TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

Trabalho Universitário: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Isso significa saber verdadeiramente quem são saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim podem-se compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que, para elas, a classe inicial é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar.

Dessa forma o cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. Assim, o educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. Consciência é a ferramenta de sua prática, que embasa teoricamente, inova tanto a ação quanto à própria teoria. Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e compartimentados. A criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanentemente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

É de suma importância que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de cuidar e educar, não mais diferenciando, nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com crianças pequenas ou àqueles que trabalham com as de mais idade. As novas funções da educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção da autonomia. A ação conjunta dos educadores e demais membros da equipe da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Essa atitude deve ser contemplada desde o planejamento educacional até a realização das atividades em si.

Pois o ato de planejar faz parte da realidade humana, na educação infantil não é diferente, para uma atividade sistemática, para uma organização da situação de aprendizagem o educador necessita evidentemente de um planejamento muito sério não se pode improvisar a educação seja qual for o seu nível, e um bom planejamento começa com avaliação diagnóstica, esta também tem sido um problema, pois a dificuldade de avaliar na educação infantil é grande. Assim o planejamento é o principal instrumento de trabalho de um professor sem ele é impossível exercer corretamente a função que é confiada, a de educar, o planejamento por melhor que seja não garante por si a aprendizagem, mas é um guia que organiza que direciona que articula a atividade, porém não podemos esquecer que é muito importante que este planejamento seja flexível, que possa ser mudado de acordo com a realidade da turma ou de cada aluno.

É dever de todo professor, desde a Educação Infantil, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler. Comentar ou recomendar algum texto, compartilhar a leitura de um livro, confrontar ideias e opiniões sobre notícias e artigos com outras pessoas tudo isso ajuda a estabelecer gostos, reconhecer finalidades dos materiais escritos, identificar-se com o autor ou distanciar-se dele, assumindo uma posição crítica. No mundo todo, crianças vivem em ambientes alfabetizadores (ou seja, aqueles em que as pessoas fazem uso regular do ato de ler e escrever) têm a oportunidade de construir esse conhecimento naturalmente ao imitar as ações dos parentes e amigos. Já os que não vivem cercados de ‘letras’ precisam (e muito) da ajuda da escola. O fato é que essa ainda não é a realidade do nosso país.

O ambiente alfabetizador adequado significa organizar a sala com objetivo de que as crianças a vejam como um lugar de sua convivência, onde existam cantinhos especiais para leitura que contenham todo o tipo de material escrito que possa chamar atenção e dar estímulo. Este local deve incitar as atividades para o professor trabalhar lendo para os alunos, dando ênfase aos textos escolhidos por eles. Ferreiro (2002) defende a ideia de que o ambiente alfabetizador possa trazer ao cotidiano da criança a linguagem escrita e então poderia contribuir para que essas crianças pudessem ter oportunidades de construir esses conhecimentos. E a alfabetização aconteceria naturalmente. É muito importante nessa fase da educação infantil colocar à disposição das crianças todo o tipo de material que contenham escritas e que eles apontem estar no seu dia-a-dia. Deste modo eles entenderão o significado dos rótulos e saberão para que serve a palavra escrita. Porém somente dispor desses materiais num canto da sala não será o bastante para transformá-la num ambiente alfabetizador. É preciso que o professor provoque atividades que incentivem a circunstância, para leitura e escrita. Dessa forma o professor poderá trabalhar pedagogicamente e então conferir os resultados diretamente com os seus alunos. E certamente teremos futuros leitores apaixonados.

As Rodas de Conversa são muito importantes, pois através delas as crianças podem participar de situações de comunicação oral, podem expor suas ideias com autonomia, podem ouvir as ideias de outros colegas e assim ampliar seu vocabulário. A roda pode acontecer em qualquer ambiente, desde que as crianças se sintam confortáveis e bem acolhidas neste ambiente, podem se sentar no chão ou em cadeiras de maneira que todos possam se ver. Os temas a serem abordados na roda é de acordo com os assuntos ou temáticas trabalhadas no momento, o educador é o mediador das conversas, e com o passar do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com