TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UNOPAR - SÓ REFRI - IVONE

Por:   •  27/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)[a]: LUCAS ENGEL

CURSO (TURMA)[b]: LETRAS-INGLÊS (1714LLI16)

TUTOR EXTERNO: RAFAEL MATOS VITAL

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: O planejamento de aula para plataformas de educação online.

CHAPECÓ

2021 - 6º SEMESTRE


SUMÁRIO[c]

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LÍNGUA INGLESA

Programa de Extensão: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE

Projeto de Extensão: O PLANEJAMENTO DE AULA PARA PLATAFORMAS DE EDUCAÇÃO ONLINE

Produto Virtual: VIDEOAULA

Tema: O USO DA TECNOLOGIA PARA AS AULAS ONLINE

          O adquirir do conhecimento deve ser sútil e agradável e o conhecimento é o responsável pelo equilibro do existente, pelo desenredo e pela emancipação humana. E a escola é um local de formação e o professor é a ponte do aprendizado. Nessa pandemia do novo coronavírus alterou a metodologia e a dinâmica das instituições, as quais estão tendo que abordar atividades a distância desde o começo de março de 2020. Essa mudança exige muito dos familiares responsáveis, alunos e tutores que tiveram que adaptar-se a rotina de casa e a uma nova forma de trabalho que não está sendo fácil.

         Com esta pandemia de covid-19 houve a necessidade de os professores fazerem uma mudança de ensino. Onde precisaram transformar e reinventar sua forma de produzir aula e tratar de outras dificuldades. A partir disso, também ocorre a necessidade de cada tutor se aperfeiçoar e repensar como produzir um melhor planejamento de aulas para a educação online.

          Tendo em consideração as necessidades de adaptações impostas forçadamente, que esse projeto terá como área de concentração a formação do professor de língua inglesa, o programa de extensão será a formação e capacitação docente, tendo como projeto o planejamento de aula para plataformas de educação online e o tema será sobre o uso das tecnologias para as aulas online o qual é muito propício para a realidade que estamos vivendo. E que está exigindo muito de cada ume de toda a comunidade escolar. O produto virtual desse trabalho a ser desenvolvido será a videoaula.

1.2 OBJETIVOS[d]

  • Entender como as aulas online chegam a cada estudante;
  • Compreender se é possível uma aula satisfatória mesmo a distância;
  • Compreender como as plataformas digitais auxiliam os professores no período de covid-19;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[e]

          A educação, as instituições, os tutores, os alunos e as famílias, todos devem mudar e evoluir a forma de aprender e ensinar. Neste período de pandemia e em meio ao desafio da educação remota, especialmente neste momento em que a educação online não é complemento, mas é a única opção possível, que se tem para os alunos vivenciarem e aprenderem as práticas escolares. Segundo Moreira (2012) alguns anos atras o exercer do professor era de apenas transmitir conhecimento, além de apresentar conteúdos contextualizados e que cativem interesse de cada um. E nesse momento de enfrentamento de COVID-19 a prática de aprender e passar a usar as ferramentas tecnológicas veio contribuir muito, pois somente assim para manter o vínculo entre professores e alunos.

          Nas últimas décadas, a educação passou a abordar a sua importância e agora é uma realidade ainda que forçadamente acelerada. Com o ensino a distância prender a atenção do aluno não é muito viável, mas o grande objetivo do professor é conquista-la e direcioná-la para a progressão dos estudos. É nessa hora que a era digital pode contribuir enormemente para essa mesclagem de aprendizado. Pois, de acordo com Parnaíba e Gobbi (2010, p.8):

.

O professor continua sendo uma figura importante na era digital. Porém, sua postura deixa de ser a de transmissor absoluto do conhecimento, e passa a ser de facilitador de descobertas, tudo isso em um novo processo de ensino e aprendizagem, Os alunos, que agora não são mais uma plateia receptora, podem ser definidos como um grupo que participa ativamente da aula buscando em seus notebooks (ou celulares, iPhones e outros aparelhos com acesso à internet) informações sobre o tema da aula, visitando virtualmente os lugares descritos pelo professor, vendo imagens, textos, vídeos, ou trazendo de casa uma pesquisa feita na internet. É uma forma de ensinar e aprender.

          Professores e escolas devem encontrar ferramentas para promover a comunicação professor-aluno, e os planos de aula online também devem ter essas sugestões para obter bons resultados para a trilha de atividades. Segundo Levy (1999), o que precisa ser aprendido não pode mais ser planejado ou definido com antecedência. Devemos usar o que temos para construir um novo modelo espacial. Assim, os alunos passaram a participar mais ativamente, mesmo à distância.

          Para que a educação se expandisse, as escolas implementaram plataformas e estratégias de ensino a distância assim, todos tem a oportunidade de manter seus estudos durante o período em que não podem sair de casa e assim, evitar que os alunos sejam mais prejudicados. E o uso de tecnologias nas aulas não é novo, mas nesse momento ninguém estava apto para que essa fosse a única ferramenta possível de dar extensão ao ensino e a inteiração entre professores e alunos. Já dizia Barros, (2009) que o uso da tecnologia o professor passa a ser mais independente no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (458.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com