TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religiao Na Filosofia

Dissertações: Religiao Na Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura de se julgar um Relatório de Prevenção como "deduragem" e a possibilidade de atribuição de culpa ou responsabilidade, por parte da chefia, aos envolvidos na questão são fatores que inibem o envio de novos Relatórios de Prevenção aos setores de segurança operacional das empresas.

Suponha que você seja o responsável pela área de segurança operacional de uma empresa aérea e resolveu promover uma mudança nessa cultura. Você levou o caso ao diretor da empresa e foi orientado a preparar um texto explicativo, com o objetivo de estimular os funcionários a preencherem um maior número de Relatórios de Prevenção.

Neste texto de até 15 linhas, você deverá abordar a importância do Relatório de Prevenção para a segurança operacional e desmistificar o seu uso para outros fins, senão para a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos. (3,5 pontos)

Questão 2

Nos termos do Artigo 86 do CBA, o "Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) é responsável pelo planejamento, orientação, coordenação, controle e execução das atividades de investigação e de prevenção de acidentes aeronáuticos", e integra a aviação civil e militar brasileira.

Considerando o grau de importância das atividades do SIPAER para a prevenção de ocorrências aeronáuticas no âmbito da aviação civil brasileira, elabore um texto explicando como as atividades do SIPAER são desenvolvidas.

O seu texto deverá ter no máximo 20 linhas, ser composto por 03 (três) parágrafos e abordar sequencialmente os seguintes assuntos: (3,5 pontos)

a) 1º parágrafo: criação da OACI e o seu Anexo 13.

b) 2º parágrafo: SIPAER, seu órgão central e os Elos-SIPAER.

c) 3º parágrafo: investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos, fatores contribuintes, Recomendações de Segurança Operacional e prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos.

Questão 3

Como é possível uma empresa aérea manter compromisso com a segurança operacional, colocá-la como objetivo primordial, em face às constantes mudanças de pessoal e a imprevisibilidade do mercado e realidade econômica?

No livro "Gerenciando os Riscos de Acidentes Organizacionais", James Reason aponta a cultura de segurança organizacional positiva como "algo que resiste a tudo e provê a necessária mola mestra" para impulsionar a segurança operacional em uma empresa.

Faça uma pesquisa sobre o assunto apresentado e elabore um texto de até 15 linhas respondendo ao seguinte questionamento:

Como o papel do detentor do mais elevado cargo executivo pode impulsionar a cultura de segurança de uma empresa, com vistas à prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos? (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com