TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pastoral

Dissertações: Pastoral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 22

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Monteiro Lobato

Monteiro Lobato

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Letras

Enviado por: silma 01 abril 2013

Palavras: 5348 | Páginas: 22

TEOLOGIA PASTORAL

O PASTOR

CONCEITO BIBLICO – profissional que cuida dos rebanhos de ovelhas. Sendo tomado como modelo para designar os líderes de Israel do Antigo Testamento. Estando sobre a supervisão de Deus, deveriam cuidar, alimentar e protegê-los como os pastores faziam com os rebanhos de seus senhores.

No Novo Testamento o conceito passa a descrever aquele que tem, por ocupação, o cuidado das ovelhas de Deus, e é nessa perspectiva que estudaremos o pastor.

1. DEFINIÇÃO

Pastor – líder eclesiástico qualificado e treinado para cuidar do rebanho de Deus.

No Novo Testamento, semanticamente a definição de pastor, bispo e presbítero são os mesmos, embora etimologicamente sejam distintos. Descreve o individuo que ocupa a posição de liderança na igreja de Cristo.

A idéia de bispo ser um líder de pastores ou de grupo de igrejas, ou do presbítero ser um oficial subalterno, como verificamos na estrutura eclesiástica atual, não ocorre no Novo Testamento. Estes termos só passaram a serem distintos com a hierarquização da igreja nos tempos neotestamentários. Por esta razão, a Teologia Pastoral, que tem nos textos bíblicos como centro, não analisa os conceitos como função distintas, mas em mútua relação.

1.1 -TERMOS BÍBLICOS

No Antigo Testamento

• Raah (pastor): ofício de quem cuida do rebanho. Sendo aplicado aos líderes de Israel. O Senhor também foi chamado de pastor (Gn 48:15; Sl 23:1; 28:9). Jeremias e Ezequiel usaram o termo para intitular o Messias (Jr 3:15; 23;4; Ez 34:23; 37:22,24).

No Novo Testamento

• Epískopos (supervisor, bispo): designação do líder eclesiástico de uma comunidade local conforme Atos 20.28, Flipenses 1.1, 1 Timóteo 3.2 e Tito 1.7.

• Presbyteros (mas velhos, ancião): título de liderança usado a partir da consideração que se tinha pelos mais velhos.

• Poimenas (pastor): intitula a função do líder da igreja de Cristo. O termo foi usado por Cristo ao ao proclamar ser o padrão de pastor. Eu sou o bom pastor ... (Jo 10.11,14).

• Prohistemi (estar à frente, liderar): refere-se aqueles que “vos presidem no Senhor”. Trata-se de uma tarefa exercida sob a influencia do ambiente dominado pela atmosfera carismática freqüentes nas primeiras comunidades cristãs. (1 Tessalonicenses 5.12)

1.2 - O CARÁTER DO OFÍCIO PASTORAL

O postulante ao ministério pastoral não deve aspirá-lo tendo em vista vantangem financeira, posição de ascendência sobre os demais ou status social.

O pastorado cristão é o exercício da liderança espiritual na igreja de Cristo, exercido por alguém que foi chamado por Deus, motivado e movido pela Bíblia, e faz seu trabalho de acordo com seus ensinamentos.

O oficio é essencialmente servil, o que faz com que o amor de Deus e ao próximo seja as principais disposições e, a humildade, altruísmo e diligencia as virtudes basilares.

Cristo como o Bom Pastor deve ser o padrão para o exercício do ministério pastoral saudável e fecundo. Seja alguém com quem a igreja deve se espelhar e que tenha consciência que está apascentando “a igreja de Deus, que Ele resgatou com seu próprio sangue”.

1.3 - O INTUITO DO OFÍCIO PASTORAL

O ministério pastoral existe para ajudar a igreja a Ser igreja, cumprido seu propósito que é: Adoração (serviço prestado à Deus), aperfeiçoamento dos crentes (sérico prestado em favor dos crentes) e evangelização (serviço prestado em favor dos perdidos).

Nesse contexto, o pastor é:

• Organizador e oficiante do culto e adoração coletiva,

• Instrutor responsável pela multiplicação do rebanho,

• Dirigente da evangelização e do trabalho missionário,

• Mestre dedicado ao estudo e ensino da palavra,

• Condutor paciente dos crentes em dificuldades,

• Consolador piedoso na hora do sofrimento,

• Defensor do santo em perigo,

• Facilitador na descoberta e exercício dos dons entre os crentes,

• Administrador da comunhão e unidade dos irmãos entre outros. Sendo o Espírito Santo o grande agente por trás do trabalho pastoral.

Nota:

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

TEOLOGIA PASTORAL

AUTOATIVIDADE DA UNIDADE 1

Nome: Ano: Data de Entrega:

QUESTÕES:

1. Por que as palavras “pastor”, “bispo” e “presbítero” não são consideradas, para a Teologia Pastoral, como as observamos nas estruturas de nossas denominações modernas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Que relação há entre o ofício pastoral e a tarefa da igreja de Cristo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Quais devem ser as principais disposições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com