TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião E A Filosofia

Artigos Científicos: Religião E A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

TODA FILOSOFIA É UMA FILOSOFIA DO SER

O trajeto da filosofia na história é o trajeto da investigação do ser, conforme bem mostra Mário em sua obra Ontologia e Cosmologia. Como todo trajeto penoso, ele se apresenta repleto de curvas e acidentes, subidas e descidas, afirmando e negando, reunindo e separando. Em particular no ocidente, já buscavam os pré-socráticos o “grande incondicionado”, a natureza profunda das coisas. É um grande erro moderno pensar que na arche dos pré-socráticos existisse apenas uma realidade física; segundo Mário, esta confusão se deve à falta de compreensão da esquemática e da simbólica grega, que costumava apontar o ontológico através do concreto, porque não possuía ainda um vocabulário filosófico especial. Ora, pelo menos desde Hesíodo os gregos já buscavam os referentes simbólicos da suma existência! Em Tales, por exemplo, o princípio não era a água dos rios e mares, e sim a água enquanto símbolo da arche da vibração, do princípio plástico; em Heráclito, o princípio não era um fogo abstrato como que retirado de uma fogueira, mas o símbolo da fluidez, da dinamicidade, da ação e da iluminação.

Com Pitágoras é que se inaugura uma nova fase, mais refinada, mais conceitual. Para ele, os números encontrados nas coisas indicam proporções, harmonias, símbolos dos arithmoi archai, os princípios supremos, não se tratando, assim, de uma reles matemática quantitativa (fundada em abstrações de terceiro grau), como muitos imaginam.

Em seguida, temos Parmênides, grande místico que viria a ser uma figura essencial no prenúncio de uma ciência ontológica, ao transportar para o discurso poético a idéia do ser como absoluto, perfeito, eterno e positivo. É ele o primeiro a afirmar que o “o ser é, e o não-ser não é”. Parmênides já nos alertará também sobre a aparência enganosa da realidade, que desdobra como que um véu entre nós e o ser infinito.

Vêm os atomistas mecanicistas da estirpe de Leucipo e Demócrito, e logo depois os gregos irão descambar na primeira grande crisis da filosofia ocidental: o movimento cético e a decorrente suspensão (epoche) dos estudos sobre o Ser. Para a nossa sorte, houve quase que imediatamente uma reação socrática, esplendorosa em seu resgate do pensamento positivo grego, levando-o por fim ao auge, através de Platão e seu maior discípulo, Aristóteles.

Não busca propriamente o estagirita alçar-se ao transcendental da ordem cósmica, tanto que chega a afirmar a eternidade incondicionada do mundo, que seria rechaçada por Tomás de Aquino, mas, dentro dos limites de sua postura empirista, construiria a magna ontologia de sua época. Aristóteles chamava a esta ciência de prote philosophia, a “filosofia primeira”, ou de theologike episteme, a “ciência divina”. Esta seria também a prima philosophia dos escolásticos e a Ontologia ou Metafísica Geral dos nossos tempos.

O SER CONCRETO EM ARISTÓTELES

A concreção entre ato e potência

A antinomia entre unidade e multiplicidade, entre ser e devir, encontrada tão claramente nos pré-socráticos, irá permanecer no dualismo metafísico de Platão e será enfim concrecionada em Aristóteles. Ao conciliar as noções de determinabilidade e de determinação, Aristóteles realizaria a grande concreção da filosofia que lhe precedera 1.

O que é o ato? O ato é o ser em sua eficiência, é o ser “sendo”. Todo ato, enquanto ato, é perfeito, porque é eficiente. O ato é a determinação. 2

A potência é a sua capacidade de produzir (ativa) ou de receber (passiva), é o ato possível, ou, mais fundamentalmente, o ser possível. Todo ser que não é o absoluto é um ser condicionado, portanto possível. A potência é o determinável.

Diferente de Deus, que é infinito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com