TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Para O Diálogo Inter-religioso

Pesquisas Acadêmicas: Princípios Para O Diálogo Inter-religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  372 Visualizações

Princípios para o diálogo inter-religioso

Entre 6 a 9 de setembro de 2003, um Encontro Internacional de Teólogos Pluralistas e Estudiosos da Religião reuniu 35 especialistas em religião, provindos da Ásia, Europa e Estados Unidos. Neste encontro, os participantes estabeleceram os princípios para o diálogo inter-religioso, divulgados em uma Nota de Imprensa, no dia 10 de setembro de 2003:1

1. O diálogo e o compromisso inter-religioso devem ser a forma pela qual as religiões se relacionam entre si. Uma necessidade primordial para as religiões é a de curar os antagonismos entre elas.

2. O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.

3. Reivindicações de verdade absolutas podem ser facilmente exploradas para incitar o ódio e a violência religiosos.

4. As religiões do mundo afirmam uma realidade/verdade última que é conceitualizada de formas diferentes.

5. Embora a realidade/verdade última esteja além do alcance da completa compreensão humana, ela encontrou uma expressão em diversas formas nas religiões do mundo.

6. As grandes religiões do mundo, com seus diversos ensinamentos e práticas, constituem caminhos autênticos ao bem supremo.

7. As religiões do mundo compartilham muitos valores essenciais, como o amor, a compaixão, a igualdade, a honestidade e o ideal de tratar os outros como queremos ser tratados.

8. Todas as pessoas têm liberdade de consciência e o direito de escolher sua própria fé.

1. Princípios básicos do pluralismo religioso. Página do Instituto Humanitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, acessada em 09 de dezembro de 2014

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com