religiosas. Quem quiser acreditar em Deus pode fazer tranquilamente, seja qual for a sua cara e ensinamentos e quem quiser permanecer ateu em respeito a sua racionalidade de ser humano, também pode. Tudo garantido pela Constituição.

Como se diz hoje, há divergências sobre essas possibilidades. Os parlamentos, tribunais e agora também os executivos estão na mira dessas organizações religiosas, transformadas em partidos políticos e dispostas a levar o país de volta ao passado, anulando muitas conquistas republicanas do nosso estado laico. Esse retorno ao obscurantismo religioso poderá ser feito de uma maneira formalmente legal através da conquista de maiorias nos parlamentos.

Aqui no Sul, esta possibilidade parece um pouco distante, embora alguns representantes dessa linha política já tenham chegado às nossas casas legislativas e muitos políticos que se dizem de esquerda, pratiquem um ecumenismo religioso altamente suspeito em busca de votos nas campanhas eleitorais.

Em São Paulo, porém, esta possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com