TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Infantil

Artigos Científicos: Psicologia Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 11

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

CAMPO GRANDE - MS

11 DE JUNHO DE 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- POLO PADRÃO

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Atividade Prática Supervisionada apresentada à tutora a distância do 3º semestre da Turma N-30, da Faculdade de Pedagogia da Anhanguera Educacional, como requisito para complementação da nota da disciplina de Psicologia de Aprendizagem sobre a orientação da Professora Palestrante EAD: Helenrose A da S Pedroso Coelho; da Professora Tutora a distância: Silvana Maria Batista; da Professora Presencial: Msc Letícia C.S.P. Oliveira.

CAMPO GRANDE - MS

11 DE JUNHO DE 2013

SUMÁRIO

Introdução 4

1. Etapa 1 5

1.1. Passo 3 5

2. Etapa 2 6

2.1. Passo 3 6

3. Etapa 3 7

3.1. Passo 2 7

4. Etapa 4 9

4.1. Passo 2 9

4.2. Passo 3 10

4.3. Passo 4 14

Bibliografia 16

INTRODUÇÃO

Esta Atividade Prática Supervisionada tem como objetivo nos fazer analisar o real significado da matéria Psicologia da Aprendizagem, e sua importância no desenvolvimento humano.

Iremos demonstrar que a psicologia da aprendizagem, é uma disciplina que estuda como os alunos se comportam no ambiente educativo, e como esta deve interferir no desenvolvimento dos alunos em sala de aula para um melhor desempenho no seu aprendizado dentro e fora da escola.

Sendo que a psicologia da aprendizagem possui como um dos seus principais temas a aprendizagem e seu desenvolvimento, incluindo ainda as diversas inteligências que o ser humano possui e que irá desenvolver durante o seu crescimento físico e cognitivo.

E por fim deverá ser feita uma análise da importância dos jogos lúdicos na construção do desenvolvimento da aprendizagem do ser humano, onde deverá ser montado um quadro no qual constará diversos tipo de jogos que auxiliam na aprendizagem escolar.

1. ETAPA 1

1.1. PASSO 3

O MOMENTO CERTO DE UTILIZAR A PSCICOLOGIA

A psicologia da aprendizagem estuda como os alunos aprendem em ambientes educativos, sua finalidade é estudar os procedimentos de mudança que acontecem nas pessoas como consequência de sua participação em atividades educacionais dentro e fora das instituições de ensino.

Assim podemos dizer, que na realidade algumas ideias que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem significativa, contam com inúmeros antecedentes na história do pensamento educacional, e na tradição centrada na criança e nos seus movimentos pedagógicos.

Também cabe mencionar a tradição da hipótese da aprendizagem por descobrimentos, que foi desenvolvida nos anos sessenta, e das propostas pedagógicas que defendem o principio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios ou, como afirma Broner em seu trabalho sobre o ato do descobrimento, “mediante o uso de sua própria mente”. (Bruner, 1961).

Podemos também citar as proposta pedagógicas sintetizadas na seguinte afirmação: “o principio fundamental dos métodos ativos: compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção” (Piaget, 1974).

Esclarecemos também que antes da aprendizagem extrínseca, há outra que ocorre a margem do sistema escolar e que surge diretamente das experiências pessoais onde aprendemos mais sobre nós mesmos e chegamos a descobrir e reconstruir a nossa própria identidade.

Assim podemos afirmar que a psicologia da educação é uma das formas do professor compreender o aluno, e do aluno compreender o comportamento do professor, sendo que este tem que ser de civilidades e gentilezas recíprocas.

Para os alunos o professor é um espelho e suas atitudes influenciam nas atitudes deles, sendo importante que o professor crie atividades extraclasses, pois isso ajuda a desenvolver e a conviver melhor em sociedade, pois assim a psicologia constrói-se na vivência do aluno, fora da sala de aula.

2. ETAPA 2

2.1. PASSO 3

Quadro

TEORIAS PSICOLOGIA – ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria verbal significativa - Estrutura cognitiva

- O aluno tem acesso a novos significados proporcionando novos conhecimentos (modelos, ideias, conhecimento).

- Significado, interação a novos conhecimentos que lhe forem oferecidos.

- Muda-se o modelo de ensino passando a estimular o aprendizado significativo - Como a criança já vem com um conhecimento prévio, e acrescentando novo conhecimento agregando as informações de modo a ampliar o conhecimento prévio de forma cognitiva. Fazendo que o aluno se envolva no tema a ser discutido de forma prazerosa

- Isso e feito aos poucos em aulas, falada escrita visualizada, de forma criativa, de modo que vai sendo construído.

- Proporcionar ao aluno o método de ensino que o ajude a assimilar as informações.

Teoria genética da aprendizagem

- Existem vários processo de aprendizado

- Interação como meio desde o instante que o individuo nasce

- Conforme vamos crescendo vamos ampliando nosso conhecimento.

- Passamos por muitas faces de aprendizado.

- Quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com