TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Em Nome De Deus

Artigo: Resumo Do Filme Em Nome De Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.655 Visualizações

Página 1 de 2

Em nome de Deus

O filme se passa na França no século 18, um romance histórico baseado em fatos reais mostra a Igreja Católica numa época em que os dogmas eram a base para a cristandade. Pedro Abelardo (1079-1142) um Teólogo e professor de Filosofia, conhecido por suas teorias polemicas que, chegou ser acusado de praticar heresia e é nesse momento que Abelardo é convidado para dar aulas na escola de Notre-Dame. A primeira universidade livre da França é quando conhece Heloisa, (1100-1164) uma nobre garota por quem ele vive um amor proibido pela igreja porque Abelardo é um Teólogo e tem seus votos com o celibato e mais tarde pelo tio de Heloisa, o cônego Fulbert, um nobre que detém a guarda de Heloisa e quer que ela se case com outro nobre dono de vários castelos em toda a França.

A força do amor entre os dois coloca em choque os dogmas da Igreja, uma vez que um Teólogo jamais pode se envolver com uma dama e ao se apaixonar perdidamente um pelo outro eles se tornam “humanos” (com sentimentos e prazeres) e deixam o amor falar mais alto. Heloísa engravida de Pedro, rompendo com os paradigmas da Igreja na Idade Média.

Mas nem por isso a igreja os deixou em paz, quando Heloísa foi para Pallet no interior da França para esconder uma gravidez ficando aos cuidados da irmã de Abelardo. Depois eles se casam às escuras e antes mesmo de consumarem seu casamento, Abelardo é pego e castrado a mando do tio de Heloísa. Os dois ficam sem se falar e trocam suas juras de amor através de cartas. Ela vai para o convento de Santa Maria em Argenteul e ele constrói um mosteiro ao lado do convento, mas mesmo assim só se falam por cartas.

Fica claro que os dois acabaram por atender os anseios da Igreja e terminaram suas vidas trabalhando em prol de uma Igreja mais madura e consciente dos atos humanos.

“Abelardo morre aos 63 anos em 1142 e Heloísa ergueu um grande sepulcro em sua homenagem, e faleceu algum tempo depois, sendo, por iniciativa de suas alunas, sepultada ao lado de Abelardo.”

E se falam ainda que, “ao abrirem à sepultura de Abelardo, para ali depositarem Heloísa, encontraram seu corpo ainda intacto e de braços abertos, como se estivesse aguardando a chegada de Heloísa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com