TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os fundamentos da ética de Platão?

Por:   •  1/5/2017  •  Artigo  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os fundamentos da ética de Platão?

        Os fundamentos da ética de Platão se baseiam na ética de Sócrates (no método da maiêutica que consistia em trazer a luz o conceito de bem de cada individuo a partir de perguntas simples em um contexto determinado), porém ele, diferente de seu mestre, apresentou em forma de método e não em forma de confronto. A ética platônica se baseava na dialética, ou seja, na busca dentro de si, equilibrando o prazer e a sabedoria. Pode-se dizer que é uma “ética estética”, onde o ser ético é moderado, belo, onde manifesta seus atos de forma aceitável para a sociedade e verdadeiro, bom em sua essência e sempre, pois consegue colocar em equilíbrio tanto a moderação quanto a estética.

Quais os fundamentos da ética de Aristóteles (abordar a questão da polis / sociedade)?

        Aristóteles concordava com Platão em relação a parte da fala que dizia que para se ter o bem era necessário equilíbrio entre o prazer e inteligência, porem discordava na fala que dizia que o homem tinha que se adequar as três propriedades constitutivas. Para Aristóteles o bem para o homem depende da sua cultura, lugar na história e ações que o levaram a determinadas situações (ou seja, seu estilo de vida na polis), isso por que as escolhas variam dependendo da situação, a noção de bem depende das variáveis envolvidas na ação. O homem é um ser instável, logo não se deve existir um conceito rígido sobre o bem, mas mutável.

Refletir nessas duas éticas (Platão e Aristóteles) possíveis identidades conceituais/ pressupostos/:

        Sócrates foi o primeiro a pensar na concepção de bem, Platão mostrou uma abordagem mais branda de seu mestre, porem pode-se considera-la utópica, pois ele acreditava que se o homem seguisse uma “receita” poderia se ter o bem presente por toda a vida.

        Já Aristóteles trás uma abordagem mais realista quando se diz que o bem depende do contexto em que o homem está inserido e afirma ainda que o bem é um objetivo a ser atingido e que o homem deve se utilizar de suas ferramentas morais para alcança-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com