TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões Sobre a Religião como Utopia e Esperança

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRDUÇÃO

DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCEDENCIA

PROFESSOR: ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO

NOME COMPLETO: FERNANDO FERNANDES DE ALMEIDA LIBERAL

ANÁLISE CRITICA DO LIVRO: REFLEXÕES SOBRE A RELIGIÁO COMO UTOPIA E ESPERANÇA

Recife, 29.04.2016

ANÁLISE CRITICA DO LIVRO: REFLEXÕES SOBRE A RELIGIÁO COMO UTOPIA E ESPERANÇA

INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade o livro mostra que tínhamos um sistema de religião a partir de achados arqueológicos de como enterravam seus motos como antigos costumes, contudo tendo referencia que nos induz a acreditar que já possuíam uma ideia de uma sobrevivência do homem após a morte. Tendo uma religião que se relaciona com a vida desde muito tempo.

Tendo por base de alguns pensadores e teólogos, mesmo que as vezes sendo contraditórios, eles demonstram que a religião faz parte do ser humano que através de uma utopia tentam aproximar a esperança de haver um dia um encontro com a divindade.

Reflexões sobrea a religião como utopia e esperança escrita por Pedro César Kemp Gonçalves, mostra e deixa bem claro questionamentos em relação a religião, se ela foi ou não necessária para nossa sociedade como um todo. Ela nos da uma grande noção sobre a religião comparando em lugares e tempos distintos, reforça que a religião é importante para o ser humano, como um ponto de funga da realidade concreta para uma realidade onde é uma meta de vida.

DESENVOLVIMENTO ANALITICO-CRITICO

Até os tempos de hoje e desde o inicio da humanização, o autor introduz o livro com uma serie de reflexões envolvendo a religião com o homem, o autor recebe varias perguntas como: se a religião é coisa do passado ou se estaria morrendo, sendo muito negativo nas respostas deixando sua opinião a favor da religião e sua importância, e com o passar do livro ele vai defendendo o seu ponto de vista, dizendo que a religião é algo essencial na vida do ser humano.

Kemp fala que ‘’todo homem é um ser religioso’’ e o que dizem ser ateus, aqueles que não acreditam em deus não o tira de suas vidas mas substituem por outros ‘’seres supremos’’, pois o ateu precisa acreditar em algo, proporcionando a ele um objetivo e motivação de viver um caminho em que ele possa achar esperança.

Se diz que a religião surgiu como uma solução para os problemas do homem, assim um criador foi posto por ele para ser responsável por todos os problemas e soluções. Contudo se ve que o seu deus sagrado esta ligado com equilíbrio e com muita tranquilidade ao homem ,também vemos que seu deus ficou acompanhando os problemas da humanidade, ficando responsável por tudo.

Exemplo da religião do judaísmo que explica que a fraternidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com