TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO, O SER DE DEUS

Ensaios: RESUMO DO LIVRO, O SER DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  10.725 Palavras (43 Páginas)  •  2.081 Visualizações

Página 1 de 43

SEMINÁRIO PRESBITERIANO BRASIL CENTRAL - RO

DENOEL DOS SANTOS FERRAZ

RESUMO: O SER DE DEUS

JI-PARANÁ

2013

DENOEL DOS SANTOS FERRAZ

RESUMO: O SER DE DEUS

TRABALHO APRESENTADO A PROFESSORA JOSEFA APARECIDA LIMA SATO, EM CUMPRIMENTO PARCIAL DAS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA PORTUGUÊS III DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA POR: DENOEL DOS SANTOS FERRAZ

JI-PARANA - RO

2013

INTRODUÇÃO

O SER DE DEUS

A ênfase está no conhecimento do ser divino como ele se revela em seus atributos essenciais, numa tentativa de demonstrar a sua importância prática para a vida dos cristãos. É uma obra bíblica e que nos apresenta o ser de Deus e seus atributos de forma a glorificar mas, sobretudo, auxiliar-nos a compreender a revelação especial.

"O ser de Deus". Não poderíamos conhecer a Deus se ele não se revelasse na obras da natureza, no desenrolar da Historia, na constituição da natureza humana e, especialmente, no que diz a sua Palavra. Não podemos ter nenhuma noção da divindade a não ser pela sua própria Revelação. É verdade que a teologia é uma elaboração humana, mas a teologia sadia é uma tentativa séria e justa de entender corretamente a revelação que Deus faz de si mesmo Escrituras.

A teologia não é um amontoado de pensamentos dos teólogos sobre Deus, mas antes é uma teologia formulada com base na revelação divina, que implica um Deus que houve por bem dar-se a conhecer aos homens. Tudo que viermos a saber sobre Deus determinará todos os outros relacionamentos nos vários campos da teologia. Logo, o único modo de conhecer o caráter de Deus é conhecer o que dele está revelado nas Escrituras, que nos mostram a mente de Deus. O caráter de Deus deve ser usado como fonte para toda a moralidade humana. Por essa razão se faz extremamente necessário um estudo sério dos atributos de Deus. O caráter de Deus, ao ser conhecido das pessoas, pode influenciá-las em sua conduta.

1. A EXISTÊNCIA DE DEUS

A ignorância de Deus freqüentemente é a raiz de muitos males. Tozer disse: "Eu creio que raramente há um erro em doutrina ou uma falha na aplicação da ética cristã que não possa ser atribuído finalmente aos pensamentos imperfeitos e ignóbeis a respeito de Deus". O estudo dos atributos de Deus tem me ajuda no relacionamento com ele. Quanto mais conhecemos a sua natureza, o seu caráter, melhor lhe prestaremos culto! "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos ( "cultuemos") a Deus de modo agradável, com reverencia e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hb 12.28-29). Passaremos pois, ao estudo do caráter de Deus e, posteriormente, dos atributos que revelam quem Deus realmente é.

O único modo de conhecer a Deus é através do seu caráter conforme revelado nas Escrituras. Ninguém pode ter outro tipo de conhecimento a não ser o que vem através da Palavra de Deus, o que passar disse , eternamente vem de fontes maligna.O caráter de Deus deve ser usado como fonte para toda a moralidade humana. Os homens do nosso tempo andam vivendo mais ou menos como no tempo dos Juízes em Israel: "Cada um fazia o que achava mais reto"(Jz 21.25). O caráter de Deus, ao ser conhecido das pessoas, pode influenciá-las em sua conduta.

A ausência do conhecimento do caráter de Deus conduz à idolatria e outros pecados odiosos. O coração do projeto os seus deuses como acham que eles devem ser. A ignorância de Deus frequentemente é a raiz de muitos outros males. Tozer disse: "Eu que creio raramente há um erro em doutrina ou uma falha na aplicação da ética Cristã". Conhecendo o caráter de Deus, haveremos de desfrutar de um melhor relacionamento com ele. Quando conhecemos quem realmente Deus é, desfrutaremos, com muito mais fervor e alegria, de nosso relacionamento com ele. Aprenderemos a desfrutar de sua companhia à medida que melhor soubermos que ele é. Conhecendo o caráter de Deus vamos melhorar em muito nossa adoração corporativa.

A ignorância de Deus leva a outros erros. E talvez o mais evidente em nossos dias seja o da adoração. O conhecimento do caráter faz-nos ver a vida e o universo que nos cercas de uma nova perspectiva. Deus nos ensina ver tudo o que nos cerca do seu ponto de vista. A visão correta das coisas advém do nosso conhecimento do caráter de Deus. A Singularidade de Deus. A teologia chama este aspecto de Deus de Unitas Singulariais. Todos os outros seres tem existência por causa dele, e nele. Nenhuma outra religião afirma categoricamente a unidade de Deus.

A Imanência e a Transcendência de Deus. O Deus das Escrituras é o Deus do teísmo, aquele que ao mesmo tempo e imanente (se relaciona com a criação ) e transcendente (está acima a criação). Se por outro lado, houve ênfase excessiva na transcendência, incorre-se no erro de se perder a noção de um Deus ativo na historia, como é o caso daqueles que possuem tendências deístas. A imanência de Deus diz respeito ao seu relacionamento com o mundo criado, especialmente como ser humano e sua história. Todas as obras de Deus, na criação, na providencia e na redenção, mostram como Deus está diretamente relacionado conosco. Deus age de acordo com os padrões regulares da natureza, estando ativo tanto nos organismo como as organizações.

Perigos da Imanência. Identificar Deus com Satanás. Quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com