TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Nomes De Deus

Trabalho Universitário: Os Nomes De Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 13

Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.”

- Malaquias 1:11 -

LIÇÃO CATORZE – OS NOMES DE DEUS

O que há em um nome?

Na cultura hebraica, o nome de alguém não é um mero título, mas uma expressão ou revelação da pessoa. Nas Escrituras, encontramos vários exemplos disso: Abraão significa pai de muitas nações (Gênesis 17:5), Jacó significa aquele que agarra sua mão ao calcanhar ou aquele que engana (Gênesis 25:26; 27:36), Nabal significa louco (I Samuel 25:25), e Barnabé significa Filho da Consolação (Atos 4:36). Todos estes nomes refletem o caráter dos homens que os carregam. De maneira semelhante os nomes de Deus são inseparáveis de Sua pessoa. Eles devem ser entendidos como uma revelação fiel dele. Todo e cada nome de Deus exprime uma determinada verdade sobre seus caráter e pessoa. A seguir vamos considerar brevemente os nomes de Deus. Não existem exercícios incluídos nesta parte do nosso estudo, basta considerar cada nome com cuidado e oração.

Os Nomes de Deus

Deus (hebraico: El)

O palavra el é um dos nomes mais antigos e mais comuns de Deus empregados pelos povos semitas (babilônios, fenícios, aramaicos, hebreus). O significado exato da palavra é incerta. É muito provável que denote poder, força, grandeza e majestade. Esse nome é usado 208 vezes nas Escrituras (Êxodo 34:14, Salmo 19:1, Isaías 43:12).

Deus (hebraico: Eloah)

O significado exato da palavra eloah é incerto. É muito provável que comunique as mesmas ideias que el —poder, força, grandeza e majestade. A palavra ocorre 56 vezes no Antigo Testamento, 41 vezes no livro de Jó. (Veja Jó 22:12, 27:3, 27:8, 33:12, 37:22, 40:2).

Deus (hebraico: Elohim)

A palavra elohim é o primeiro nome de Deus que aparece nas Escrituras (Gênesis 1:1) e é usado com referência a Deus mais do que quase qualquer outro nome nas Escrituras (2.570 vezes). O nome elohim é provavelmente a forma plural de eloah e comunica as mesmas ideias de força e poder. Nas Escrituras, elohim é traduzido em quatro modos distintos, dependendo do contexto. O termo pode referir-se a: (1) Deus (2), aos deuses, (3) aos anjos, ou (4) aos juízes. O fato de que elohim é uma palavra no plural é muito importante e tem duas possíveis interpretações: Primeiro, todas as línguas semíticas usam o plural para comunicar que algo é excepcional ou singular. Um pequeno corpo de água seria chamado de “água”, enquanto um imenso corpo de água seria chamado de “águas”. A palavra plural Elohim é usado com relação a Deus, não porque haja mais de um Deus, mas porque Ele é um Deus grande e incomparável, o único Deus verdadeiro sobre todos os deuses. Segundo, a palavra plural elohim pode eventualmente indicar a pluralidade de pessoas no seio da Trindade.

Deus (aramaico: Elah / grego: Theos)

A palavra aramaica elah é traduzida por Deus nas porções em aramaico dos livros de Esdras (4:08-6:18; 7:12-26) e Daniel (2:4b-7: 28). A palavra grega theos é traduzida como Deus em todo o Novo Testamento. Nenhuma das palavras contribui nada de novo para a compreensão bíblica de Deus. Através delas, os escritores da Bíblia não estão afirmando as ideias errôneas que os povos grego e aramaico têm sobre Deus.

Altíssimo (hebraico: Elyon / aramaico: Illai / grego: Hupsistos)

A palavra hebraica elyon é traduzida por Altíssimo, e denota o estado de exaltação e indescritível majestade de Deus. No Salmo 97:9, lemos: “Pois tu, SENHOR, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses.” A palavra é usada 31 vezes nas Escrituras. Nos trechos em aramaico de Daniel (2:4 b-7: 28), o nome Altíssimo é traduzido da palavra aramaica illai. No Novo Testamento, o nome Altíssimo é traduzido da palavra grega hupsistos (Marcos 5:07, Lucas 1:32, 35, 76; 6:35; 8:28; Atos 7:48, 16:17; Hebreus 7:1).

Altíssimo (hebraico: Shadai / grego: Pantokrator)

A palavra hebraica Shaddai é traduzida como Todo-Poderoso, e denota o poder infinito de Deus. Na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento em hebraico), a palavra é traduzida pela palavra Pantokrator (Todo-Poderoso), e na Vulgata Latina, que é traduzido omnipotens, da qual deriva a palavra portuguesa onipotente.

Senhor (hebraico: Adon, Adonai)

O nome Adon denota igualmente senhorio e possessão. Nas Escrituras, quando o nome é encontrado em sua forma plural (ou seja Adonai) sempre se refere a Deus. A forma plural indica intensidade — Deus é o Senhor absoluto de todas as coisas, sem exceção (ver Elohim acima). O título Adonai indica o Senhorio de Deus sobre toda a criação. Ele também comunica muito sobre a relação que existe entre Deus e o Seu povo. Como Dono e Mestre, Deus está comprometido a cuidar de seu povo e prover suas necessidades. Como servos do Mestre, devemos estar comprometidos em servi-lo em obediência absoluta. O nome Adonai aparece 456 vezes nas Escrituras como referência a Deus.

Senhor (hebraico: Javé ou Jeová)

O nome Javé é o nome pessoal de Deus e um dos mais empregados na Escrituras (6.825 vezes). Em hebraico, o nome é escrito na forma de um tetragrama (palavra com quatro letras): YHWH. Embora não se saiba ao certo, a verdadeira pronúncia é provavelmente Javé ou Jeová. A grande maioria dos estudiosos da Bíblia acreditam que o nome Javé vem do verbo hayáh—ser (Êxodo 3:14). O nome denota a eternidade, imutabilidade e unicidade de Deus. É importante reconhecer que o Senhor Jesus Cristo aplicou este nome para Si mesmo (João 8:58-59) e, portanto, afirmou a Sua divindade.

Senhor (hebraico: Yah)

O nome Yah é a forma contraída de Jeová. Ele aparece 48 vezes nas Escrituras, principalmente no livro de Salmos e na exclamação [yah]leluia (ou seja, “Louve Javé!” Ou “Louvado seja o Senhor!”). O yah palavra também faz parte de vários nomes de pessoas nas Escrituras: Eli[yah] – (ou seja, “Meu Deus é o Javé” ou “Javé é Deus”).

Senhor (grego: kurios ou kyrios)

Para os gregos, a palavra kyrios poderia se referir a um homem de alta posição e poder, ou a um ser sobrenatural (ou seja, um deus). A palavra é usada na Septuaginta (a tradução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com