TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADULTOS PREJUDICADAS POR LESÃO ENCEFÁLICA ADQUIRIDA

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADULTOS PREJUDICADAS POR LESÃO ENCEFÁLICA ADQUIRIDA

A Lesão Encefálica Adquirida LEA é uma das principais causas de incapacidade e morte em todo o mundo, ocorre em todas as faixas etárias principalmente em adultos, jovens com incidência maior nos homens. Os acometimentos cerebrais causam prejuízos cognitivos e comportamentais, paralisa o curso de vida do sujeito devido ao acidente cerebral que ocorre pela queda, acidentes automobilísticos, projéteis de arma de fogo, objetos contusos e perfurantes, chegando ao Traumatismo Crânioencefálico, onde na lesão aberta o crânio é lacerado podendo haver ou não a perda de massa encefálica.

No Acidente Vascular Cerebral AVC o fluxo de sangue para sua circulação em determinada área do cérebro causando a imediata paralisia do corpo, dificuldade de falar, desmaio, tontura e dor de cabeça. O tipo AVC Esquêmico AVE que é o mais comum é quando um vaso se rompe e provoca sangramento dentro do cérebro ou nas meninges – películas que envolve o cérebro, causando dificuldades também na comunicação e movimentação. A prevenção persiste com hábitos de vida saudáveis, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, e o tratamento de doenças como pressão alta, colesterol ou triglicerídeos altos e diabetes que podem desencadear o AVE.

 Tumores cerebrais – as células dentro do crânio crescem de forma anormal, comprimindo e lesionando as células normais do cérebro, no próprio crânio localizada na fossa craniana posterior (cerebelo e o tronco encefálico - crianças) e dois terços anteriores do cerebelo (adulto). Representam 1,4% de todos os cânceres e cerca de 2,4% das mortes causadas por câncer.

Existem mais de 100 tipos diferentes de tumores cerebrais de acordo com o tipo de células que os constituem. Os principais:

Meningiomas – proveniente das meninges do cérebro e medula espinhal.

Gliomas - * Astrocitoma – a remoção completa do tumor é possível se estiver no início do desenvolvimento; *Ependimoma – pode apresentar metástases (quando o câncer se espalha além do local onde começou para outras partes do corpo); *OLigodendroglioma – um tipo de células de sustentação do tecido cerebral.

Meduloblastoma – tumores que podem se desenvolver rapidamente e se espalhar para outras partes do sistema nervoso através do líquor (líquido que banha o sistema nervoso e se encontra dentro das meninges – as três membranas que revestem o sistema nervoso central dura-máter, aracnoide e pia-máter).

Tumores de hipófise – geralmente são benignos, mas também podem destruir tecidos secretores (produzem um hormônio em excesso) os não-secretores (não produzem hormônios) mas pode interferir no funcionamento normal da hipófise e provocar níveis insuficientes de hormônios.

Craniofaringioma – tumores que crescem na base do cérebro perto de estruturas importantes causando problema ao se desenvolver e comprimir o cérebro.

Hemangioblastoma – cresce a partir de células dos vasos sanguíneos podendo se desenvolver no tronco cerebral.

Neuroma acústico – cresce no nervo acústico onde a perda da audição de um dos ouvidos é o primeiro sintoma.

Tumores da região pineal – tumores raros da glândula pineal (auxilia a ajustar o biorritmo e controla o sono).

Tumores da medula espinhal – tumores raros localizados na medula, sua localização é capaz de comprometer várias funções orgânicas.

Infecções ou processos demenciais – existem quadros demenciais ligados a faixa etária (acima dos 60 anos) como Alzheimer e Parkinson.

Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, provoca o declínio das funções intelectuais, reduz a capacidade de trabalho e relação social e interfere no comportamento e na personalidade. Tem início com a perda da memória mais recente e com a evolução impacto no cotidiano na capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.

Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. Ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lenta e progressivamente.

A dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro que exerce funções relacionadas ao movimento, memória, prazer, comportamento, cognição, atenção, sono, humor, aprendizado e inibição da produção de prolactina

A dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro que exerce funções relacionadas ao movimento, memória, prazer, comportamento, cognição, atenção, sono, humor, aprendizado e inibição da produção de prolactina, o hormônio do leite humano que ao ser encontrado em altas doses no sangue das mulheres pode trazer complicações como o bloqueio da menstruação e a infertilidade.

Os lobos frontais córtex motor primário: motricidade voluntária; córtex pré-motor: integração dos atos motores e sequenciais de ações aprendidas; córtex pré-frontal: planejamento e análise das consequências de ações futuras relacionado com o comportamento, costumam ser mais suscetíveis a lesões traumatismo craniencefálico, acidentes vasculares cerebrais média e anterior representa perigo direto às funções executivas. A gravidade da lesão está diretamente implicada na gravidade da deficiência executiva adquirida pelo paciente (Dawson &Guare 2010).  As habilidades cognitivas necessárias para controlar e regular nossos pensamentos, emoções e ações sofrem lesões nos lobos frontais.

Nas habilidades das funções executivas o córtex pré-frontal está envolvido no processamento de recompensas; na autorregulação comportamental em situações em que há análise cognitiva; na regulação de comportamentos de controle e direção, que envolvem entre outras coisas, o planejamento; no monitoramento, na atividade ou iniciação comportamental; no processo de inibição de respostas automáticas; na manipulação de informações; e na resolução de problemas (Cicerone et al., 2006; Evans, 2005; Powell, 2013).

Na reabilitação neuropsicológica de paciente com Alzheimer leve, as sessões são iniciadas com atividades de orientação temporoespacial e treino dos nomes das pessoas em grupo. Anotar e receber um recado, dar e receber um telefonema, ler uma reportagem, exercícios específicos de linguagem resgate verbal, fala espontânea e escrita, treinos que visam trabalhar a memória semântica, episódica e implícita (esta permanece relativamente intacta até a fase grave da doença) com o uso do computador todo estruturado (teclas numeradas,etc.). Treinamento da função executiva e linguagem através de estímulos visuais, descrevendo detalhes de figuras, encontrar objeto especifico pertencente a uma categoria começando com uma letra. Para a memória de trabalho jogos com o computador com lápis e papel para formar o máximo de palavras que conseguir, exercícios de cálculos para pagamento de contas diária, receber e conferir troco. Todos os treinos baseados no “princípio da aprendizagem sem erro” (proibido adivinhar na dúvida e pedir pistas até saber a resposta correta), atividades de lazer e interesse dos pacientes feito a cada dois meses – psicóloga e paciente procuram no jornal o que havia na cidade, eram selecionadas algumas opções e o paciente escolhia o que mais interessava e no final da atividade uma escrita de impressão sobre o passeio. Instituto e Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Neuropsicóloga e Pós-Graduanda do Programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (458.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com