TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme em nome de Deus

Por:   •  10/11/2017  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  9.178 Visualizações

Página 1 de 2

Filme em nome de Deus

Em Nome de Deus é um filme de 1988 baseado numa história verídica do século XII (embora, pelo que entendi, não retrate de modo fiel a história real deles que ao que consta no final se falavam apenas por cartas) foi um período marcado por uma forte influência da religião e das ideias defendidas pela igreja. O filme reconstrói com muita minuciosidade o período medieval e o papel do intelectual da idade média, representando o confronto da tradicionalidade da educação religiosa e dos humanistas que estão em ascensão.

Abelardo e Heloise são de classes sociais diferentes, ela de família aristocrática, ele intelectual filósofo e professor de teologia com votos de castidade, se encontram casualmente e se apaixonam à primeira vista. Mesmo sabendo dos riscos, da dominação que a igreja com seus dogmas exercia nas pessoas, enfim na sociedade da época, o casal preferiu entregar-se totalmente a emoção, a paixão e viveram esse amor intensamente. O destino dos jovens é conduzido de forma trágica para ambos depois que o casamento às escondidas é descoberto. Ele é castrado à mando do tio de Heloise como forma de vingança, mas o próprio Abelardo vê isso como punição em nome de Deus, pois seus atos eram considerados abomináveis e por conta disso, após recuperar-se do castigo, Abelardo entra para uma ordem, tornando-se Padre e instiga Heloise a voltar para o convento. Por fim, a igreja consegue assim separar fisicamente os apaixonados, mas continuaram a se corresponderem apenas por cartas.

O filme não deixa de nos mostrar como a sociedade da época era desrespeitosa e desdenha com a auto-suficiência da mulher tanto na sua liberdade de escolher seu parceiro como na possibilidade de adquirir o conhecimento do mundo, também retrata de forma bem evidente que a igreja busca instruir, mas de uma forma bem mais ortodoxa e sem deixar suas tradições de lado, no muito das vezes restringindo aqueles que apresentassem novas idéias e teorias ou até mesmo perguntas que os membros do clero não soubessem responder.

As doutrinas da igreja que tinha o poder de comandar a população, tinha o poder de manipular as pessoas tanto que quem desobedecesse, seriam mandadas para o inferno, mas seus pecados eram absolvidos ou condenados através de confissões e de pagamento de insurgência para a igreja. E pior, enganavam as pessoas com venda de pedaço de terras no céu e vendas de matérias tido como relíquias pois teriam sidos triscadas ou manipuladas por Jesus.

A Educação estava praticamente ligada com a igreja, ela determinava o que era correto ou não e controlava os professores. Sendo assim, o professor tinha, de certa forma, obrigações sendo uma a obediência aos preceitos da igreja e a outra a castidade, pois eles deveriam ser puros e não se relacionar com as mulheres. As salas de aulas eram informais sendo ministradas em escadas e sempre com um diálogo/debate entre professor e aluno, e o professor era idolatrado por ter uma profissão valorizada.

"Perdoe-nos Pai, por termos amado".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com