TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Ensino Religioso

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de aula

Turma: 2º ano

Tema: Respeito à diversidade religiosa; Textos sagrados.

Objetivos:

- Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando;

- Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

1º Dia

Experiência Significativa:

- Leitura e exploração do livro “Ninguém é igual a ninguém” de Regina Otero.

- Diálogo sobre as diferenças e o respeito à diversidade social e religiosa

- Exploração das diferentes culturas religiosas existentes na sala por meio de dialogo.

Outra(s) Atividade(s) –

- Confecção de dedoches de papel

- Construção de uma história para realização de um teatro de dedoches

Atividade(s) “Fechamento” -

- Exploração de histórias orais criadas pelos grupos de alunos.

2º Dia

Experiência Significativa –

- Exploração da lenda da galinha da Angola

- Realizar inferências sobre a história questionando quem já conhece essa lenda? Qual a origem dessa lenda? Quem já viu uma galinha de Angola? Por que ela é cheia de pintinhas.

- Em uma roda contar a história da Lenda da Galinha da Angola com o auxílio de imagens. (anexo a)

- Explicar para os alunos que existe uma crença e para algumas culturas a galinha de Angola é um animal sagrado que dá força para as pessoas, que quando se está muito fraco como estava à galinha da Angola ela tem o poder de fortalecer as pessoas.

Outra(s) Atividade(s) –

- Exploração de outras lendas conhecidas pelos alunos.

- Registro no quadro.

Atividade(s) “Fechamento” –

- Confecção da galinha de Angola.

3º Dia

Experiência Significativa –

Livro “Bruna e a galinha D'Angola”

Outra(s) Atividade(s) -

- Exploração do livro

O livro fala de uma lenda africana sobre a criação do mundo, os animais pintados no Panô fazem parte dessa lenda. O Panô, tem um significado especial, pois os desenhos representam a criação do mundo

- Apresentação de vídeo sobre a história.

Atividade(s) “Fechamento” -

- Pintura de Panô

Cada aluno deverá criar o seu pano, sendo que o desenho fica a critério do aluno, podendo representar alguma crença ou não.

4º Dia

Experiência Significativa -

- Exploração dos Panôs confeccionados na aula anterior.

Outra(s) Atividade(s) –

- Fazer um acróstico com a palavra amizade

- Vídeo “Trabalhando as diferenças na escola” - desenho

Atividade(s) “Fechamento” -

Confecção de cartaz coletivo

- Cada aluno deverá escolher uma cor para carimbar sua mão no cartaz. As diferentes cores devem representar as diferenças existentes na sala de aula.

RELATÓRIOS:

Alice Müller

Com a prática desenvolvida podemos perceber que as crianças gostam de poder falar sobre suas experiências. Este trabalho contribuiu para que as crianças tivessem a liberdade de se expressar e manifestar seus sentimentos, opiniões e crenças, compartilhando com os colegas e trocando suas experiências.

[...] o Ensino Religioso, que no passado versava sobre a prática de uma única religião, atualmente é compreendido como a educação da cultura religiosa dos brasileiros, de um sagrado heterogêneo mas que se inter-relaciona e que merece ser respeitado, que orienta e organiza aspectos da tradição deste povo (BIACA, et al. 2016, p.13).

O dialogo sobre as diferentes crenças existentes na sala contribuiu para que as crianças se sentissem a vontade para compartilhar com os colegas suas opiniões. Com isso a curiosidade toma o lugar do preconceito, tornando a aula mais produtiva e prazerosa.

O contato com as lendas africanas deram significado para as produções dos alunos que conseguiram demonstrar em suas produções algo que seria valioso para eles, descobrindo novas formas de expressar suas crenças.

Ao descobrir que os animais pintados nos panos significavam para aquela cultura uma explicação para a origem do mundo surgiram vários desenhos que representavam algo importante para cada um ou uma história sobre determinado assunto. O interessante é que em nenhum momento eles questionaram se as lendas e histórias contadas eram verdadeiras ou não, apenas se inspiravam para criar suas histórias.

Os textos sagrados nascem do mito, pois, nesta forma simbólica de expressão, as pessoas buscam encontrar explicações para a sua realidade, orientações para a vida e para o pós-morte (BIACA, et al. 2016, p.41).

Todos os alunos se mostraram interessados pela aula e realizaram as atividades com entusiasmo e criatividade. Os materiais utilizados e as atividades lúdicas que foram desenvolvidas também contribuíram para que os alunos percebessem diferentes modos de ser, diferentes crenças, culturas e tradições.

Carmen Lemes

Ao desenvolvermos as atividades a cerca da diversidade religiosa com as crianças percebi que na medida em que foi dito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com