TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Canta Seus Males Espanta

Dissertações: Quem Canta Seus Males Espanta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

LEIDIMAR ALVES DE LIMA

UMA AULA DIVERTIDA

Quem canta seus males espanta

09/10/2012

AGUA BOA

LEIDIMAR ALVES DE LIMA

UMA AULA DIVERTIDA

Quem canta seus males espanta

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Organização e didatica nos anos iniciais do ensino fundamental,Avaliação e ação docente,Ensino da lingua portuguesa,Ensino da educação fisica escolar,Ensino das artes.].

Prof. Edilaine Vagula,Vilze Vidotti, Laura Celia S. Cabral Cava,Daniela Minelli,Juliana simm.

Tutor de sala.Iraci Santana Lima Torquato.

Tutor eletronico.Ana Cláudia Radigonda.

Agua Boa

09/10/2012

Quem canta seus males espanta

Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. As músicas são importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se, é preciso resgatar no dia-a-dia o aprimoramento de nossas pratica pedagógicas e ampliação das concepções do universo musical. “Existe um momento na vida da criança em que ela ainda não consegue dissociar suas fantasias e a realidade da qual participa. Ao mesmo tempo em que conhece e aceita o que constata à sua volta, crê que pode ter ilusões e mergulha na fantasia. Entre a certeza do real e o desejo do irreal, a criança transita entre aceitar a realidade e viver no sonho”. A melodia, desperta a atenção e o interesse das crianças através da sua letra, do seu ritmo fazendo com que o aluno acompanhe a cada canção com gestos e movimentos. Dessa forma, as crianças têm a facilidade de compreensão e assimilação demonstrando interesse pelas atividades. Brincando com a música, a criança tem a oportunidade de incorporar, de representar de imitar e de transmitir as mensagens expressas no texto da música. A partir das cantigas de roda, as crianças são estimuladas a guardar informações por meio de registros, de pensar e expressar conhecimentos, ideias e experiências pela forma oral, escrita e através de expressões gráficas. . Dessa forma, atrás da cantiga, a criança aprende desde processos mecânicos, ler e escrever, as diferentes linguagens corporal, plástica e musical.

Dessa forma o tema escolhido para a realização desse trabalho foi à cantiga de roda, nas duas versões “ATIREI O PAU NO GATO”. Antes da divisão dos grupos o educador devera organizar uma roda de conversa coletiva, fazendo uma avaliação diagnostica sobre o conhecimento que os educandos possuem sobre a cantiga, o objetivo da roda e fazer com que os alunos participem e exponha os seus conhecimentos sobre este assunto, seja desta musica, ou outras que eles também conhecem. Após todo este processo, da conversa coletiva, a educadora poderá escrever a primeira versão da musica na lousa, em seguida colocar o CD para as crianças ouvirem e cantar com elas, lembrando sempre de aguçar e questionar os alunos: sobre o que fala a cantiga? Se é correto o que está sendo tocado na música? Se eles conhecem outras maneiras de cantar essa mesma cantiga? Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;

Colocar a letra na segunda versão no quadro. Fazer também com que as crianças façam a leitura coletiva da cantiga na segunda versão e levantar novamente as discussões: De qual das três versões gostaram mais? O que mudou em relação à primeira forma como a música foi cantada? O que essa nova versão nos ensina?E depois de todo esse apanhado de conhecimentos os alunos já estão preparados para a organização e divisão das equipes. Cada equipe será responsável em desenvolver uma atividade sugerida pela educadora envolvendo as disciplinas de língua portuguesa, artes visuais e educação física.

E assim dividindo a turma em três equipes, cada equipe montada com o numero de nove alunos. No segundo momento será feita a distribuição da atividade que cada equipe irá desenvolver. Para trabalhar com a disciplina de língua portuguesa, a educadora devera orientar os alunos e depois entregar as letras fatiadas da primeira e segunda versão da cantiga em tiras de palavras e pedir que os alunos montem a letra corretamente no papel cartolina, e em seguida a mesma turma ira confeccionar dobraduras do gato para estar colando ao redor do cartaz, já montado, e para finalizar a turma realizara a leitura para os demais colegas, e expor o cartaz na sala.

A segunda atividade foi da disciplina de Artes visuais e foi realizada com a colaboração da professora Elena. Que acompanhou a equipe até a biblioteca, para estar acompanhando e orientando os educandos no desenvolvimento da atividade proposta. É importante resaltar que as rodas cantadas são capazes de estimular a memória, desenvolver o ritmo, melhorar as capacidades físicas, a coordenação motora, também por não se basear em movimentos corretos ou errados, nem em desempenho do canto ou do gesto, são capazes de melhorar a autoestima, possibilitar o prazer de fazer parte de algo, ser parte de um grupo, realizar coletivamente. Mas retornando para as atividades foi sugerido pela professora de artes que os alunos, depois de cantarem as duas versões da musica elaborassem uma parodia da música “ATIREI O PAU NO GATO”. Lógico que todo o processo seria com acompanhamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com