TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ação Social

Por:   •  23/3/2021  •  Ensaio  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 9

1- Qual o contexto observado? Qual o ponto de partida?

Observando os problemas que a sociedade vem vivenciando nos dias atuais, a incapacidade administrativa dos poderes públicos, e a inexpressiva atuação da Igreja Evangélica em favor da justiça social, nos perguntamos qual é a responsabilidade da Igreja Evangélica em meio a esta crise social que se vive em nossa sociedade. Baseados nos textos bíblicos, e no exemplo de Jesus, serão demonstradas formas de agir que destacam a simplicidade, mas não estão sendo realizadas.

Para que haja uma transformação da sociedade sobre a influência da Igreja Evangélica, não é necessário o uso do poder público para que assim influencie a sociedade, mas é preciso uma ação centrada no evangelho e nos exemplos de Cristo para que isto aconteça. Entende-se que o Reino de Deus já deu inicio desde a vinda de Cristo, e que com a prática do amor entre todas as pessoas é fundamental na vida de um cristão, uma reação imediata da Igreja que agirá em favor da sociedade e lutando por igualdade social.

2- Qual o problema observado? Qual ponto do contexto observado pode ser objeto de reflexão no seu projeto?

O propósito deste projeto é refletir sobre a ação atual das Igrejas Evangélicas em sua maioria, e compara-la com a Missão da Igreja, e de que forma a ação da Igreja Evangélica pode contribuir com a transformação da sociedade em que está inserida. Em um país como o Brasil, onde a desigualdade social é extrema, onde a política tem negligenciado e se omitido em meio aos problemas que a população vem enfrentando, a Igreja Evangélica, em sua maioria, vem seguindo o mesmo exemplo. E para que este quadro seja mudado é necessário que a Igreja como um todo, assuma sua missão designada por Deus aqui na terra.

O serviço social a ser realizado pela Igreja, além da satisfação imediata da necessidade, sugere ao necessitado a possibilidade de mudança de vida. Não uma mudança qualquer, mas uma transformação que é interior, operada pelo próprio Deus e assentida por aquele que se lança a tal mudança.

Quando a Igreja se propõe a ajudar alguém em situação de miséria, há algo mais do que uma simples satisfação imediata da necessidade em questão.  Ocorre não apenas a ajuda do ponto de vista material, mas, de ordem existencial que toca o cerne do problema encontrado.

3- Quais os objetivos? Quais as ações serão realizadas para discutir o problema da pesquisa?

O objetivo é multiplicar o amor ao próximo por meio de parcerias com instituições sérias e confiáveis, que já realizam um bom trabalho de amparo aos necessitados. Aliar-se às iniciativas de assistência social, por meio do atendimento e do acompanhamento espiritual, social e emocional da comunidade, é também uma forma de servir à sociedade, que é um dos papéis primordiais de qualquer igreja! Por isso, vamos listar alguns projetos que podem fazer parte da realidade de nossa igreja e comunidade, como complementares à realização de uma ação social na igreja, tais como:

1- Doação de livros.

2- Incentivo à música.

3- Aprendizagem profissional.

4- Auxílio a moradores de rua.

5- Doação de alimentos. 

6- Amparo à família.

Exercitar o amor de Jesus na prática: com projetos sociais, poderemos transformar toda nossa caridade em ações efetivas oferecendo um melhor futuro para o nosso país. Incluir a ação social na nossa igreja e contribuir para melhorar a vida de outras pessoas é o nosso papel como cristão.

4- Quais os métodos que serão utilizados? Qual a abordagem metodológica escolhida?

Internet, livros e revistas são os métodos escolhidos para a realização do projeto de pesquisa.

A internet proporciona facilidade de acesso, as ferramentas e o grande número de sites disponíveis, nos deixa a disposição uma quantidade enorme de informações e conhecimentos.

Embora a internet possa oferecer uma pesquisa abrangente, não podemos descartar o uso de livros e revistas para a elaboração do projeto, uma por nos oferecer um tema mais diretivo e outra por tornar o tema proposto mais detalhado e vasto.

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

 1        Título

Ação Social na Igreja.

2 Resumo

A caridade é muito importante para melhorar a vida de pessoas que passam por problemas graves por falta de assistência. Mas, para fazer desse bom sentimento uma ação realmente transformadora, o melhor caminho é desenvolver projetos sociais e realizar uma ação social na igreja que vá de encontro com esses propósitos.

3 Introdução

O engajamento da igreja no serviço social, socorrendo os pobres em suas diversas necessidades, diferente do que pensam muitos, não é um desvio de sua missão, mas parte intrínseca dela. Ao se analisar as Escrituras, observa-se que o papel social não é algo tão recente na história da igreja do Senhor. A partir da sua fundação, a igreja é vista como um local de auxílio material aos seus membros mais necessitados. O apóstolo Tiago, no capítulo 1.27, exorta para que a igreja olhe, vele, assista às pessoas que estão carentes de assistência social, de ajuda, como os órfãos e as viúvas em suas necessidades. A Bíblia Sagrada segue exortando a cuidarmos dos órfãos, das viúvas em suas dificuldades (Tg 1:27); a ajudar os irmãos necessitados”; (Tg 2:14-17; 1 Jo 3:17); a cuidar “não somente dos seus interesses.” (Fp 2:4); a “ajudar os fracos”. (At 20:35-38); a lembrarmos “dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados” (Hb 13:1-30). A assistência social é uma vertente por excelência da ação da Igreja com uma forte influência sobre a sociedade tão carecida dessas ações. Estas ações dirigem-se antes de tudo aos domésticos da fé, mas alarga-se a todos os que na sociedade dela necessitam e a Igreja tem possibilidade de alcançar. A responsabilidade de iniciar projetos sociais é enorme. Envolver-se com a dor do outro demanda uma preparação psicológica e racional. Isso porque, para realizar o bem, é preciso conhecer os males sociais da comunidade e pensar em ações para combatê-las.

4 Hipóteses

Quando a Igreja se propõe a ajudar alguém em situação de miséria, há algo mais do que uma simples satisfação imediata da necessidade em questão.  Ocorre não apenas a ajuda do ponto de vista material, mas, de ordem existencial que toca o cerne do problema encontrado.

5 Objetivos

O propósito deste projeto é refletir sobre a ação atual das Igrejas Evangélicas em sua maioria, e compara-la com a Missão da Igreja, e de que forma a ação da Igreja Evangélica pode contribuir com a transformação da sociedade em que está inserida. Em um país como o Brasil, onde a desigualdade social é extrema, onde a política tem negligenciado e se omitido em meio aos problemas que a população vem enfrentando, a Igreja Evangélica, em sua maioria, vem seguindo o mesmo exemplo. E para que este quadro seja mudado é necessário que a Igreja Evangélica assuma sua missão designada por Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (917.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com