TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Quatro Amores

Trabalho Escolar: Os Quatro Amores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ

Disciplina: Vivência Cristã Professor (a): Rita de Cássia

Aluno: Eduardo Wandré Sousa de Matos

Turma: 1º Ano – Intensivo Data: 06.04.2013

PESQUISA

OS QUATRO AMORES

Amor Philos

O amor Philos relaciona-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tiago 4:4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes. Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (João 21:5-16).

Grandes amigos são embriagados do amor do tipo “Philos”, neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação egoísta. Mesmo assim, “Philos” é um nível de amor mais elevado do que “Eros”. Nesse nível, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade. Esse amor encara os defeitos e decide se eles podem ser superados pelas virtudes.

“Philos” é o meio caminho do amor verdadeiro – dá um pouco para receber um pouco, numa proporção de 50% a 50%. Um casal pode viver razoavelmente bem com esse tipo de amor, enquanto cada um fizer a sua parte e as circunstâncias forem favoráveis. Porém, se um deles deixa de fazer a sua parte, ou se ocorre circunstâncias adversas (crise financeira, enfermidade grave, tensões com parentes, problemas sexuais, problemas com os filhos etc), a amizade sofre. Philos não aguenta muita pressão. No fim, torna-se egoísta e exigente. Vêm os conflitos. A amizade vira inimizade. A única esperança para um casamento estável, bem-sucedido e feliz é o crescimento para o nível mais alto do amor .

Amor Ágape

"Ágape" em grego significa "amor". Esse é o amor fraternal e espiritual entre camaradas, irmãos e irmãs, entre a família, entre casais e seus filhos (quando de fato existe o sentimento fraterno, e não uma mera convenção social superficial).

Ágape é o amor afetivo isento de conotações sexuais, isento de segundas intenções, isento de malícia e de interesses pessoais. Sendo Ágape o amor de afeição, é também amor de satisfação, pois uma fraternidade quer seja entre irmãos de sangue ou não, quer seja entre esposo e esposa, quer seja entre um núcleo familiar, etc., esse amor satisfaz porque é compartilhado e tem resposta entre todos aqueles que se reúnem para formar uma fraternidade de homens, mulheres e crianças. Em suma, este é em essência o amor ao próximo em sua forma pura.

Dentro dos tipos de amores, nem “Eros” e nem “Storgé” estão descritas no Novo Testamento. Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, ele usa o Amor Ágape. Sempre lida em casamentos cristãos. A parte que estou falando é a Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios, Capítulo 13.

A ágape recebeu um uso maior pelos escritores Cristãos mais antigos como a palavra que denotou especificamente o amor Cristão. Os escritores Cristãos descreveram geralmente a ágape, como exposto por Jesus, como uma expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não discrimina, não tem nenhuma pré-condição, e é algo que se decide fazer voluntariamente.

O Apóstolo Paulo descreve o amor como segue: "O amor (ágape) é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso. Não é rude, ele não é interessado, ele não se irrita facilmente, ele não mantém nenhum registro dos erros. O amor não se deleita com o mal, mas rejubila com a verdade. Protege sempre, confia sempre, sempre tem esperança, sempre persevera. O amor nunca falha (I Coríntios, 13, 4:8).

O mais profundo amor. Sem barreiras. Amor total, o amor que devora quem o experimenta. Quem conhece e experimenta Ágape vê que nada neste mundo têm importância, apenas amar .

Amor Storgé

É o amor mais relacionado à família – Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Romanos 12.10). O desaparecimento desse amor é mencionado em Romanos 1.31 – Insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia e 2 Timóteo 3.3 – Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Relacionamentos familiares foram instituídos por Deus porque são bons.

Em certo sentido todos somos filhos de Adão, porém nem todos somos filhos de Deus, somente os nascidos de novo, regenerados pelo poder da Palavra de Deus, assim a família de Deus só é formada por salvos em Cristo.

A família moderna estrutura-se basicamente em torno do casamento, e nesse sentido, é uma família conjugal – sabemos que existe a “família pós-moderna” e seus novos arranjos sociais, aos quais não vamos entrar em detalhes (pais separados, casais homo afetivos, adoção pelos avós e outros).

A relação familiar é algo extremamente Complexa e Dinâmica. Daí o amor se constituir em um desafio de escolha a cada dia: escolher amar o outro apesar das diferenças e do desgaste que muitas vezes a relação apresenta diante do fator tempo.

Você pode estar pensando que isso não é fácil, mas com a sua escolha adicionada à graça de Deus torna-se possível. Porque família é projeto de Deus em primeiro lugar; Ele é o maior interessado. Mas família também tem que ser projeto de homens e mulheres; ou seja, é preciso implicação de cada membro familiar .

Amor Eros

O amor do tipo “Eros” é aquele amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que tem muito a ver com atração física. É esse tipo de amor que normalmente compele as pessoas a manter um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com