TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos para desenvolver tecnologia investido

Seminário: Recursos para desenvolver tecnologia investido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Seminário  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

Dentre os nichos tecnológicos passíveis de terem recursos aplicados para o desenvolvimento de tecnologia voltada à inovação; qual a alternativa que NÃO é a correta:

“Apesar de todas as dificuldades históricas, o Brasil conseguiu construir um sistema de ciência e tecnologia consistente, liderado por mais de 60 mil pesquisadores que representam a maior e mais qualificada comunidade científica da América Latina. Por outro lado, as consequências econômicas e sociais do sistema ainda são muito limitadas, considerando a dimensão econômica e geográfica do país. (...) O Brasil tem aproximadamente 3% da população mundial e um PIB que chega a quase 2% do PIB mundial, mas os valores não se repetem na inovação tecnológica. "Enquanto os pesquisadores brasileiros são responsáveis por 1,7% das publicações científicas no mundo, as patentes depositadas aqui somam apenas 0,2% dos depósitos mundiais" – Ex-Ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, que participou da conferência "A política nacional de ciência, tecnologia e inovação", em Florianópolis, na 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2006.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010177060720 – Acessado em: 01.02..2011, 22:45.

Dentre os nichos tecnológicos passíveis de terem recursos aplicados para o desenvolvimento de tecnologia voltada à inovação; qual a alternativa que NÃO é a correta:

Resposta

a.

Petróleo e Gás;

b.

Energia;

c.

Meio Ambiente;

d.

Mecânica;

e.

Eletrônica.

0,2 pontos

Pergunta 3

“O processo de absorção das novas tecnologias da informação na sociedade brasileira tem sido marcado pelo 'baixo dinamismo tecnológico', como pode ser verificado pelo 'descolamento' entre os subsistemas tecno-econômico e o marco socioinstitucional. Em artigo publicado, Oliveira (Folha, 18/08/01) comenta sobre a condição sine qua non que se configura no contexto atual: países como Brasil e Argentina só terão chances de competir na economia do século XXI se lograrem aumentar a competitividade de forma genuína, sem depender de mudanças artificiais na taxa de câmbio, isto é, inovarem em suas práticas produtivas. Tal condição - ainda segundo o autor - tem sido prejudicada pela falta de articulação entre Universidade - marco socioinstitucional - e empresa - subsistema tecno-econômico - apontando para uma parte desse quadro no qual pode-se observar que - especificamente no caso do Brasil - dentre 72 países classificados de acordo com o Índice de Desempenho Tecnológico (IDT) criado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e publicado no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2001, o Brasil ocupa o 43º lugar, exemplifica o economista.” –Dra. Márcia Lopes Reis,UNB,2001.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222001000200004&script=sci_arttext

Levando-se em consideração algumas das principais questões que contribuem para um melhor entendimento do processo de inovação, responda V para verdadeiro e F para falso.

( ) o reconhecimento de que inovação e o conhecimento se apresentam cada vez mais visivelmente como elementos marginais da dinâmica e do crescimento de nações, regiões, setores, organizações e instituições;

( ) a compreensão de que a inovação constitui-se em processo de busca e aprendizado, dependente de interações, socialmente determinado, fortemente influenciado por formatos institucionais e organizacionais específicos;

( ) a ideia de que não há como existirem marcantes diferenças de aprendizado entre os envolvidos nos diferentes processos de inovação;

( ) o entendimento de que existem importantes diferenças entre sistemas de inovação de países, regiões, setores, organizações, etc. em função de cada contexto social, político e institucional específico.

Das afirmações acima podemos dizer que:

Resposta

a.

V,V,F,F

b.

V,F,F,V

c.

F,F,V,F

d.

F,V,F,V

e.

V,F,V,F

0,2 pontos

Pergunta 4

“As teorias de marketing (por exemplo Hunt, 1983) colocam o foco no comportamento do consumidor, nas trocas de mercado entre compradores e vendedores, e nas abordagens normativas. Como compradores e vendedores são heterogêneos, as empresas enfrentam o grande desafio de adequar seus produtos à demanda. A heterogeneidade dos consumidores também significa que a diferenciação de produto é frequentemente tão importante para capturar a demanda quanto o desenvolvimento de novos produtos. A demanda pode depender não apenas das características objetivas dos produtos mas também de sua imagem e de suas características sociais, que podem ser usadas pelas empresas para influenciar a demanda por seus produtos. Teorias normativas de marketing centram-se na implementação de práticas de marketing.” Manual de Oslo http://www.finep.gov.br/dcom/brasil_inovador/arquivos/manual_de_oslo/cap2_02_economia.html

O desenvolvimento de produtos ou serviços, que objetivam atender às demandas dos mercados e dos consumidores, também é um mecanismo gerador das movimentações mercadológicas e da competitividade. Todos os fatores a seguir podem funcionar como catalizadores deste processo, exceto:

Resposta

a.

Um grau de exigência maior por parte dos consumidores e usuários;

b.

Maior diversificação de produtos;

c.

O acesso a um número cada vez maior de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com